Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Conheça 5 curiosidades sobre a Uerj, que completa 70 anos em 2020

por Raphael Fernandes em 23/03/20

Neste ano, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completará 70 anos de existência. Para comemorar esse acontecimento, elaboramos uma lista com cinco fatos interessantes sobre uma das principais faculdades cariocas.

Calendário do vestibular da Uerj 2021

1. Antes da Universidade

Na década de 1930, no local onde hoje está erguido o pavilhão da Uerj, começou a ser construído o prédio do Hospital das Clínicas da Universidade do Brasil. O projeto desandou e o que restou da obra foi o esqueleto incompleto do edifício. Logo após a construção do estádio do Maracanã, projetado para a Copa do Mundo de 1950, o terreno onde ficava o hospital foi ocupado.

Em torno dele, barracos começaram a surgir, chegando às margens do Rio Joana, onde casebres foram erguidos sobre palafitas. O edifício incompleto acabou também servindo como moradia popular. A chamada Favela do Esqueleto se transformou, em curto espaço de tempo, em uma das maiores da cidade.

favela do esqueleto uerj 70 anos - REVISTA QUERO
Favela do Esqueleto (Foto: Diário do Rio)

No início da década de 1960, o então governador da Guanabara, Carlos Lacerda, iniciou um programa de remoção de favelas e expulsão dos moradores. A maior parte dos moradores do Esqueleto foi deslocada para a então recém-criada Vila Kennedy, em Bangu. A comunidade foi erguida com o auxílio de capital norte-americano do plano da Aliança Para o Progresso, que visava estreitar os laços dos EUA com a América Latina nos tempos da Guerra Fria. No lugar da Favela do Esqueleto foi construído o campus da Uerj

2. O Surgimento da Uerj

A história da Uerj teve início em 4 de dezembro de 1950, com a promulgação da lei municipal nº 547, que cria a nova Universidade do Distrito Federal (UDF). Diferente da instituição homônima, fundada em 1935 e extinta em 1939, a nova universidade ganhou força e tornou-se uma referência em ensino superior, pesquisa e extensão na Região Sudeste.

Nesse trajeto, a instituição viu seu nome mudar, acompanhando as transformações políticas que ocorriam. Em 1958, a UDF foi rebatizada como Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, após a transferência do Distrito Federal para a recém-inaugurada Brasília, a URJ passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Finalmente, em 1975, ganhou o nome definitivo de Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais:
Uerj Sem Muros: Evento deixa legado de esperança para alunos da universidade pública
Aluno Online Uerj: conheça a plataforma digital dos estudantes da Uerj

3. Igualdade Para Todos: as cotas da Uerj

COTAS UERJ Coletivo Ayoré - REVISTA QUERO
Veteranos recepcionando novos cotistas (Foto: Coletivo Ayoré)

A política de cotas implementada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) completou 15 anos em 2019. A instituição, que pertence ao Governo do Estado e é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi a primeira do Brasil a adotar o sistema para os processos seletivos de ingresso de estudantes nos cursos de graduação.

Desde o vestibular de 2003, parte das vagas é destinada a grupos socialmente marginalizados, com base na carência socioeconômica – entre eles, autodeclarados negros e pardos e estudantes da rede pública de ensino - como forma de reparação a exclusão histórica sofrida ao longo dos séculos.

Saiba mais:
Conheça o Àyoré, primeiro coletivo negro de Comunicação Social da Uerj
Como é o trote na Uerj? Veja como é a recepção aos calouros

4 – Comida de Qualidade

O bandejão da Uerj é considerado o melhor das universidades do Rio de Janeiro. Com 1.700m² de área, o Restaurante Universitário possui três linhas de distribuição para a comida, 330 lugares, locais para higienização das mãos (álcool em gel), banheiros masculinos e femininos e conta com nutricionistas para elaborar o cardápio a ser servido.

bandejão uerj 70 anos - REVISTA QUERO
Fachada do Bandejão (Foto: Portal Restaurante Universitário)

Comida de qualidade, com a indicação das calorias de cada alimento e sobremesas estão disponíveis no restaurante. Mais do que isso, possui opção normal e opção vegetariana, além de saladas e sobremesas. Vale ressaltar que os estudantes precisam pagar apenas 3 reais. Quem é cotista, recebe o desconto de 1 real.

5 – Alunos Famosos da Uerj

Com receio de não ser bem sucedida na carreira de atriz, Flávia Alessandra se arriscou na carreira de Direito: “Quando eu acabei a faculdade na Uerj, prestei OAB. Estava vendo uma sala para abrir, ligada a direito autoral, mas eu recebi o telefonema da Globo me chamando para um contrato longo. Eu achei que era uma pegadinha”, afirma a atriz em entrevista para o Altas Horas.

flavia alessandra uerj 70 anos - REVISTA QUERO
Além de Direito, a atriz chegou a cursar Jornalismo na Uerj (Foto: Caras - UOL)

Além de Flávia Alessandra, outro célebre estudante da universidade, foi o político Enéas Carneiro. Conhecido por seus bordões e discursos históricos, o ex-candidato à presidência cursou Matemática e Física pela universidade estadual, nos anos de 1962 a 1968.

*Foto de capa: Divulgação/Uerj

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54