Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Dicas para a redação do Enem: como não zerar

por Bruno Werneck em 04/11/16 3,5 mil visualizações

Com os vestibulares e o Enem chegando, bate aquele nervosismo e algumas dúvidas de última hora, né? Principalmente se tratando de redação, que é uma parte muito importante do seu vestibular e do Enem, e que causa muitas dúvidas aos candidatos.

Mas calma, não se desespere! Existe um ponto muito importante na redação, que você deve prestar bastante atenção, pois causa a eliminação de muitos candidatos que não se atentam a isso. E é para fazer esse alerta a você que este texto está aqui. :)

Fuga ao tema

A fuga ao tema é um erro muito comum nas redações e é de caráter eliminatório, por isso vamos falar de pontos comuns que levam você a fugir do tema proposto, e claro, vamos ver algumas dicas para evitar esse problema.

A fuga ao tema não ocorre apenas quando você diverge 100% do assunto tratado, ela também pode vir camuflada na desorganização de ideias do seu texto, como quando você inicia a redação tratando de um determinado assunto e conclui apresentando outra ideia.

O tema da redação, principalmente em vestibulares como o Enem, é explícito e possibilita, inclusive, fazer recortes temáticos, ou seja, definir um assunto específico a ser falado dentro do tema estipulado para a redação. Parece complicado, né? Então, vamos descomplicar!

Fuga total ao tema:
Acontece quando o candidato trata de um assunto completamente diferente da proposta apresentada.
Exemplo:

Tema: “A imigração italiana no Brasil”.
Ideia apresentada: “o que ocorreu na Itália antes da imigração”.

Fuga parcial ao tema:
Acontece quando o candidato inicia o texto dentro do tema estipulado e acaba se distanciando da ideia principal ao longo do texto.
Exemplo:

Tema: “A imigração italiana no Brasil”.
Ideia principal apresentada: “por que ocorreu a imigração italiana no Brasil”.
Ideia apresentada ao longo do texto: “a imigração de italianos, libaneses, japoneses e etc. aconteceu no Brasil porque…”
Perceba que o caso de fuga parcial ocorre por uma desorganização de ideias durante o texto, no qual o tema é desfocado e fala-se sobre outros assuntos (ainda que estejam interligados ao tema central).

Recorte temático

Outro ponto importante e que você pode usar na construção do seu texto é o recorte temático, que não é um tipo de fuga ao tema, desde que você considere o tema central para desenvolver um subtema para a sua redação.

Exemplo:
Tema: “A ideologia de gênero na sociedade”.
Recorte temático: “Como a ideologia de gênero pode ser abordada nas escolas?”.
Perceba que não houve fuga ao tema, pois este está presente no recorte temático, ou seja, foi escolhido um subtema a partir do tema estipulado e este respeita a proposta sugerida no vestibular.

Dicas para fazer uma boa redação no vestibular e Enem

Bom, agora que entendemos como ocorrem as fugas ao tema, vamos ver algumas maneiras de evitar que isso aconteça.

Dica 1

A primeira dica e a mais importante de todas: leia os textos de apoio. Nós sabemos que os vestibulares são cansativos e que às vezes isso pode atrapalhar, fazendo com que você fique tentado a não ler os textos de apoio, principalmente quando o tema já está explícito na proposta de redação. Parece uma boa maneira de ganhar tempo, né? Doce ilusão! Os textos de apoio vão auxiliar não só a seguir o tema, como também a embasar e sustentar a sua opinião, ajudando você a se posicionar a partir dos dados e pontos de vista apresentados. Assim, você consegue construir sua dissertação argumentativa da melhor maneira possível. Portanto, faça uma boa leitura dos textos, analisando com atenção todos os dados apresentados e construa sua redação com foco no que foi explicitado nesses textos.

Dica 2

A segunda dica, mas não menos importante, é a construção de um mapa mental! “Ok, não tenho tempo para fazer isso, o que eu faço?” Faça um mapa mental! O tempo que você pode levar construindo sua redação sem antes organizar suas ideias é muito maior do que construir um mapa mental, que aliás, serve para que você não fuja ao tema e ainda consiga organizar seus argumentos de acordo com a tese definida. Portanto, faça um mapa com o tema da redação, ideia central (tese) e todos os argumentos que justificam a sua tese. Assim, você poderá evitar a fuga ao tema e organizar as ideias presentes no seu texto.


Então, você que está aí desesperado com a redação, acalme-se e não entre em pânico. Lembre-se dessas dicas e boa prova! 😉

Quer mais dicas, confira o que os especialistas do Kuadro têm a dizer! Acesse: www.kuadro.com.br/posts

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54