O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) foi criado a partir da demanda de alunos com deficiência que gostariam de entrar ou entraram na instituição. O primeiro aluno com deficiência entrou na Ufop foi em 1996 e, desde então, a Universidade passou a desenvolver ações que os atendessem. Em 2006, essas ações foram consolidadas dando início as atividades do NEI.
Atualmente, o NEI tem como objetivo apoiar alunos e servidores da Ufop que apresentam algum tipo de deficiência.
Para o desenvolvimento de suas atividades, o NEI possui laboratórios de inclusão e acessibilidade nos campi da Ufop além, de também, desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão dentro da Universidade, oferecendo cursos e palestras sobre educação inclusiva.
O NEI está presente nas salas de aula, nos concursos e em todos os eventos promovidos pela Ufop que tenham a presença de uma ou mais pessoas com deficiência.
São disponibilizados tradutores e interpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes e docentes surdos; materiais para estudantes cegos e com baixa visão e tecnologias assistivas, tais como: computador com leitor de telas, ampliador eletrônico portátil e gravador de voz para estudantes e servidores da Ufop.
Também é oferecido acompanhamento pedagógico individualizado e monitores para os estudantes. O NEI também promove reunião com os professores para pensar em estratégias didáticas para a sala de aula.
Todas as atividades do NEI são desenvolvidas por profissionais devidamente capacitados e monitores, sendo a responsável por coordenar todas as atividades profissionais da Pedagogia.
Os monitores do NEI são os próprios alunos da Ufop, alguns com deficiência e outros não, o trabalho feito pelos monitores é o de proporcionar uma ótima experiência a toda a comunidade acadêmica, promovendo assim a inclusão dos alunos e funcionários com deficiência.
O NEI tem um foco maior no atendimento de alunos com deficiência, mas também são atendidos alunos com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
“O NEI busca contribuir para a consolidação de uma universidade mais inclusiva e que atenda a diversidade humana. Buscamos contribuir para a formação humana dos alunos e dos profissionais que estão aqui presente, possibilitando que compreendam a diversidade como parte constitutiva de qualquer sociedade”, Adriene Santana – Coordenadora e Pedagoga do NEI