Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

A área do Direito está saturada no mercado de trabalho?

por Anderson da Hora em 18/04/17 21 mil visualizações

Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país atingiu em 2016 a marca de 1 milhão de advogados inscritos no quadro da instituição. Esse número, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), equivale a um advogado para cada 205 habitantes no país.

O que isso quer dizer? Seria um possível terremoto de advogados saturando o mercado de trabalho? Não! A área do Direito é fomentada o tempo todo com fatos da sociedade - o meio social que molda a área jurídica. Logo, o ser humano em sua estrita natureza vive em grupos, comunidades e, com constante relação com pessoas. Dessa forma, os conflitos surgem o tempo todo - para que os agentes do Direito saibam intermediar os conflitos. Portanto, acredito que não podemos dizer que a sociedade vive um inchaço no Direito.

Entretanto, há um cenário desafiador, em que sobreviverão os melhores administradores do Direito. Lembre-se de que a sociedade vive novos tempos, as universidades vivem novos tempos e não é diferente com o judiciário. Os desafios são grandes, mas não são impossíveis.

Aos estudantes de Direito: é preciso entender o novo perfil dos profissionais que estão surgindo. É preciso que os advogados consigam resolver os conflitos antes mesmo de levá-los para uma disputa no judiciário. Um exemplo são as audiências de conciliações, que vieram para moldar a máquina pública e auxiliar no descongestionamento do Estado, para que consigam atuar de forma mais rápida nos conflitos da sociedade.