Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

De posts de blog à redação do Enem: um guia para escrever bem – Parte II

por Rodrigo Simões em 05/09/17 320 visualizações

Escrever bem não é fácil.

Por isso, reunimos dicas práticas em um guia, que você pode utilizar para planejar, escrever, editar e revisar o seu texto.

Quer ver as outras partes? É só clicar aqui: Parte 1 | Parte 3

1. Planejamento

Se você precisasse fazer um bolo agora, como começaria? Comprando farinha e ovos? Qual quantidade? Ou aquecendo o forno? Por quanto tempo? Talvez derretendo o chocolate! E se for de morango? Huumm, os dois juntos seria ótimo também, hein?

Ficou confuso? É exatamente por isso que sempre se começa pela receita!

Ou seja, um planejamento pré-definido, uma sequência de passos para você seguir na hora de executar uma tarefa – seja assar um bolo, organizar uma viagem ou (veja só!) escrever um texto!

Um roteiro básico para se organizar antes de escrever pode ser:

a. Qual será o tipo de texto?

Existem diversos estilos de textos. Contos, crônicas, artigos, editoriais, notícias, biografias, manifestos, editais, entre muitos outros.

É muito importante saber qual tipo de conteúdo você pretende produzir, pois isto guiará todo o seu processo de criação.

Pesquise sobre os diversos tipos textuais, como Narração, Dissertação, Injunção e Descrição, para conhecer suas principais características.

Um exemplo de texto dissertativo é a redação do Enem. Quer entender como funciona a estrutura deste tipo de conteúdo? Dá uma olhadinha neste especial que fizemos: Estrutura, Critérios de Avaliação e O que não fazer.

b. Qual será o tema?

Nem sempre é simples definir qual será o tema do seu texto. E, muitas vezes, você já tem uma ideia, mas não sabe exatamente por onde começar.

Uma estratégia usada por jornalistas pode ajudar. Defina:

Quem?
O quê?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?

Mesmo que inicialmente você não consiga preencher todos os itens, isto já vai ajudar a focar no assunto principal e, assim, a ser mais objetivo.

Exemplos:

Vou escrever uma notícia (tipo de texto) contando que a Universidade Quero Bolsa (quem?) realizará uma palestra sobre empreendedorismo (o quê?) nesta quinta-feira (quando?).

A apresentação será no auditório principal (onde?) e contará com a presença de representantes das empresas ABC e XYZ (como?).

O evento pretende incentivar os alunos e professores a desenvolverem projetos inovadores e a debater a cultura empreendedora em sala de aula (por quê?).

Ou

Vou escrever uma dissertação (tipo de texto) falando sobre as soluções possíveis (como?*) para a prefeitura (quem) diminuir o problema do transporte público (o quê?), que prejudica a vida de milhões de pessoas todos os dias (por quê?) em São Paulo (onde?).

*Em uma redação, o “como?” equivale a seus argumentos. Selecione bem as suas propostas e tenha sempre uma ou duas a mais, para utilizar caso a explicação de uma das escolhidas não se desenvolva.

 c. Qual será seu posicionamento?

É fundamental que você defina qual a será seu posicionamento sobre o assunto escolhido.

Isto ajuda a criar uma linha de construção do texto e a evitar deslizes ou mudanças de opinião repentinas.

Seguindo os exemplos acima, em uma notícia busque sempre ser imparcial. Ou seja, relate o que irá acontecer (ou aconteceu) sem assumir uma posição clara sobre o tema.

DICA: Às vezes, posts de blog e outros formatos permitem sua opinião (aproximando-se mais de um artigo que de uma notícia). No projeto Guias da Faculdade, aqui da Quero Bolsa, sempre pedimos que o aluno conte sobre sua experiência pessoal em relação ao tema escolhido.

Neste caso, o exemplo de notícia acima poderia ser completado com algo como: “Na última edição, em 2016, tive a oportunidade de participar do evento e conhecer os executivos Lucas e Marcelo, que me ajudaram a entender sobre planejamento estratégico”.

Já na dissertação, você precisa definir o seu posicionamento – embora não deva usar nunca a primeira pessoa do singular, como “eu acho que”, “acredito que”, etc.. A ideia é que sua opinião seja demonstrada por meio dos argumentos.

No exemplo das soluções para o transporte público, você poderia ser a favor da ampliação da rede de corredores de ônibus, com um argumento como:

“Segundo pesquisa da organização internacional Quero Bolsa, cidades como São Paulo precisam de soluções emergenciais nesta área. Neste cenário, os corredores de ônibus aparecem como uma opção econômica e de implementação rápida.”

Ou poderia ser contra esta alternativa:

“Embora tenha baixo custo, a ampliação da rede de corredores de ônibus não é uma solução efetiva para São Paulo, pois adia a resolução de outras questões importantes para qualidade de vida da população, como a emissão de gases tóxicos e a poluição sonora. Desta maneira, o investimento em mais linhas de metrô e políticas públicas que incentivem a utilização de bicicletas são as principais alternativas para a cidade.”

A parte III deste especial está disponível aqui.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54