Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Design de Produto na Unisinos: Sustentabilidade e inovação como alternativa para as exigências do mercado

por Jaqueline Kunze em 30/10/19

Você já parou para pensar sobre a origem dos móveis de sua casa, do celular que carrega no bolso ou mesmo da caneta que usa para escrever? Quase todos os objetos que nos rodeiam, como utensílios, eletrodomésticos, máquinas, entre outros, foram projetados por um profissional para, além de satisfazer necessidades, também serem esteticamente atrativos.

Diante de uma demanda de mercado para a área da indústria criativa no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) iniciou, em 2011, o curso de Design de Produto, campo profissional que atua no desenvolvimento de objetos para bens de consumo, pensando em melhorias e inovações.

Workshop realizado pelos alunos de Design de Produto da Unisinos conjuntamente com o curso de Publicidade e Propaganda (Divulgação)

Com duração de 3 anos, o curso tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar no mercado com base em uma visão sistêmica, sustentável, econômica, multidisciplinar, ética e humanística. “Ele tem foco prático desde o começo da graduação e além de estudar todos os processos de desenvolvimento, do conceito a criação do produto, se estuda o detalhamento, prototipação e produção”, explica André Canal Marques, coordenador do curso.

A estudante Karen Paiva conta que é um curso dinâmico, com muitas aulas práticas. “Ele nos prepara para todas as etapas da criação de um produto e mercado, com aulas de modelagem 3D, renderização, comunicação visual, desenho, resistência dos materiais, história, marketing, dentre outras”. Para ela, esta é uma área de atuação para quem é criativo e gosta de solucionar problemas.

Entender quais métodos podem ser utilizados como facilitadores do pensamento é um dos principais objetivos do professor Celso Scaletsky, que ministra uma disciplina de projeto, nas etapas finais do curso. “Procuro auxiliar os futuros designers a melhor entender seus processos de forma que consigam chegar a um projeto final que atenda ao que pretendiam no início do semestre”.

Com o advento de novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada e manufatura aditiva, por exemplo, o curso procura desenvolver novas competências a partir das exigências desse momento, uma vez que é uma área adaptável conforme a época em que é desenvolvida.

Nesse sentido, a preocupação com questões ambientais, procurando trazer soluções sustentáveis, pode ser considerada um diferencial no Design de Produto da Unisinos. ”Todos nós estamos preocupados com o futuro da Terra, ao mesmo tempo que procuramos projetar novos produtos”, diz Celso, que também comenta que se alegra em aprender com seus alunos, ao vê-los pensar em opções criativas que respeitam a natureza e outros seres humanos: “Me dá grande satisfação quando vejo um aluno pensando em desenvolver um produto que possa facilitar a inserção de uma pessoa que tenha limitações de mobilidade ou que não consiga enxergar. Fico feliz quando meus alunos desenvolvem novas tecnologias para uma agricultura mais sustentável”.

Devido a projetos em parceria com empresas, os alunos podem ter uma boa noção do mercado. Além disso, há o Unisinos Lab, onde o estudante faz a autonomia do seu percurso acadêmico com atividades extracurriculares para desenvolver 10 competências para o século XXI, organizadas para promover a transformação social e possibilitar uma formação única para cada aluno, de acordo com o curso.

As áreas de atuação são bastante variadas para o profissional dessa área, que além de projetar os mais variados produtos, também pode trabalhar comandando equipes de trabalho ou pensar em melhorias levando em conta a opinião dos consumidores e as exigências do mercado. No curso da Unisinos, os futuros designers poderão compreender melhor seus desejos e oportunidades dentro da área, enquanto serão provocados a propor soluções nas formas, nos usos, na aplicação de materiais que tenham, ao mesmo tempo, um caráter sustentável.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54