Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Dia Mundial do Câncer: data incentiva educação sobre a doença e promove a prevenção

por Patrícia Carvalho em 04/02/19

Desde 2005, a partir de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Câncer.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o objetivo da campanha é reduzir o número de mortes causadas pela doença ao conscientizar e educar as pessoas sobre a doença, assim como mobilizar governos e instituições do mundo todo para o combate ao câncer.


No Brasil, somente em 2019, o número de novos casos de câncer chegou a 582.590, segundo dados divulgados pela Estimativa de Câncer no Brasil. Nas mulheres, os tipos mais comuns foram o câncer de mama feminina, que contabilizou 59.700 novos casos, o câncer no cólon e reto (18.980) e o câncer de colo de útero (16.370).

Nos homens, o tipo mais comum foi o câncer de próstata, com 68.220 casos em 2018, seguido pela traqueia, brônquio e pulmão (18.740) e cólon e reto (17.380). Pelos números alarmantes de novos casos de câncer de mama e próstata em relação aos demais, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul foram criadas para a prevenção e combate das doenças.

O que é câncer?

É o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células em tecidos e órgãos. As células do nosso corpo possuem um processo natural de multiplicação ou são descartadas quando o organismo não precisa mais delas.

Em uma célula cancerígena, no entanto, há uma mutação genética que deixa seu crescimento fora de controle. Ela se divide muito rápido e de forma agressiva, o que pode ocasionar tumores ou, até mesmo, fazer com que viva por mais tempo do que deveria.

O que causa o câncer?

Não existe um único fator por trás da doença, mas as causas são divididas em dois grupos:

  • Fatores externos: causas relacionadas ao meio ambiente como mudanças causadas pelo homem, hábitos e estilo de vida. Por meio ambiente, compreende-se natureza, ambiente de trabalho (indústrias) e ambiente de consumo (alimentos, medicamentos). De acordo com o Inca, entre 80 e 90% dos casos estão relacionados a fatores externos.
  • Fatores internos: trata-se da incapacidade do organismo de se defender de agressões externas ou predisposição genética, embora sejam raros os casos de câncer que sejam causados exclusivamente por fatores genéticos. O que também acontece, é a alteração natural nas células com o passar dos anos, que se tornam mais vulneráveis a doença.
    Imagem: Inca

Como se prevenir?

As ações de prevenção têm o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver a doença, por isso, é muito importante fazer um esforço para colocá-las em prática. Veja a seguir seis dicas para te ajudar no projeto de prevenção:

  1. Alimentação saudável: uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal contribui para um equilíbrio no organismo e, portanto, para a prevenção do câncer.
  2. Prática de atividades físicas: a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônio e fortalece as defesas do corpo, o que auxilia no combate  a células cancerígenas.
  3. Evitar comer carnes processadas: as carnes processadas como salsicha, linguiça e embutidos possuem substâncias como nitrito e nitrato, que potencializam células cancerígenas.
  4. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h: nesse período a radiação do ultravioleta B é maior e, portanto, aumenta os riscos de câncer de pele. Por isso, se não for possível evitá-la, é recomendado utilizar filtro solar, chapéus e óculos de sol.
  5. Não fumar: ao fumar, mais de 4 mil substâncias tóxicas são liberadas e podem ser cancerígenas quando inaladas, por fumantes e não fumantes.
  6. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame do câncer de colo de útero a cada três anos: o exame preventivo (ou Papanicolau), realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o País, permite a descoberta de células alteradas no Colo de útero rapidamente, o que as torna curáveis em quase todos os casos

Tratamento

O câncer pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea, por profissionais especializados na área de oncologia. Normalmente, mais de um método é utilizado para o tratamento.

Além disso, o paciente diagnosticado com câncer possui direitos diferenciados na legislação, como direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), auxílio doença e tratamento fora de domicílio. Essas e outras informações você pode conferir na cartilha de Direitos sociais para pessoa com câncer, disponibilizada pelo Ministério da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54