Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como é o curso de Banco de Dados no IBTA?

por Paulo Ferreira em 11/09/17 430 visualizações

Para quem não conhece o Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) eu vou fazer um breve resumo.

Situado na cidade de São Paulo, o IBTA é um centro universitário que oferece cursos voltados para a área de tecnologia. Os principais cursos de tecnologia da faculdade são: Redes de Computadores, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas para Internet e também o curso de Administração de Banco de Dados, que é o que vamos falar aqui um pouco.

Afinal, o que é um Banco de Dados?

Banco de Dados é o conjunto de informações que se relacionam por algum intuito. Na área de TI utilizamos sistemas de gestão de bancos de dados para manipular o armazenamento de informações.

Para dar um exemplo claro sobre banco de dados, vamos utilizar as informações para uma conta bancária! Nesse caso, teríamos os seguintes dados: nome, sobrenome, RG, CPF, filiação, data de nascimento, renda, limites, dados de seus outros cartões, entre outras informações. Todas essas informações estão armazenadas em um ou mais sistemas de gestão e essas informações são cruciais para que a empresa mantenha todos os dados de seus clientes e tudo mais que necessitar, sem deixar de zelar pela segurança e agilidade na busca das informações.


Para se ter noção da importância de um banco dados, vamos exemplificar o 11 de setembro (isso mesmo, o ataque às torres gêmeas!). Boa parte das pequenas e médias empresas que atuavam no World Trade Center, nos Estados Unidos, ou utilizavam papéis para armazenar suas informações ou não tinham um plano de contingência para melhorar a segurança das informações no caso de um desastre ou ataque terrorista. Ou seja, essas empresas foram à falência já que todas as informações foram perdidas.

Podemos considerar que o banco de dados é o coração de uma empresa e quando ele para de funcionar a saúde tende a ficar prejudicada.

Bom, agora que você tem uma noção do que é e como o banco de dados é importante, vamos voltar a falar sobre o curso de banco de dados na minha faculdade!

Por alguns anos, o IBTA passou a ministrar os cursos de forma trimestral e, infelizmente, isso atrapalhava o aprendizado dos alunos, principalmente aqueles que têm uma vida corrida e precisam conciliar os estudos e trabalho. Esse formato de ensino foi até o fim do ano passado.

Hoje em dia, os cursos são ministrados semestralmente e de forma modular, ou seja, a cada semestre o aluno passa por um módulo. No cursos de Banco de Dados, os principais módulos são: Administração de Banco de Dados, Business Intelligence e Modelagem de dados.

Como o próprio nome diz, o curso de Administração de Banco de Dados tem como foco ensinar as principais técnicas que um administrador precisa ter para lidar com o dia a dia da área. Além de formar um futuro Data Base Administrator (DBA), o curso também pode auxiliar na formação de um futuro Analista de Dados, Analista de Business Intelligence e Gestor de Projetos.

No IBTA, existe um misto entre aula prática e teórica. Geralmente, as aulas práticas são ministradas em laboratórios equipados com computadores e infraestrutura para a necessidade de cada matéria. A cada semestre é proposto que os alunos façam um projeto em que os mesmos têm que colocar em prática o conhecimento adquirido.

Quanto ao corpo docente, os professores são atuantes em áreas que têm relação com a matéria dada, ou seja, possuem o conhecimento prático e teórico.

O curso de graduação tecnológica de Banco de Dados do IBTA tem duração de 2,5 anos e possui conceito 4 no MEC (publicado em 14/02/2013). A nota de média do curso é 6, sendo que é composta por duas provas e o projeto do semestre.

Além do IBTA, você também tem outras ótimas opções de faculdade para fazer sua graduação na área de banco de dados. Basta pesquisar no site do Quero Bolsa e encontrar a melhor opção para você, mas lembre-se, pesquisar é fundamental.

Fique sempre atento às dicas que temos para você aqui na Revista Quero.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54