Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Conheça o projeto Cia. da Gente da Ufop

por Leidelaine Perucci em 02/04/19 140 visualizações

O Cia. da Gente é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em parceria com a Fundação Gorceix que desenvolve ações culturais na cidade de Ouro Preto (MG) desde 2005.

As ações acontecem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Pastoral da Criança e do Adolescente, no Lar São Vicente de Paulo, no Hospital Santa Casa de Misericórdia e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil. Em 2019 também passaram a ser atendidos o Coral e o Grupo de Violões da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.  

As atividades são desenvolvidas por alunos dos cursos de graduação da Ufop, que se dividem para atender cada uma das instituições. Para cada instituição, o Cia. da gente propõe um plano de atividades: SUA - Sistema Único da Alegria (Santa Casa de Misericórdia), O Que Significa Isso? (Pastoral da Criança e do Adolescente), Memória em Cena (Lar São Vicente de Paulo), Violão Menino (Pastoral do Menor e do Adolescente), Música Alegre (Santa Casa de Misericórdia), Música Que Inclui (Apae) e Canto Solidário (Lar São Vicente de Paulo).

Por ser um projeto que exige diversos conhecimentos, o Cia. da Gente reúne alunos dos cursos de Artes Cênicas, Jornalismo, Pedagogia e Música. As atividades contemplam a ampliação da inclusão social e cultural nas instituições atendidas pelos projetos e são coordenadas por professores da Ufop.

Image may contain: 26 people, people smiling, people standing and indoor
Foto: Repdrodução/Facebook Cia. da gente

Desde sua criação, muitos alunos passaram pelo programa. A cada grupo que se forma na graduação e segue em seu caminho profissional, chegam outros, que dão continuidade às atividades sempre com a mesma competência e carinho, visando sempre o bem estar mental e social de seus atendidos, além de promover aos mesmos o acesso à arte.   

Atualmente, o projeto conta com 16 alunos bolsistas e as reuniões internas do projeto acontecem uma vez por semana. A seleção acontece na medida em que as vagas vão se disponibizando, e o preenchimento destas acontece por meio de um edital de seleção. As vagas e todas as regras de seleção sempre são divulgadas nas redes sociais do Cia. da gente e nos murais da UFOP.

Veja declarações de participantes:

Bárbara de Fátima, estudante de Artes Cênicas na Ufop

O Cia. da Gente me ajuda a ampliar minha área de atuação, a pensar em práticas pedagógicas e artísticas para ambientes não convencionais e que necessitam de intervenções em suas dependências.

Camilla Rocha, estudante de Pedagogia na Ufop

Como futura pedagoga o espaço não escolar é uma área em que devo e posso atuar. Então esta oportunidade é de grande valia, pois nos faz raciocinar e até mesmo pesquisar novas formas para trabalhar, onde as crianças se sintam à vontade nas atividades. Essa experiência na minha formação acadêmica é fundamental para me direcionar.

Nicole Tassar, estudante de Jornalismo na Ufop

Além de crescimento pessoal e aprimorar as minhas relações interpessoais, o Cia. da Gente me faz aprofundar os conhecimentos em áreas que não desenvolvi muito em outras experiências profissionais, como o design gráfico e a fotografia.

Mais informações no site do Cia. da Gente e no Facebook do Cia. da Gente.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54