logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Cursinho suspenso pelo coronavírus? Veja como estudar para o vestibular em casa

por Giovana Murça em 18/03/20

Atualizado em 24/07/2020

Com o avanço da pandemia de coronavírus (Covid-19), muitas escolas, faculdade e cursinhos pré-vestibulares suspenderam suas aulas para evitar a propagação do vírus. Mas o momento não é de férias ou descanso, os estudos continuam dentro de caso pelo meio digital.

estudar em casa
Aulas suspensas no Distrito Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Teste Covid-19: o que você sabe sobre o coronavírus?

Para os estudantes, o desafio agora é manter o rendimento nos estudos mesmo fora da escola ou cursinho. Se por um lado existem vantagens como flexibilidade, conforto e acesso à internet (na maioria dos casos), por outro, as chances de dispersão e dificuldade em entender a matéria são maiores.

George Balbino, diretor de Negócios da Mangahigh (plataforma de recursos digitais adaptativos para o ensino-aprendizagem da matemática), aponta que as maiores distrações podem ocorrer pela falta de supervisão e acompanhamento de um professor e falta de uma rotina de estudos em casa. 

Apesar do momento ser de crise mundial, é possível aprender habilidades e tirar alguns aprendizados desse cenário. “Os alunos que conseguirem criar uma rotina de estudo produtiva desenvolverão a persistência, resiliência e protagonismo que os ajudarão para a vida e para o exercício da cidadania plena”, comenta George.

Dicas de como continuar os estudos em casa

estudar em casa

Para dar continuidade dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares em casa sem se prejudicar ou perder o ritmo, confira algumas dicas:

Simule o ambiente de sala de aula

Tente manter o ambiente de estudo o mais parecido possível com o da sala de aula. Ou seja, reserve um canto silencioso, confortável e iluminado, com mesa, cadeira e longe de aparelhos que não farão parte do estudo, como televisão e rádio. “É importante que o estudante escolha um ambiente tranquilo no qual não seja distraído pelo que acontece em seu entorno e realmente possa focar”, enfatiza George.

Mantenha sua rotina

Para não se perder na flexibilidade de horários, é recomendado que se mantenha a rotina de estudos. Se você estuda no período da manhã, acorde como de costume e se troque como se fosse para aula. Assim, a cabeça pode entender melhor que é hora de estudar. Respeite também os horários de descanso, lanche e banheiro. 

Cuidado com as distrações

Sem a supervisão daquele professor mais bravo ou da ritmo corrido da aula, fica tentador pegar o celular para conversar com os amigos ou navegar pelas redes sociais, não é mesmo? Para evitar perder tempo com isso, o melhor é manter o celular longe e ao usar a internet, no celular ou computador, abrir somente as abas necessárias para o estudo. Uma dica para não perder o foco é utilizar técnicas de estudo como a Pomodoro.

Leia: Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos; conheça essa solução

Você não está sozinho

Mesmo sozinho fisicamente em casa, é possível se manter conectado com os professores e colegas de sala para tirar dúvidas ou comentar sobre a matéria. O especialista sugere que se crie grupos nas redes sociais para trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Mas, cuidado para não perder o foco.

estudar em casa
Professor do ProEnem, plataforma que está oferecendo aulas gratuitas nesse período de suspensão de aulas (Divulgação/ProEnem)

Use a tecnologia a seu favor

Na hora de buscar uma explicação além da apostila ou caderno, as videoaulas são uma boa solução. A explicação dos professores em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e ainda permite que os alunos tirem muitas dúvidas, principalmente quando elas são transmitidas ao vivo.

Por conta do coronavírus, alguns serviços pagos estão disponibilizando seus serviços gratuitamente durante esse período de suspensão de aulas. Entre os serviços disponíveis estão a plataforma Mangahigh, dedicada às escolas suspensas (acesse aqui para cadastro da escola), e o curso ProEnem que criou uma turma aberta, pela manhã, com dicas, resolução de exercícios e informações pertinentes, por meio de transmissão gratuita diária no Youtube.

Veja: Não sabe como estudar por videoaulas? Veja 4 dicas de especialistas

estudar em casa
Plano de estudo Enem De Boa 2020

Outra plataforma focada na prova do Enem é o Manual do Enem. No site, os estudantes encontram matérias de todas as disciplinas do exame e exercícios corrigidos. Você também pode baixar gratuitamente o Plano de Estudo Enem De Boa 2020:

Plano de Estudo Enem 2020

Veja uma lista com outros sites e plataformas para estudar de graça:

Veja também:
Coronavírus: Entenda o que é a nova epidemia e como o tema é cobrado no Enem
O que é pandemia? Veja a diferença entre pandemia e epidemia
Quais as diferenças entre doenças causadas por vírus e bactérias?
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54