Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Cursos online: guia completo para não cometer erros

Apesar da facilidade, estudar pela internet tem sido bem desafiador para algumas pessoas, por isso preparamos algumas dicas para você aproveitar essa nova forma de estudar. 

Há alguns anos era praticamente impossível conseguir se qualificar sem ter que se deslocar, às vezes grandes distâncias, para as escolas, cursos e universidades. 

Com a chegada dos cursos online no Brasil, essa modalidade de ensino passou a ser uma importante opção para quem precisa de qualificação, formação profissional, pontuação para crescimento na carreira, ou até mesmo obter qualquer tipo de formação por interesse pessoal. 


O advento dos cursos EAD trouxe a facilidade da realização nos horários mais adequados para cada pessoa, sem a necessidade do deslocamento, financeiramente mais acessíveis, enfim, várias vantagens para quem tem pouco tempo para investir no ensino convencional.

Leia mais: 7 Cursos Online Gratuitos Com Certificado Da FGV Na área De RH 

O risco de demissão, a dificuldade maior em encontrar uma nova atividade obriga o profissional a se “desdobrar”, se especializar na sua área ou até mesmo mudar de atividade. Com isso, a demanda pelos cursos online com certificado voltou a crescer nos últimos anos.

No entanto, algumas armadilhas podem surgir para quem vai iniciar na modalidade de cursos online. Conheça algumas e saiba como evitar definitivamente estes erros.

Não ter um Plano Definido de Estudos 

A flexibilidade de horários poderá ser um fator de sucesso ou fracasso dos seus objetivos com seu curso à distância. Geralmente os ambientes virtuais de estudo fazem a sua parte, oferecendo um roteiro detalhado das disciplinas e conteúdos, de maneira cronológica e organizada. 

Por isso, esteja atento e organize-se também com o seus estudos. Reserve, diariamente, o tempo necessário para sua leitura, assistir vídeos ou ouvir áudios da disciplina. Geralmente, de uma hora e meia à duas horas são suficientes e bem produtivas. Distribua essas horas durante a semana para não acumular conteúdo ou deixar tudo para a última hora.

Leia mais: Lista de sites com cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus 

Use uma agenda

A agenda facilitará seu planejamento e acompanhamento do seu conteúdo e atividades. Revise-a conforme o cronograma de atividades oferecido pelo curso. Além disso, a agenda continua sendo a melhor ferramenta para que você tenha saiba administrar melhor o seu tempo.

Tenha Metas

Outra parte importante do plano de estudo são as metas. Determine exatamente quando vai concluir cada conteúdo, e busque cumprir essas metas com o mínimo de margem de erro. Esse é um bom método para mantê-lo no foco, e acompanhando seu desempenho a cada meta realizada.

Cumprir corretamente o plano de estudos é melhor forma de você aproveitar o conteúdo oferecido, e ter uma boa noção a respeito de quando poderá concluir seu curso online, contemplando o prazo previsto, em plenas condições para obter seu certificado.

Subestimar o Curso EAD 

A troca da sala de aula por um ambiente mais informal, a flexibilidade dos horários, a ausência (física) de um professor criam uma falsa impressão de que os cursos EAD estão numa condição inferior no que diz respeito à qualidade e no conteúdo. 

Ou ainda que são “mais fáceis” que os cursos presenciais. Vão aqui algumas informações para desmistificar essas impressões a respeito dos cursos on line:

Legislação 

Os cursos à distância são totalmente amparados pela legislação, e, apesar de estarem dispensados de serem reconhecidos pelo Ministério da Educação, devem cumprir várias normas no que diz respeito à carga horária, conteúdos aplicados e certificação para serem reconhecidos em todo o território nacional. 

Além disso, a validade do certificado tem exatamente o mesmo valor de um certificado de curso presencial, exatamente como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil.

Depende muito do aluno

Já no aspecto prático, é importante frisar que os melhores cursos online têm o seu conteúdo em várias plataformas, através de vídeos, áudios e material para leitura. Ou seja, o comprometimento do aluno, principalmente com a leitura será fundamental para que seu aprendizado seja pleno. Se você não tem o hábito da leitura, comece a praticar.

Leia mais: 13 plataformas de cursos online gratuitos 

Nem tudo está no Google

Quando as atividades propostas pelos cursos profissionalizantes à distância são discursivas, há uma tendência ao plágio. Esqueça, nem tudo está no Google, e plagiar artigos acadêmicos é crime

O Google é uma excelente ferramenta de apoio, mas nem sempre possui a informação que você precisa. Lembre-se que, o fato de ser um curso EAD não significa mais facilidade na hora de ser avaliado.

Pular Etapas 

A correria do dia a dia nos deixam cada vez mais apreensivos e ansiosos para realizar nossos objetivos, concorda? Mas não caia nesta armadilha quando o assunto é a sua qualificação. Será necessário cumprir o cronograma correto, para que você aproveite o seu conteúdo ao máximo. Então, é hora de cultivar a boa e velha paciência, pois pular etapas será extremamente prejudicial.

Os riscos ao pular etapas 

Já imaginou perceber que, justamente o conteúdo que você deixou passar era o que você mais precisava para uma avaliação, ou para aplicar numa situação profissional em que precisará utilizar o conhecimento que adquiriu? 

Seguir o roteiro faz parte da metodologia de ensino. Aliás, os melhores cursos online já trazem em seu conteúdo um bom roteiro de estudos, prontinho para você seguir. Não tem erro, é só segui-lo e você cumprirá sua carga horária com o melhor aproveitamento possível.

Distrações

Estamos o tempo todo expostos à muitas distrações. Por isso, não hesite em desligar o Wi-fi, deixar o celular no modo avião e fechar as abas dos navegadores em que estão as redes sociais. 

Estas são algumas das primeiras providências para que você aproveite melhor seu curso profissionalizante online. Se você tiver que ler, por exemplo, um artigo de cinco páginas, e a cada três minutos conferir o WhatsApp você levará o dobro do tempo, e não assimilará a informação passada de maneira adequada. Tudo o que vier a lhe distrair tomará seu precioso tempo.

Leia mais: Melhores cursos de inglês online com certificado 

Não precisa cansar 

Uma boa dica é, no caso de uma vídeo-aula de uma hora, por exemplo, dividi-la em dois tempos de 30 minutos e faça uma pausa de 10 minutos, para descanso, assim você assimilará melhor as informações evitando o cansaço e a tentação de querer conferir o celular no momento em que o conteúdo  do curso online estiver sendo passado.

Mantenha uma postura correta

Um ambiente livre de distrações e confortável para estudar também é importante para que você mantenha o foco. Evite a cama, por mais tentador e confortável que pareça, ela não é adequada para os estudos e prejudicará sua leitura e sua postura, portanto utilize um cômodo próprio para isso, mesa e cadeira, em um ambiente bem iluminado. 

Tente também manter cabos e fios organizados, de maneira que não lhe atrapalhem na execução das suas tarefas, e fique com o material de estudo por perto.

Leia mais: Dicas de ergonomia para trabalhar home office com todo conforto 

Comer distrai 

Além disso, é importante evitar comer na hora em que estiver estudando, a comida distrai mais do que imagina. Se bater a fome, faça uma pequena pausa, e depois retome as atividades. 

Tenha sempre à mão uma garrafa com água para se hidratar e, se gostar de música, uma música instrumental ambiente torna o ambiente mais agradável e estimulante!

E você? Consegue focar no ensino a distância? Quais os maiores problemas que você enfrenta quando está tentando aprender através dessa modalidade de ensino?

Deixe um comentário e aproveite para compartilhar suas percepções. 

Colaboração: Educamundo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54