Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Dicas para voltar ao mercado de trabalho após pausa na carreira

por Maria Fernanda Alves em 23/05/19 620 visualizações

Diversos são os motivos que levam profissionais a deixarem o andamento de suas carreiras de lado por um período, seja para dedicar um tempo à criação dos filhos, para cuidar da saúde, investir em um projeto pessoal, etc. Mas, independente da razão da pausa, talvez você encontre algumas dificuldades no retorno.

É possível encontrar serviços de consultoria especializados em recolocação profissional, mas exige um bom investimento financeiro, e tudo que envolve gastar dinheiro para quem está sem trabalhar precisa ser bem planejado, não é mesmo?

Bom, mas é possível encontrar diversas dicas gratuitas na internet que podem te ajudar no processo de retorno ao mercado de trabalho. É o caso da fala da especialista em retomada de carreira Carol Fishman Cohen ao TED Talks.

Cohen, que também pausou sua carreira por um tempo, compartilhou algumas atitudes que podem ser muito úteis no seu processo de retorno ao trabalho.

Manutenção da rede de contatos

Segundo a especialista, um grande passo é compartilhar o seu objetivo com sua rede de contatos. Publique em suas redes sociais que pretende retornar ao mercado de trabalho, fale com pessoas de sua comunidade (igreja, grupos, academia, etc), caso não conheça muita gente, invista um tempo para ampliar sua rede.

Conseguir uma indicação para uma oportunidade de trabalho pode ser mais efetivo que enviar centenas de currículos online. Foi o que aconteceu com Carolina Campos, ela atuava como arquiteta quando precisou fazer uma pausa na carreira e, ao iniciar as buscas por uma recolocação no mercado de trabalho, sua rede de contatos foi essencial no processo.

Eu usei minha rede de contatos e consegui uma indicação eu até pensei em pagar sites [que oferecem o serviço de direcionamento para vagas de emprego], mas tive feedback de pessoas que não curtiram a experiência. Procurei em versões gratuitas a solução, mas as únicas entrevistas que realmente consegui foram por rede de contatos.

Manter-se atualizado

No TED, Cohen também compartilhou sua experiência de retornar ao mercado depois de 11 anos de pausa. Umas das primeiras atitudes que teve foi assinar um jornal para acompanhar notícias de sua área e estudar ferramentas que são exigidas na área dela, excel, por exemplo.

Dependendo do tempo que você ficar afastado do mercado, ferramentas podem ficar obsoletas, processos que eram triviais serem completamente alterados, dentre outras tantas possibilidades em cada área. Portanto, é preciso buscar atualização.

Essa atualização pode vir na forma de um curso, seja ele livre (de ferramentas da sua área, por exemplo) ou nos moldes tradicionais (graduação, pós-graduação, etc). O importante é que você tente estar "na mesma página" que os profissionais da sua área.

Criar oportunidades 

Cohen compartilhou um caso de sucesso de uma mulher que ficou 13 anos afastada do mercado de trabalho que recebeu uma proposta para uma vaga temporária e sua maturidade e interesse (e claro, a disponibilidade da empresa) fez com que recebesse uma oferta efetiva e depois de um tempo uma promoção.

Caso esteja difícil encontrar uma oferta, talvez seja interessante investir em um trabalho voluntário em sua área, caso tenha disponibilidade. Para isso é preciso acionar mais uma vez sua rede de contatos para encontrar empresas que tenham interesse e estrutura para te receber. 

Você pode conferir as outras dicas da especialista vendo a palestra na íntegra. O vídeo está em inglês mas é possível habilitar a legenda em português:


Boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54