Como estou fazendo minha pós-graduação no campus Alcântara da Estácio, achei interessante falar um pouco sobre como é o laboratório de Informática.
A unidade possui quatro laboratórios voltados para essa área:
- Laboratório 1 – 10 máquinas
- Laboratório 2 – 15 máquinas
- Laboratório 3 – 21 máquinas
- Laboratório 4 – 42 máquinas
Todos os computadores possuem configuração básica e padrão com o Windows 10 instalado. As salas em que eles ficam possuem ar-condicionado e paredes de vidro, por isso, quem passa no corredor consegue ver quem está dentro das salas. Elas também são equipadas com projetores, caso o professor precise para alguma aula.
Qual é o horário de funcionamento
Os laboratórios ficam abertos o dia todo, durante todos os dias e no horário de funcionamento da universidade. O aluno não precisa agendar para utilizá-lo e também não há um tempo limite de permanência no local.
Estrutura oferecida para os alunos da Estácio envolve suporte diferenciado
O único período em que os alunos não possuem acesso livre aos computadores é nos dias de provas já que o ambiente e os equipamentos estão voltados para essa finalidade de aplicação.
O que me chamou atenção
Uma coisa que achei muito bacana é o fato de eles estarem totalmente preparados para atender qualquer necessidade que o aluno venha a ter.
Por exemplo, se o estudante apresentar alguma deficiência auditiva ou visual, a Estácio possui um programa exclusivo instalado em suas máquinas para que essas pessoas consigam navegar na internet, façam seus trabalhos acadêmicos ou realizem suas provas. Isso tudo é feito por um profissional da Estácio logo que o aluno com essas necessidades entre na sala.
No caso de alunos cegos, a configuração é feita para que o aluno use o mouse por meio de ícones, que dizem em voz alta o nome do comando para facilitar as coisas.
Acho os laboratórios da Estácio bem completos e amplos, atendendo a diferentes tipos de necessidade dos alunos.