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Profissões

Está trabalhando em casa? Veja 4 dicas do Google para manter a produtividade

por Patrícia Carvalho em 19/03/20

trabalhadora preenchendo check list

Com a pandemia do novo coronavírus decretada no dia 11 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas empresas passaram a adotar o home office como uma forma de evitar aglomerações e conter o avanço do contágio do vírus, também conhecido como Covid-19.

O home office ou trabalho remoto, nada mais é do que a prática de exercer a atividade profissional dentro de casa. Devido as atuais circunstâncias, em que o trabalho remoto deixa de ser uma opção e passa ser uma necessidade, é comum que dúvidas sobre como adotar essa prática sem afetar a produtividade apareçam. Afinal, para muitos, estar em casa é sinônimo de descanso ou lazer, não é mesmo?

Leia também: Número de trabalhadores home office bate recorde no Brasil em 2018, aponta IBGE

Pensando nisso, Revista Quero fez esse post com quatro dicas da equipe do aplicativo desenvolvido para ensinar habilidades de negócios e marketing digital, Google Prime, e reproduzidas pela plataforma de pesquisa de mercado, Think With Google.

Veja a seguir quais são as 4 dicas do Google para manter a produtividade ao trabalhar em casa:

  1. Crie processos de trabalho para o seu cérebro
    Manter a rotina diária de preparação do trabalho ajuda o cérebro para as tarefas do dia. Se informar ou preparar um café são exemplos de ações que mostram que o dia já começou. 

    Feito isso, escolha um espaço que não interfira na sua produtividade. Se você é uma pessoa que não consegue se concentrar com barulhos, dê preferência a um espaço silencioso.

    Além disso, é importante evitar atividades que não estão relacionadas á sua rotina de trabalho pois elas podem ser uma fonte de distração. 
  2. Faça uma lista de tarefas
    Uma simples lista de tarefas pode te manter mais organizado, motivado e produtivo. Para montá-la, pense em objetivos de longo prazo - como concluir um projeto - e nos de curto prazo, ou seja, concluir tarefas que te conduzem até o principal objetivo.

    Escreva todas as tarefas em um papel, inclusive as que não são relacionadas ao trabalho, para não se esquecer e para riscá-las assim que forem concluídas.

    Não deixe de lado as metas menores, pois elas permitem que você veja o seu progresso e tenha um reforço positivo. 
  3. Estabeleça prazos para tudo
    O home office exige prazos tanto quanto o trabalho dentro da empresa. Por isso, depois de listar quais são as tarefas do dia, determine em quais horários e quanto tempo será necessário para executá-las.

    Além disso, crie um calendário e compartilhe com os seus colegas de trabalho. Assim eles saberão quais são os seus horários disponíveis para o trabalho e em quais são os seus horários de compromissos pessoais.

    Também é importante definir limites, pois dessa forma as pessoas entenderão que trabalhar remoto não significa que você está livre o tempo todo. 
  4. Crie um fluxo de colaboração
    Trabalhar em casa envolve muita colaboração com os colegas de trabalho por meio de videochamadas, tomada de decisões ou feedbacks.

    O e-mail, por mais que seja muito utilizado em ambientes corporativos, pode não ser muito ágil. Em situações de dúvidas simples ou atualizações, aplicativos como o Google Hangouts ou o Slack são bem-vindos.

    Já as reuniões mais formais podem ser substituídas por videochamadas. É uma forma de acompanhar o que os colegas de trabalho estão fazendo e de manter o relacionamento entre a equipe.

Leia também: Home office: confira 10 dicas para trabalhar em casa
9 profissões para quem quer trabalhar em casa

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