Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Destaque em sustentabilidade, PUCRS promove ações voltadas a proteção e preservação de recursos naturais

por Jaqueline Kunze em 22/02/20

Um ranking elaborado pela Universidade da Indonésia (UI), o UI GreenMetric World University Ranking, citou 28 universidades brasileiras entre as mais sustentáveis do mundo. Entre elas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que, entre as instituições de ensino do país, é a 11º mais sustentável.

Mas o que torna uma universidade sustentável? O que, nos campi da PUCRS, demonstra cuidado com o meio ambiente? A resposta para estas perguntas pode começar no fato da universidade possuir um instituto voltado apenas para estas questões, o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

(Foto: PUCRS)
Destaque em sustentabilidade, PUCRS promove ações voltadas a proteção e preservação de recursos naturais - REVISTA QUERO
Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata), em São Francisco de Paula

Criado em 1998, o IMA tem por objetivo apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas ao meio ambiente na Universidade e na comunidade que a envolve. Entre as ações estão expedições de fotografia na natureza, mesas-redondas e palestras, workshops, organização de eventos e projetos, entre outras. 

Com um instituto incentivando ações sustentáveis, esta visão reflete em projetos e pesquisas dos alunos. Como, por exemplo, um núcleo de estudos da Escola de Engenharia que realiza pesquisa com resíduos gerados no processo de tratamento de água potável, visando o reaproveitamento na construção civil.

Ou o projeto Escola Sustentável, iniciativa de professores e alunos que busca promover gestão ambiental em escolas de Porto Alegre, por meio da melhoria de procedimentos técnico administrativos e pedagógicos. Uma equipe multidisciplinar realiza um levantamento do desempenho ambiental escolar e propõe ações para melhorias. A escolas, ao abraçarem as sugestões da equipe e realizarem as melhorias, recebem um selo de Escola Sustentável. 

A PUCRS procura se adequar aos critérios de proteção e preservação dos recursos naturais e do ecossistema na manutenção e operação da Universidade. Para isso, opera com um centro de triagem para resíduos recicláveis e orgânicos.

A Central de Resíduos da instituição é organizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que gerencia o fluxo até a saída dos Campus e destinação correta. Os resíduos são vendidos a recicladoras autorizadas a receber e manejar cada tipo de material.

Leia também:
Marco artístico do Rio Grande do Sul, Coral da PUCRS une educação e cultura
+ 4 cursos da PUCRS recebem nota máxima no Guia da Faculdade
Liga Acadêmica vinculada ao Instituto do Cérebro desenvolve alunos de Medicina da PUCRS

O uso responsável da energia também está em pauta na instituição, por meio do projeto USE. Desenvolvido desde 2008 no Laboratório de Eficiência Energética da Universidade (Labee), o projeto procura administrar a energia da Universidade, com ações técnicas, como a substituição de lâmpadas convencionais pelas de tecnologia LED, ou a instalação de um um chimarródromo com água aquecida por painéis solares em um dos laboratórios da instituição. Além disso, também desenve palestras, cursos e capacitações com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o uso sustentável de energia. 

Como uma área voltada a pesquisa e conservação da natureza, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza, o Pró-mata, é outro projeto da Universidade que visa a produção de conhecimento alinhado ao desenvolvimento sustentável. Inaugurado em 1996, em São Francisco de Paula, a região, que possui 2,4 mil hectares, florestas de araucária, campos e áreas de Mata Atlântica, é voltada para o ensino, pesquisa e extensão da PUC/RS. O Pró-mata foi reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). 

Essas são algumas das iniciativas que tornam a PUCRS uma das Universidades sustentáveis pelo mundo. Muitas outras surgem diariamente, uma vez que a preocupação com o meio ambiente está cada dia mais em pauta.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54