Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Datas históricas que fazem aniversário em 2020

por Giovana Murça em 13/01/20

É comum que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares abordem fatos históricos que fazem aniversário redondo no ano vigente. Além de serem cobrados na parte de História, os acontecimentos podem aparecer contextualizados em questões de Física, Química ou Geografia.

Vale a pena ficar ligado nos fatos que completam 30, 50 ou 100 anos em 2020, seja pelos estudos ou só por curiosidade. Para te ajudar, a Revista Quero listou 11 datas históricas que fazem aniversário redondo em 2020. Confira!

Chegada dos portugueses ao Brasil (1500)

Em 2020, completa-se 520 anos da chegada do português Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras. No dia 22 de abril de 1500, treze caravelas portuguesas chegaram na na região que hoje é a Bahia na tentativa de chegar às Índias. Os primeiros contatos com as populações nativas foram descritos como um encontro estranho e pacífico nas cartas de Pero Vaz de Caminha. O Brasil só começou a ser colonizado por volta de 1530.

datas históricas 2020
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 (Pintura de Oscar Pereira/Wikimedia Commons)

Hoje, “Descobrimento do Brasil” é um termo controverso, pois a historiografia mais recente defende que, uma vez que já existiam habitantes no território, a ideia de que o Brasil só foi descoberto em 1500 ficou ultrapassada. Atualmente, o termo “chegada dos portugueses no Brasil” tem sido mais usual.

Fim da Guerra do Paraguai (1870)

Muito presente nos vestibulares, a Guerra do Paraguai foi o maior conflito internacional da América do Sul. A guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, durou de 1864 a 1875. Tensões políticas e disputas por territórios eclodiram a guerra.

datas históricas 2020
Guerra do Paraguai (Wikimedia Commons)

O conflito terminou com o assassinato do ditador paraguaio Solano López há 150 anos. O Paraguai saiu extremamente prejudicado da guerra e não voltou a ser uma potência econômica como era anteriormente. Além disso, estima-se que quase 70% da população paraguaia, em sua maioria homens, tenham morrido no conflito.

Lei Seca nos Estados Unidos (1920)

Há 100 anos era instaurada a Lei Seca nos Estados Unidos na tentativa de melhorar o desenvolvimento do país. Com argumentos religiosos e morais, forças políticas e religiosas conseguiram proibir a produção, transporte e venda de bebidas alcóolicas. 

Também chamada de Nobre Experimento e Proibição (Prohibition), a medida fracassou. Além de não acabar com o vício e diminuir a pobreza, a Lei Seca incentivou a produção e consumo ilegal e o tráfico de bebidas, aumentando a embriaguez e criminalidade. Um dos criminosos que se destacaram foi o ítalo-americano Al Capone, da máfia da Lei Seca. Com a Crise de 1929 a oposição à Lei Seca ganhou força e a medida foi revogada. 

datas históricas 2020
Al Capone (Wikimedia Commons)

Revolução de 1930

Há 90 anos chegava ao fim a República Oligárquica e Getúlio Vargas subia ao poder com a Revolução de 1930. O movimento foi liderado por representantes dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. Essas forças políticas destituíram Washington Luís de seu cargo como presidente e impediram a posse de Júlio Prestes, eleito em 1930. O episódio também é chamado de Golpe de 1930, uma vez que foi liderada por uma elite política nacional e não teve expressiva participação popular.

datas historicas 2020
Comitiva de Getúlio Vargas após a vitoriosa Revolução de 1930 (Wikimedia Commons)

A antiga República passava por uma crise devido às velhas estruturas coloniais e política do café-com-leite e uma série de revoltas sociais eclodiram, como a Revolta de Canudos, Revolta da Vacina, as manifestações operárias, a Guerra do Contestado, o Cangaço, entre outras.

Fim da Segunda Guerra Mundial (1945)

Há exatos 75 anos chegou ao fim a Segunda Guerra Mundial. O conflito durou de 1939 a 1945 e envolveu países de todos os continentes divididos entre os blocos Aliados e Eixo. O conflito chegou ao fim na Europa com o avanço do Exército Vermelho da URSS na Alemanha fascista de Hitler

Entretanto, a guerra continuava no Oceano Pacífico com o Japão. Para encerrar o conflito e mostrar seu poder para a União Soviética, os Estados Unidos lançam duas bombas atômicas no Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto, respectivamente. Estima-se que cerca de 55 a 80 milhões de pessoas tenham morrido no conflito.

datas históricas 2020
Há 75 anos, os EUA lançaram a bomba atômica contra Hiroshima e Nagasaki (Reprodução/Internet)

Construção de Brasília (1960)

A capital do Brasil, Brasília, foi construída em 1960 durante o governo de Juscelino Kubitschek. O plano piloto da nova capital foi projetado por Lúcio Costa. As obras, como o prédio do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, foram arquitetadas por Oscar Niemeyer. A construção durou quatro anos e levou para região inúmeros nordestinos que trabalharam em péssimas condições. 

datas historicas 2020
Palácio da Alvorada durante construção (Wikimedia Commons)

Antes de Brasília, a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro. Sua construção aconteceu no contexto do plano de desenvolvimento de JK que tinha como slogan “50 anos em 5”. Só na década de 1970 que a estrutura da nova capital ficou totalmente pronta e os órgãos do governo puderam ser transferidos.

