Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Dia do Repórter: 5 motivos para se apaixonar pela profissão

por Patrícia Carvalho em 16/02/19 280 visualizações

No dia 16 de fevereiro, comemora-se o Dia do Repórter no Brasil. O profissional dessa área é responsável por todo o processo de produção de uma notícia. É ele quem vai atrás de assuntos a serem noticiados, busca dados, verifica se as informações coletadas estão corretas, realiza entrevistas, produz, edita e publica textos.


A história

Os primeiros jornais noticiosos no País surgiram no século XIX, com o Estado de S. Paulo e o Jornal do Brasil. Até esse período, as publicações eram opinativas ou oficiais. Com a mudança nas características dos textos, que passaram a ser mais informativos e baseados em pesquisas, surge a profissão do repórter.

Atualmente, para exercer essa função é necessário possuir o Registro Profissional no Ministério do Trabalho. O curso de bacharelado em Jornalismo deixou de ser obrigatório em 2009, no entanto, a formação pode ser um diferencial em uma disputa por uma vaga de emprego, ou uma exigência em algumas empresas de comunicação.

Pensando na data e na relevância social da profissão, conversamos com o Prof. Ms. de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Márcio Juliboni, que compartilhou suas experiências como repórter e editor. Durante 15 anos de sua vida ele passou por grandes veículos como a Gazeta Mercantil, Agência Estado e Revista Exame.

Veja a seguir os cinco motivos para amar a profissão de repórter segundo o Professor Juliboni:

  1.  Ser repórter te torna mais ágil

    Digitar mais rápido foi uma das agilidades que o professor adquiriu. Ele também afirmou ter aprendido "a não deixar pontas soltas em entrevistas (nem sempre é possível retomar a conversa, por telefone ou pessoalmente, com uma fonte que lhe deu informações incompletas)".
  2. A profissão te desafia

    Segundo Juliboni, ser repórter em uma agência de notícias é como ser um equilibrista de pratos. "No dia a dia, era preciso equilibrar o tempo entre a confecção das pautas especiais com o que acontecesse no dia e precisassem de repercussão, análise, aprofundamento".
  3. Ensina a ser preciso e atento

    Notícias erradas podem causar grandes problemas para os leitores, por isso, ter precisão é muito importante. "Além disso, numa agência é preciso procurar sempre notícias exclusivas, os famosos furos, ângulos originais de apuração, pontos que ninguém tocou sobre os assuntos do momento. Isso me obrigou a estar atento a tudo o que acontecia nos meus setores de cobertura".
  4. Ensina sobre relações humanas nas entrevistas

    Para o professor, o repórter também precisa aprender a ser um pouco psicólogo e diplomata. "É preciso saber interpretar o outro, conhecê-lo, a fim de saber se a fonte está insegura em lhe revelar algo, talvez por medo de uma retaliação futura; se a fonte está tentando te manipular para que você atenda aos seus interesses; se a fonte sabe de algo, mas não quer lhe dizer ou se a fonte está enganada ou deliberadamente mentindo".
  5. Permite aprender muito

Responsável por ir a campo, abordar pessoas, buscar histórias, checar fatos e contradições, "os repórteres são os olhos, ouvidos e boca de uma redação. Por isso, por mais chavão que seja, o repórter é a verdadeira testemunha ocular da história. E isso é um manancial infinito de aprimoramento pessoal".

E aí, ficou com vontade de ser um repórter também? O Quero Bolsa pode te ajudar a conseguir dar o primeiro passo para se tornar um com uma super bolsa de estudos de até 75%! Demais, né? E o melhor de tudo, você pode fazer tudo no conforto da sua casa, pelo site. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54