A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) conta com o projeto Ganhando Asas. O objetivo dele é oferecer aos jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual a oportunidade de participar de cursos e oficinas diferentes das aulas escolares.
São turmas que visam a inserção social, a identificação pessoal com as atividades desenvolvidas e a ampliação das suas capacidades cognitivas em ambientes comuns a jovens da mesma idade.
Leia mais:
+ Curso de Letras da Unicap promove 1ª de livros entre alunos
+ Unicap lança campanha de café solidário para beneficiar estudantes
Na última turma, o curso contou com 13 estudantes com síndrome de down que praticaram as atividades voltadas para Fotografia, Audiovisual, Jogos Digitais e Música. O momento foi marcado com muito conhecimento e emoção.
O projeto conta com parceria do curso de Fotografia da Unicap e tem o apoio de professores e voluntários. Renata Victor, coordenadora do curso, relata sobre o desenvolvimento dos participantes. “É um momento incrível, cada disciplina que é passada percebo cada vez mais, eles estimulados, respondendo, produzindo, e entusiasmados com essas novas possibilidades”, conta.
Leia também: Unicap realiza 17ª Semana da Integração com a sociedade no Recife
O objetivo é incentivar a comunicação entre os integrantes que muitas vezes não tem possibilidades de se expressar e facilidade em fazer novas amizades. As atividades realizadas incentivam a comunicação, através da arte e outras tarefas práticas.
No curso, cada aluno pode desenvolver um talento e começar a produzir de acordo com a área que melhor se identificar. Na última turma, alguns estudantes criaram um programa de rádio para discutir as Dificuldades e Necessidades das Pessoas com Deficiência.
Entre os assuntos discutidos, estavam inclusos trabalho e namoro. A atividade é uma ótima iniciativa, para que a turma possa compartilhar suas experiências, dificuldades, realizações e evolução dentro do âmbito acadêmico.
Inscrições abertas em 2020 na Unicap
A boa notícia é que o curso Ganhando Asas está sendo ofertado neste início de semestre 2020.1. Para quem tiver interesse, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro ou enquanto houver vagas.
A previsão de início será no dia 3 de março de 2020 e término em 25 de junho do mesmo ano. As aulas ocorrem nas terças e quintas feiras.