Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Coronavírus: Entenda o que é a nova epidemia e como o tema é cobrado no Enem

por Giovana Murça em 27/01/20

Atualizado em 30/01/2020

Um novo vírus colocou o mundo em alerta em 2020: o coronavírus. O microorganismo causa doenças respiratórias e já se espalhou por cidades chinesas e outros 18 países. O Brasil já tem pacientes suspeitos em observação.

coronavírus
Os chineses costumam andar de máscara para não contrair o novo vírus (Depositphotos)

O coronavírus foi detectado pela primeira vez em Wuhan, na China. Mais de 8 mil chineses já foram infectados e cerca de 170 morreram. Wuhan e outras duas cidades estão isoladas e o governo chinês cancelou as festas do Ano Novo Chinês, comemorado em 25 de janeiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o vírus como emergência internacional de saúde pública.

O que é o Coronavírus?

O coronavírus não é novidade. Em 2003, a síndrome respiratória Sars também foi causada por um coronavírus e matou mais 700 pessoas na China. A nova cepa do vírus, ou seja, a nova linhagem, é chamada de 2019-nCoV. O coronavírus leva esse nome porque tem um formato de coroa.

coronavírus
Coronavírus visto por telescópio (Wikimedia Commons)

Provavelmente, o novo vírus foi transmitido por algum animal selvagem ou aquático, já que os primeiros casos foram registrados num mercado de frutos do mar. A transmissão pode acontecer por animais e pessoas contaminadas. 

Os principais sintomas são resfriado, tosse, febre, problemas respiratórios e pneumonia. Em casos mais graves, o coronavírus pode levar à morte. Ainda não há vacina ou tratamento específico.

Por que na China?

No mundo globalizado, a facilidade de se viajar de um país para outro facilita o contágio e dificulta a ação das autoridades.

Além da Sars, síndrome respiratória da mesma família do coronavírus que atingiu a China em 2003, o país também sofreu com a gripe H1N1, gripe aviária A, gripe de Hong Kong e gripe asiática.  

Você já se perguntou porque tantas epidemias surgiram na China? Isso acontece por causa do tamanho do país, o terceiro maior do mundo; sua densidade populacional, são mais de um bilhão de habitantes; e o grande contato com animais infectados, já que até 2012, a China ainda era um país majoritariamente rural. 

coronavírus
Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do planeta (Wikimedia Commons)

“Vírus como o coronavírus costumam passar de animais para humanos e a China era um país muito rural e ainda tem uma grande parte rural, o que ajuda na transmissão dessas doenças. Além disso, a China é extremamente populosa, que também facilita a transmissão, uma vez que esse vírus tem a capacidade de passar de humano para humano”, explica Fernanda Vernier, professora de Biologia no Colégio Anglo 21.

Pode cair no Enem?

As epidemias são caracterizadas pelo aumento do número de casos de uma doença transmissível acima da média em uma região ou país. Ao se espalhar e atingir outros países e continentes, o surto se transforma em uma pandemia.

De acordo com a professora Fernanda, questões sobre epidemias costumam estar presente todos os anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em mais de uma questão por prova.

coronavírus
Exemplo de questão de parasitologia no Enem 2019 - Resposta: E

Veja também: 9 epidemias que podem cair no Enem

No geral, as questões cobram sobre a prevenção dessas doenças. A professora recomenda o estudo não só dos parasitas específicos, mas entender como eles atuam no corpo humano, como se prevenir e como funcionam vacinas e soros.

“No Brasil existem algumas doenças que ainda afetam regiões longe dos grandes centros, como leishmaniose e esquistossomose. E por causa da falta de vacinação, tivemos ainda um surto de sarampo”, alerta Fernanda.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54