Lançamento do Proálcool (1975)

O Proálcool foi uma iniciativa do governo federal de incentivo a produção de álcool combustível para substituir a gasolina. O Programa Nacional do Álcool era uma solução para enfrentar a crise mundial do petróleo da década de 1970.

O governo ofereceu diversos incentivos fiscais e bancários para produtores de cana-de-açúcar e indústrias automobilísticas. Em 2020, o Proálcool completa 45 anos e é visto como um programa bem-sucedido. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

Plano Collor (1990)

Há 30 anos, o país vivia uma crise econômica, caracterizada por uma hiperinflação de 1700% ao ano e muita instabilidade econômica. Para conter a crise, o presidente Fernando Collor lançou o Plano Collor. Entre as medidas do plano econômico estavam: substituição da moeda “cruzado novo” pelo “cruzeiro”, congelamento de preços e salários, demissão de funcionários públicos. 

datas historicas 2020
O presidente Collor e sua esposa, Roseane Brandão (Wikimedia Commons)

Uma das medidas que mais gerou revolta na população foi o congelamento das contas bancárias com mais de 50 mil cruzados novos por 18 meses, bloqueando o dinheiro de pessoas e empresas. O Plano Collor fracassou e a economia entrou em colapso. As medidas geraram desemprego, quedas nas vendas, falências e demissões. Diante de várias pressões, acusações e críticas, Collor renunciou em 1992.

Sequestro do ônibus 174 (2000)

No dia 12 de junho de 2000, há 20 anos, Sandro Barbosa do Nascimento sequestrou um ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro e fez os passageiros de reféns por quase 5 horas. O sequestro teve ações performáticas e foi transmitido por telejornais do Brasil e exterior. O episódio terminou com a morte de uma refém e do sequestrador.

datas historicas 2020
O sequestrador Sandro e a refém Luana (Reprodução/Internet)

O episódio chamou a atenção para as condições de jovens em situação de vulnerabilidade social, já que Sandro foi um sobrevivente da Chacina da Candelária em 1993, e a atuação da polícia, que levou à morte da refém. O documentário Ônibus 174 e o filme Última Parada 174 narram a história do sequestro e de Sandro.

Terremoto no Haiti (2010)

Há 10 anos, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter abalou a capital do Haiti, Porto Príncipe e região. Mais de 200 mil pessoas foram mortas e um milhão ficaram desabrigadas. O abalo também destruiu diversos monumentos históricos. Meses após a tragédia, uma epidemia de cólera atingiu milhares de haitianos. 

datas históricas 2020
Haiti devastado após terremoto (Wikimedia Commons)

O desastre agravou os problemas socioeconômicos já existentes no Haiti, um dos países mais pobres da América. O país foi fundado por antigos escravos e passou por ditaduras e guerra civil.  Na época, centenas de brasileiros participava da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) pela pacificação do país. Entre brasileiros mortos estava a médica Zilda Arns Neumann, Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

Rompimento da barragem em Mariana (2015)

Em novembro de 2015, há 5 anos, a barragem de Fundão se rompeu e inundou de lama e rejeitos de minério de ferro a região da cidade de Mariana, em Minas Gerais. A tragédia é considerada o maior desastre ambiental da história do Brasil e matou 19 pessoas. Estima-se que o Rio Doce e o oceano demore mais de 100 anos para se recuperar da poluição. 

datas historicas 2020
Rua do distrito Bento Rodrigues após o desastre de Mariana (Romerito Pontes/Wikimedia Commons)

Em 2019, a tragédia voltou a acontecer, dessa vez com a barragem de Brumadinho (MG). Além da tragédia ambiental, com a poluição dos rejeitos do minério de ferro, a perda humana também foi enorme, foram 248 mortos e 22 ainda desaparecidos. Ambas barragens, de Mariana e de Brumadinho, em controladas pela Vale,  uma mineradora multinacional brasileira.


Você lembra de mais algum acontecimento que completa aniversário redondo em 2020? Comente abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54