Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?

Nós passamos um bom tempo de nossas vidas dentro da sala de aula, seja no colégio ou na faculdade. Mas, mesmo assim, em muitos momentos não nos sentimos prontos e capazes para enfrentar o mercado de trabalho. Pensando nisso, muitos alunos começaram a buscar qualificação profissional através de cursos online.

No entanto, o que poderia ser uma ótima opção, acabou se tornando um tiro no pé. Com a alta demanda por cursos online surgindo, muitas pessoas começaram a produzir cursos com qualidade duvidosa. 

Leia mais: Lista de sites com cursos gratuitos durante a pandemia do coronavírus 

E os estudantes, sem saber, acabavam comprando esses materiais e se frustrando. Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas de como você pode se qualificar profissionalmente fazendo bons cursos online para unir com seu diploma de graduação.


As vantagens dos cursos online

Criar um curso online é, praticamente, uma relação de ganha-ganha. Essa modalidade é super vantajosa para os empreendedores que desejam ganhar uma renda extra com o seu conhecimento ou, até mesmo, professores que não têm dinheiro para investir em uma estrutura física.

Criar um curso presencial, por exemplo, pode ser algo bem custoso. Afinal, o empreendedor precisará alugar um espaço físico, fazer reformas, pagar contas de água, luz e internet, além de gastos com segurança e infraestrutura. Por outro lado, se ele apostar no empreendedorismo digital e criar um curso 100% online, os gastos são muito menores.

Esse menor custo, inclusive, reflete no valor pago pelo aluno. O baixo preço, se comparado a cursos presenciais, é uma das maiores vantagens dos cursos online.

Outra grande vantagem é a autonomia que o aluno tem, pois ele pode assistir a uma aula onde ele quiser, quando ele quiser e quantas vezes quiser. 

Leia mais: 15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos

Essa autonomia e o poder de estudar no conforto da sua casa, em um horário que o aproveitamento seja melhor, faz com que os cursos online sejam uma ótima opção para quem deseja se qualificar profissionalmente. 

Além disso, um curso EaD tem uma duração muito menor que um curso superior, tendo em vista que ele aborda assuntos pontuais.

Qualificação no que realmente importa

Tanto no colégio, quanto na faculdade, nós aprendemos os hard skills, ou seja, conhecimentos técnicos. Equações de segundo grau, derivadas e integrais, programação, Excel avançado e design em Photoshop são hard skills, coisas que conseguimos aprender com uma certa dedicação e horas de estudo.

No entanto, você sabia que os hard skills representam apenas 20% do currículo de uma pessoa? Um recrutador quando está olhando currículos, olha rapidamente para os hard skills, o que ele olha com bastante cautela mesmo são os chamados soft skills.

Soft skills são conhecimentos que não adquirimos na faculdade, já que são habilidades mais ligadas a nossa personalidade e que precisamos nos esforçar muito para desenvolvê-las. Comunicação assertiva, liderança e trabalho em equipe são alguns dos soft skills mais valorizados pelo mercado de trabalho.

Leia mais: O que são soft skills e quais serão importantes ter para conseguir um emprego em 2020? 

E o melhor jeito de desenvolver soft skills é através de cursos online, tendo em vista que muitos empreendedores e escolas de desenvolvimento pessoal criam cursos e mentorias visando qualificar jovens profissionais.

Por exemplo, Inteligência Emocional é importante, como alguns cursos on-line oferecem. Além disso, outros buscam desenvolver a mentalidade de maneira lúdica, como do esporte, focado em soft skills. Logo, se você deseja se qualificar profissionalmente, os cursos online são um bom começo.

Como escolher um bom curso

Mas, como dito no início desse texto, existem muitos cursos por aí que vendem gato por lebre. Cobram altos valores, fazem infinitas promessas e não entregam o resultado esperado. Como escolher um curso que, realmente, fará a diferença na sua vida?

Primeiramente, é importante prestar bastante atenção em quem está ofertando o curso em questão. É uma empresa ou uma pessoa comum? Se for uma empresa, é bom você olhar a reputação dela, ver se têm muitas reclamações, como funciona a entrega do conteúdo, etc. Já se o mentor do curso for um empreendedor, busque por mais informações dele nas redes sociais.

Se você encontrar uma pessoas vendendo um curso de “Como Conseguir 1 milhão de seguidores no Instagram” e, ao olhar o Instagram dessa pessoa, perceber que nem ela mesma possui essa quantidade de seguidores, desconfie.

O ideal é que você faça as suas próprias pesquisas e vá atrás de informações válidas, não se deixe levar pelas informações que o dono do curso quer que você veja. Pois, em alguns casos, elas podem ser falsas. 

Leia mais: 3 características profissionais essenciais no cenário pós pandemia

Além disso, opte por cursos que tenham o seu encaixe cultural e que, de fato, irão agregar algo para a sua formação profissional. Estudar um conteúdo só por estudar não é algo vantajoso e, dificilmente, será proveitoso.

Não perca mais tempo!

Os cursos online não são uma novidade, principalmente se pensarmos que essa modalidade de estudo já vem mostrando crescimentos exponenciais desde o ano de 2009. No entanto, acredite se quiser, estudar EaD ainda é uma surpresa para muitas pessoas. Porém, o mercado de trabalho já valoriza o ensino à distância há alguns anos.

Logo, se você deseja fazer uma melhor qualificação profissional e entrar no mercado de trabalho com os dois pés na porta, não perca mais tempo e comece a buscar por cursos online que irão fazer a diferença na sua vida. Desde um curso de “como criar um hábito” até um curso de “como ganhar dinheiro sem sair de casa” podem ser valiosos para a sua carreira.

Depois das dicas de hoje, você já tem todos os insumos necessários para escolher um bom curso, começar os seus estudos e adquirir um novo conhecimento ou aprender uma nova ferramenta. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo.

Colaboração: Christian Aguilera da HeroSpark

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54