Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Dicas para ser efetivado no estágio

por Maria Fernanda Alves em 03/08/17 1,2 mil visualizações

Um estágio profissional seguido de uma efetivação pode alavancar rapidamente a carreira do graduando. Os recrutadores enxergam a efetivação no estágio de forma muito positiva, e isso pode beneficiar o jovem a conquistar novas oportunidades de trabalho, mesmo em início de carreira.

Bom, se ser efetivado no estágio conta muito na carreira e enriquece o currículo profissional, vamos investir nisso, não é? É por isso que hoje preparei um guia de como ser efetivado no estágio! Siga as dicas abaixo adaptando-os à sua realidade de trabalho e me conte depois se ajudou na sua efetivação :)

Dicas de como ser efetivado no estágio

  1. Entenda a dinâmica da empresa

    Mesmo que esteja no início do estágio, já busque entender como é a dinâmica da empresa, isso inclui saber como os funcionários foram contratados, cursos que fizeram,  e se existe a política de efetivação. Tudo isso de forma bem discreta, se não tiver abertura para realizar perguntas, não as faça. É melhor obter as informações naturalmente, isso evita que você crie uma imagem de enxerido, o que pode prejudicar, e muito, os planos de uma efetivação.
    Entenda também como os setores da empresa se integram, e como o seu trabalho impacta cada setor e serviço/produto final.

  2. Seja mais do que esperam de você

    É preciso que demonstre o seu engajamento e que vá muito além do que esperam de você. Realize todas as atividades que forem designadas a você com muita atenção e qualidade, observe o processo e veja como fazê-lo da melhor forma, busque otimizar o processo, se tiver essa liberdade, para que seja concluído com maior velocidade, assim poderá ter mais tempo para assumir novas responsabilidades.

  3. Seja um estagiário "coringa"

    Se você compreender bem a dinâmica de integração dos setores e os processos da empresa, poderá oferecer ajuda a algum setor de acordo com suas habilidades, isso vai da recepção a algum desafio logístico, por exemplo.
    Se você demonstrar interesse na empresa e não só na sua área poderá ser muito bem-visto, e inclusive fazer com que gestores de outras áreas passem a desejar você na equipe deles.

  4. Manifeste o seu interesse

    Demonstre seu interesse em construir uma carreira na empresa, isso não se dá apenas falando diretamente para o seu gestor ou para o RH. Encontre outras formas de demonstrar, como por exemplo fazendo cursos livres voltados para o negócio da empresa, participação em congressos e palestras que possam trazer alguma contribuição para o seu dia-a-dia e dos colegas na empresa. Mostre que você está investindo tempo e energia na empresa e que faz isso porque realmente gosta e quer crescer profissionalmente na organização.

  5. Não desista

    Por mais que o estagiário se esforce durante todo o período contratual, muitas vezes ele não é efetivado no estágio. Mas é que, muitas vezes, a efetivação depende de outros fatores, como por exemplo o principal: ter uma vaga aberta. Isso ocorre principalmente em multinacionais, onde o processo de abertura de vagas é muito mais complexo e burocrático do que em pequenas e médias empresas. Mas, mesmo que o contrato encerre e você não seja efetivado, não desista! Se você tiver feito um bom trabalho e deixar uma excelente impressão para gestores e RH, eles podem te chamar quando surgir uma vaga, isso pode acontecer pouco tempo depois do término do contrato ou depois de muito tempo, mas é importante que você faça com que a empresa queira você no time.

Dica extra 


Construir uma carreira de sucesso exige muito esforço e energia, é preciso que você esteja certo do caminho que está seguindo, pois passará bons anos da sua vida imerso nisso. Então é importante que você tenha a consciência que, caso você esteja em um estágio que não se identifica, não se prenda a ele apenas visando uma efetivação. Caso o problema seja a área, converse com o RH e veja se há possibilidade de remanejamento interno, mas caso você não tenha se identificado com a empresa, busque outras. A faculdade e o estágio são para aprendizagem, é nessa hora que você pode errar e, claro, aprender com os erros.

Quando encontrar a oportunidade que você acredita que “é a sua cara”, se jogue! Dê o máximo de si que certamente o resultado será positivo, e isso pode ir além de ser efetivado no estágio ;)

Boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54