Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Cursinhos Pré-Vestibulares gratuitos democratizam acesso às universidades

por Giovana Murça em 03/04/19 4,1 mil visualizações

Você é estudante de graduação e, assim como a gente, também ama educação e acredita que ela pode transformar o mundo? Então, você é a pessoa ideal para trabalhar nos Cursinhos Pré-Vestibulares gratuitos! Nesse post, você conhece mais sobre esse projeto de extensão das universidades.

(Foto: Creativeart/Freepik)

Democratização do ensino

Os projetos de extensão comunitária têm como finalidade difundir os conhecimentos gerados nas instituições para a comunidade. Os cursinhos pré-vestibulares, em específico, têm a missão de democratizar o ensino, ajudando mais pessoas a se prepararem para o temido vestibular e realizarem o sonho de entrar na faculdade.   

Uma missão nada fácil, mas muito necessária no Brasil, onde apenas 15,7% das pessoas de 25 anos ou mais têm o ensino superior completo, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2017.

Leia também:  Por que fazer cursinho pré-vestibular?
5 razões para fazer cursinho online
Como escolher um cursinho pré-vestibular na modalidade online

A finalidade dos cursinhos vai além da preparação para as provas dos vestibulares. Por meio das aulas, oficinas e debates, os professores buscam formar cidadãos críticos, autônomos e participativos.

O projeto atende pessoas de classes mais baixas e que, por vezes, têm o ensino superior como algo distante de suas realidades. “Nossa intenção é fazer com que alunos, que muitas vezes não tem sonhos, consigam sonhar e acreditar que é possível realizar seus objetivos, com muita dedicação”, afirma Jhonnatan Melo, coordenador do Cursinho Popular professor Cesar Guimarães da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

(Foto: Freepik)

Como funcionam

Os cursinhos são gratuitos e voltados para todas as pessoas, independente da idade, desde que estejam no 3° ano do ensino médio ou já tenham o ensino médio completo. Alguns cursinhos fazem prova seletiva no início de cada período letivo, pois são poucas vagas comparadas ao número de pessoas interessadas.

No processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular da Universidade de Passo Fundo (UPF), candidatos de escolas públicas, negros, indígenas, transexuais e travestis são priorizados. “O intuito é oportunizar a participação de pessoas que se encontram em maior vulnerabilidade social e que não têm condições financeiras de custear um curso pré-vestibular”, explica o coordenador do projeto, Ivan Dourado.

(Foto: Rawpixel/Freepik)

Experiência para os graduandos

Os colaboradores dos cursinhos são, majoritariamente, estudantes de graduação da universidade e voluntários. O graduando tem a oportunidade de ser professor ou, até mesmo, atuar na parte administrativa, como secretário, responsável financeiro ou coordenador discente ou pedagógico.

Dar aulas agregou muito à estudante de Isabela Oliveira, do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). “Por estar em frente ao público expondo ideias e debatendo, me tornei mais segura e confiante”, conta Isabela.

Alunos do Cursinho Pré-Vestibular da UNIFEB (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto também proporciona ao professor o contato com alunos de diferentes realidades sociais e econômicas, despertando neles um sentimento de responsabilidade social.

Para o professor do Cursinho Principia, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Felipe Lamellas não tem dúvidas: "Dar aula no cursinho foi a melhor experiência acadêmica que eu poderia ter na universidade".

Estudantes do Cursinho Principia, da Unesp de Bauru, durante aulão de atualidades (Foto: Divulgação/Cursinho Principia)

Participar de um projeto dessa importância é um desafio e tanto. Os colaboradores têm que lidar com a gestão de muitas pessoas, com o pouco tempo para ministrar todo o conteúdo, com a dificuldade financeira, entre outros. É necessário muita criatividade e engajamento para driblar as dificuldades.

Importância para comunidade

Nos cursinhos, os alunos têm a chance de aprender ou rever os conteúdos para o vestibular de forma gratuita e dentro do ambiente universitário, conhecendo a rotina dos graduandos.

A aluna do cursinho da UPF, Giovanna de Oliveira, gosta da abordagem diferenciada dos temas por parte dos professores e do atendimento humanizado, que procura atender cada aluno de acordo com suas dificuldades. “Estou desenvolvendo um novo olhar para assuntos referentes à sociedade e me sinto acolhida”, comenta Giovanna.

Dinâmica para aproximar e incentivar os alunos do Cursinho da UNIFEB (Foto: Arquivo pessoal)

Apoio e incentivo

Como forma de apoio nesse momento pré-vestibular, os cursinhos oferecem atendimento psicológico e grupos de orientação profissional. Esse suporte ajuda os estudantes a acreditarem no próprio potencial.

No final do ano, professores e alunos comemoram as conquistas dos que foram aprovados na faculdade e incentivam os que ainda não conseguiram a se esforçarem por mais um ano. “A nossa função como professor, é maior do que apenas ensinar uma matéria, é criar uma chama dentro do aluno, fazendo com que ele acredite que pode, que se batalhar, terá um bom futuro”, se orgulha Jhonnatan Melo.

Quer estudar ou trabalhar num cursinho? 

Várias universidades têm o projeto, mas para saber qual é a mais perto de você, é necessário ligar na secretaria da instituição. Alguns cursinhos começam o ano letivo no início e outros no meio do ano e os critérios de seleção para novos professores e alunos podem variar.

Confira o contato dos projetos entrevistados nessa reportagem!

Cursinho Popular professor Cesar Guimarães da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Início das aulas em maio, aos sábados, das 08h30 às 17h00
Entre em contato com Jhonnatan Melo do Nascimento: (11) 95731-8440 ou cursinhocesarguimaraes@gmail.com
Endereço: Av. Águia de Haia, 2633, São Paulo-SP

Cursinho Pré-Vestibular da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Contato: (54) 3316-7000 ou cursinhoupf@gmail.com
Endereço:  Av. Brasil Leste, 285, Passo Fundo-RS

Cursinho Pré-Vestibular do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Contato: (17) 3321-6331 ou feb@feb.br
Endereço: Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389, Barretos-SP


Cursinho Principia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Contato: (14) 3103-6065 ou principiaprevest@gmail.com 
Endereço: Av. Engenheiro Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru-SP
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54