logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Direito à Educação: o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos

por Mathias Sallit em 24/12/18 3,2 mil visualizações

Em dezembro de 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 70 anos desde sua criação. O documento é composto por 30 artigos que trazem os direitos que todo ser humano tem ao nascer e  ao longo de toda a vida. E, claro, a Educação está presente em um dos tópicos.

O 26º artigo da Declaração formaliza a obrigatoriedade de uma educação primária gratuita para todos. Independente da idade, a pessoa pode ter acesso à educação e à alfabetização,

Encontre bolsas de estudo de até 80% para Direito

Ao longo dos anos, o objetivo de tornar a educação universal é renovado, mas os números mostram avanços no decorrer desse processo. A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que, nos primeiros 15 anos do século XX, o total de crianças fora da escola tenha reduzido 43%: de 100 milhões sem frequentar salas de aula em 2000 para 57 milhões em 2015.

Segundo estimativa do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o número de pessoas que sabem ler e escrever cresceu de 42%, em 1960, para 86% do total da população mundial, em 2015. Alguns países já erradicaram o analfabetismo.

Há lugares onde a alfabetização já começou a ser trabalhada de maneira mais ampla. Além da leitura e escrita, estão sendo incluídas habilidades com números, imagens e computadores no conceito de alfabetização.

Saiba mais: Declaração Universal dos Direitos Humanos: como ela cai no Enem

Cabe aos países viabilizarem que o direito à educação básica seja plenamente cumprido. No Brasil, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 garante isso, colocando esse direito como um dever do Estado e da família.

Leia o Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

1. Todo ser humano tem direito à educação. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A educação elementar será obrigatória. A educação técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

2. A educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A educação promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre as nações e grupos raciais ou religiosos, e deve desenvolver as atividades da ONU em prol da manutenção da paz.

3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do tipo de educação que será fornecida a seus filhos.

Quer continuar a estudar? Que tal começar a fazer uma faculdade e ainda pagar mais barato na mensalidade?

Quero uma bolsa de estudo 

O Quero Bolsa te ajuda a realizar esse sonho! Garanta agora até 75% de desconto nas principais universidades particulares do Brasil pelo site ou pelo 0800 123 2222.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54