Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular

Como é estudar Design de Moda na Univap

por Mariane Ribeiro em 13/09/17

Escolhi este curso pois desde pequena gosto muito de desenhar, sempre tive mais interesse para o lado artístico e com a Moda eu consigo expressar isso. O curso tem a duração de quatro anos com habilitação em bacharel Design de Moda.


Algumas disciplinas como História da Arte e Cultura Brasileira são desenvolvidas juntamente com a turma de Jornalismo, que acontecem uma vez por semana. Nos demais dias, as disciplinas são específicas de moda. Como iniciei o curso no segundo semestre, acompanho uma turma mais avançada que já tiveram conteúdos teóricos como base para desenvolver trabalhos práticos, o que requer uma busca pessoal desses conteúdos que já foram proporcionados na turma inicial.

Fica a dica: se possível, procure entrar na faculdade já no início do ano para ter mais embasamento. Vale ressaltar que essas disciplinas ainda não vistas serão desenvolvidas no próximo semestre.

Quais as vantagens e desvantagens de estudar na Univap? As opiniões dos meus amigos de turma não diferem muito das minhas. Entre os pontos positivos, destaca-se o fato da universidade estar localizada na cidade onde residem e trabalham, de ser uma escola conceituada que dispõe de um grupo docente qualificado e boa estrutura física. Por falar em infraestrutura, a escola possui laboratórios de desenho, vitrinismo, fotografia, costura e mais, que iremos utilizar quando tivermos aulas práticas.

As desvantagens concentram-se na falta de incentivo aos alunos, pois a escola retirou programas de bolsas de estudo que ofereciam descontos nas mensalidades de um custo um tanto elevado. A universidade é credenciada apenas com Prouni e Fies. Outro ponto muito forte que aparecem nas conversas, mais direcionado ao curso, seria o preconceito e a falta de conhecimento das pessoas.

Por exemplo, é comum ouvir: “Vai estudar moda para trabalhar em quê? ” ou  “ Isso não garante futuro a ninguém”, infelizmente, é o que  ainda ouvimos. Até um conhecido formado em Educação Física na própria universidade comentou que seus professores diziam aos alunos “Não aguenta estudar educação física, então vá fazer moda”. Os prédios desses cursos ficam próximos, daí o aproveitamento em chacotear o curso de moda. O preconceito começa dentro da própria escola. No entanto é um grupo isolado de pessoas com pouca cultura ainda.



Se o seu desejo é esse caminho, não desamine e continue trilhando que o sucesso está na realização pessoal. E as possibilidades são variadas no ramo, como relataram alunos de moda na Univap. Raquel Yasmim Sabbag tem na escolha do curso o desejo de se dedicar ao jornalismo de moda, Thaís Fernanda Silva Chagas visualiza o papel social e a mudança na autoestima das pessoas, Verônica Oliveira de Moura a vontade de tornar-se estilista, Isabela Cristina Oliveira Silva quer o poder de se expressar através das roupas, pois estas formam a identidade de cada um e Hiago Correa de Aquino Rosas demonstra um grande encanto pelo mundo da moda, mas gostaria de lecionar sobre esse assunto no futuro.

No primeiro ano, além das disciplinas direcionadas à área de Moda, também contamos com aprimoramento em matemática e língua português. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) disponibiliza aulas e atividades no portal do aluno, com a possibilidade de atendimento presencial agendado para tirar dúvidas ou no fórum e chat, interagindo com tutores e colegas de classe. Essas atividades valem nota, além de avaliações presenciais que ocorrem bimestralmente.

A grade curricular no decorrer do curso conta ainda com:

- História;

- Introdução ao Marketing;

- Administração;

- Pesquisa de Mercado;

- Empreendedorismo;

- Tecnologia Têxtil e muito mais.

Confesso que existe uma certa ansiedade em relação a colocar em prática as ideias e muitos alunos não veem a hora de participar desse momento, porém torna-se necessário muita pesquisa que é o foco principal da universidade, antes de se elaborar uma coleção de moda, por exemplo.

Como podemos constatar durante as aulas, moda é muito mais que simplesmente desenhar, ou seja, temos muito estudo pela frente. Espero ter colaborado e ainda poder contribuir muito mais para esclarecer possíveis dúvidas quanto a esse difícil momento que é a escolha do que e onde estudar.

Tags

Cursos

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2017 CNPJ: 10.542.212/0001-54