Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Conheça o Educapet da UFOP

por Leidelaine Perucci em 20/08/18 240 visualizações

O Educapet é um cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que tem como objetivo melhorar o desempenho de alunos do Ensino Médio (ou que já tenham concluído o Ensino Médio) no Enem.

O projeto teve início em 2016 e, atualmente, possui 78 bolsistas que são alunos e ex-alunos da UFOP. A divisão dos bolsistas possui o seguinte formato: professores, equipe de disciplinas, coordenação geral, secretaria e setor de comunicação e divulgação.   

Foto: PET Engenharia Geologica

Em média, são 12 professores bolsistas para cada disciplina, além dos bolsistas responsáveis pela organização do cursinho (alguns coordenadores também atuam como professores no projeto). As disciplinas oferecidas contemplam todos os conteúdos abordados na prova do Enem. 

Como surgiu o Educapet?

O Educapet é uma iniciativa que surgiu como um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental (PET Ambiental). Após alguns primeiros resultados, quase todos os grupos PET da UFOP se uniram para ampliar o projeto.

Os bolsistas passam a participar do Educapet por estarem vinculados a algum grupo PET, porém esse não é exatamente um pré-requisito, nada impede que os demais alunos da UFOP busquem mais informações de como participar do projeto.   

Os alunos universitários desenvolvem as atividades com a bolsa do seu respectivo PET. Atualmente, o projeto tem apenas um bolsista que não faz parte de nenhum grupo PET, nesse caso, ele recebe uma bolsa interna da própria UFOP para desenvolver as atividades. No caso de ex-alunos, estes não recebem bolsa.

Quais são os benefícios do Educapet para os alunos da UFOP?

Para os alunos dos cursos de licenciatura, esse cursinho é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco do que é ser professor, aplicar os conhecimentos que estão sendo aprendidos no curso, entre várias outras vantagens.

Foto: PET Engenharia Geologica

Já para os alunos dos cursos de bacharelado, ter a experiência de trabalhar com uma grande diversidade de pessoas permite o desenvolvimento de várias habilidades tais como comunicação, pesquisa, organização pessoal e várias outras. E não poderia deixar de citar que o projeto contribui muito para a formação humana de todos os bolsistas independentemente da natureza do seu curso. 

Abaixo você pode conferir o que alguns bolsistas falam a respeito do que é fazer parte do projeto:    

“É uma oportunidade única e gratificante de retribuir à comunidade ouro-pretana a oportunidade de poder estudar na UFOP. Me envolver nesse projeto é um sonho maior de ajudar pessoas a alcançarem o sonho, que até pouco tempo atrás eu também tinha. Além disso, esse projeto me dá a oportunidade de incentivar as pessoas a não desistirem dos seus sonhos, que as adversidades da vida acontecem, mas o conhecimento é algo surreal de bom e que vale a pena”, Tamires Estevam, aluna do curso de Engenharia Ambiental da UFOP – Coordenadora Geral do Educapet.

“Para mim é uma boa experiência por ajudar de alguma forma aqueles que querem ingressar na universidade. É muito gratificante”, Alana Pereira, aluna do curso de Engenharia Geológica/UFOP – Professora de Geografia do Educapet. 

“O Educapet é um projeto bem bonito que contribui tanto para o professor (graduando) quanto para o aluno. Participar disso me deixa muito feliz e me motiva para levar aulas cada vez melhores para os alunos. É um projeto que exige muito trabalho, dedicação e responsabilidade e quando temos a recompensa de ver os alunos entendendo a matéria, me faz muito bem”, Arthur Nascimento, aluno do curso de Farmácia/UFOP – Professor de Química do Educapet).

“Tem pouco tempo que participo do Educapet, mas já é muito gratificante, por ser um espaço em que os alunos que estão lá estão realmente querendo aprender e precisam desta ajuda. Além disso, a união dos PET para poder ensinar essas pessoas é um projeto encantador, em que nos ensina a ter maiores responsabilidades e comprometimento “, Mariana, aluna do curso de Farmácia/UFOP, Professora de Química do Educapet.


Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54