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Universidades

Conheça o projeto Sistema Penitenciário da Unifor

por Anderson Braz em 14/09/18

O projeto Cidadania Ativa é um projeto do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor). A esse projeto estão vinculados vários outros, todos com o mesmo objetivo: ajudar na formação dos alunos da universidade, dando-lhes oportunidade de participar de atividades para desenvolver seus talentos e vocações, além de contribuir na formação humanitária. Hoje vamos falar do projeto Sistema Penitenciário.

O projeto Sistema Penitenciário tem o objetivo de levar os alunos da Unifor a ter o contato prático com a realidade de nosso sistema penitenciário. O projeto, que já vem ocorrendo pelo seu quarto ano, é coordenado pela professora Sandra Helena Souza graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Conversei com a professora para explicar melhor o projeto e seus objetivos para vocês. Veja a entrevista abaixo:

RevistaQB: Você poderia explicar um pouco sobre o projeto?

Sandra Souza: Um dos principais objetivos desse projeto é mostrar aos alunos as ações e diretrizes previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos que recomenda uma melhoria progressiva do sistema penitenciário com penas mais justas, sistemas de progressão, tudo para tentar acabar com essa ideia de que Direitos Humanos está ali pra proteger bandidos.
Tentamos mostrar a realidade do preso e das suas classificações, ou seja, sabemos que o encarceramento em massa atinge uma classe social bem definida e, portanto, fazer com que isso se modifique na visão do aluno e fazendo uma intervenção com os próprios apenados.

RQB: Então os alunos têm esse contato direto com pessoas em situação de privação de liberdade?
Souza: Sim. O aluno que vem para o projeto, conhece o sistema de justiça todo. Começa participando de audiência de custódia, aprendendo como se dá um processo de pena. Depois vai conhecer a Secretaria de Justiça em todos os seus ramos, como a central de monitoramento, a Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), que é onde ficam os agentes, os diretores de presídios, além de ir ao Sistema de Informação Penitenciário (Sispen) e a Central de Alternativas Penais.

RQB: Essa é a primeira fase do projeto, certo?
Souza: Sim, além dessas visitas, são ministradas várias palestras, debates e leituras. Somente depois desse progresso que a gente faz a primeira visita técnica exploratória ao presídio.

RQB: Hoje a senhora e os alunos trabalham com algum perfil especifico?
Souza: Sim. Hoje nos trabalhos diretamente com os apenados da Lei Maria da Penha, é o foco da intervenção. No formato de palestra, leitura de livros e conscientização.

RQB: Quantos alunos participam?
Souza: Hoje estou com 50 alunos participantes.

RQB: Pra finalizar, a senhora nota muita diferença entre como o aluno entra no projeto e como ele sai?
Souza: Muito, muito. É um impacto muito grande. o primeiro impacto é de se conhecer como é uma unidade prisional na realidade, de verdade mesmo, com as condições dos apenados. Há um crescimento da compaixão e também a compreensão da situação penal. Muito além da teoria. Eu tenho recebido um retorno muito interessante.

O que achou do projeto? Conta aqui nos comentários.

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