O mundo mudou e as profissões também. Se no passado precisávamos percorrer grandes distâncias para realizar algum serviço, hoje em dia, basta o acesso à internet para se desenvolver várias atividades.
E isso tem facilitado demais a vida de muitos trabalhadores, que podem atuar direto em home office. Este é o seu caso? Pois bem, descubra modelos de cadeiras para um escritório em casa mais confortável.
O que é preciso para a montagem de um escritório em casa?
Para montar um escritório em casa, é preciso primeiro reservar um local vago dentro de casa para isto. Este espaço deve ser bem iluminado e ventilado.
Também deve apresentar área mínima suficiente para a colocação de todos os itens mobiliários necessários, mais os acessórios, incluindo material de papelaria. E estas peças devem ser diferentes para cada tipo de profissão – sobretudo se pensarmos nos modelos de mesas e de cadeiras.
Trabalho home office: o que é, como funciona e tendências de mercado
Assim, muita gente utiliza seu espaço de home office do modo mais simples, sentando-se frente a um computador. Contudo, outros trabalhadores já precisam ficar de pé, frente a uma bancada mais alta – é o caso dos próprios designers.
Para eles, será preciso uma mesa e um banco especial, de pés mais altos. Independente disso, todos ainda necessitarão ter por perto estantes, nichos, e mais para dispor o seu material de trabalho.
Então, na hora de montar o seu escritório em casa, pense, antes de tudo, nas atividades que irá desempenhar no local. Isto determinará que tipo de móvel que você irá precisar.
Leia mais: 5 erros mais comuns do home office
Também, com relação ao caso, ainda será preciso reservar uma área mínima para o escritório dentro de casa. E não se esqueça também de prever soluções de luminárias para reforçar o sistema artificial de luzes focais ajustáveis sobre a mesa - algo fundamental.
Como devem ser as cadeiras de um escritório?
A cadeira da mesa da sua cozinha ou sala de estar, apesar de parecer muito confortável, não deve ser utilizada como cadeira de trabalho. Quando você finalmente investir em um home office, pense muito bem nisto.
Não poupe no momento de escolher os móveis certos para a sua área de escritório. Priorize por uma mesa e cadeira com medidas que se adaptem às proporções do seu corpo, sobretudo o desenho das suas costas.
É ergonomia quando nos preocupamos em projetar um espaço com todas as providências necessárias para que nada afete a nossa saúde. A questão está totalmente relacionada com o desenho e também com as medidas das cadeiras utilizadas em escritórios.
Leia mais: Estagiário pode fazer home office?
Pra começar, as mesmas devem poder deixar as pernas do usuário dobradas em um ângulo reto com o chão - lembrando que os mesmos devem caber sob o vão da mesa.
A questão mais importante que devemos observar nas cadeiras de escritório é mesmo o modo como elas acomodam o desenho da nossa coluna.
Simples, se sentamos numa cadeira e logo sentimos desconforto, a mesma deve ser descartada. Claro que alguns problemas só são identificados depois de dias ou meses de uso do móvel; porém, as consequências podem ser permanentes. Perceba que os móveis melhores têm um design que se ajusta bem às necessidades humanas.
A cadeira perfeita é aquela que vai apoiar bem a sua coluna. Ela não deve te deixar “jogado para trás” ou mesmo inclinado para frente. Todavia, não é certo que ela te coloque a 90 graus com relação ao assento, mas levemente para um ângulo de – 10 ou – 20 graus para trás, relaxando as costas, mas sem forçá-la demais. A altura mínima do assento deve ter 45 cm do chão. E é interessante que os braços possam ficar sobre um 'descansa-braços'.
Outras dicas de ergonomia do home office?
A ergonomia do home office, de um modo geral, depende do distanciamento entre todos os elementos dispostos no local.
Resumidamente, nada pode ficar tão perto ou tão longe do alcance das mãos. Também nada deve ficar tão à baixo ou tão ao alto. É o caso de todos os nossos materiais de escritório, entre impressoras, porta-lápis, teclado de computador e mais. A única exceção que podemos abrir é para alguns livros e pastas de trabalho.
Leia mais: 9 dicas para trabalhar em casa
Estude onde colocar todos os eletrônicos. Saiba que, preferencialmente, eles devem ficar sobre o tampo da mesa – a 75cm do piso. Uma prancha logo abaixo – uns 10 cm – acomodaria o teclado e mouse do PC.
Pode ser interessante usar um descanso para pulsos sobre esta tábua. Já o monitor deve ficar na mesa a um braço de distância dos olhos do usuário. E para um total relaxamento,
Colaboração: Viva Decora.