Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

DNA Sul: desfile de Moda da UniRitter coloca a sustentabilidade em foco

por Jaqueline Kunze em 27/11/19

(Foto: Jaqueline Kunze)
moda uniritter
Desfile contou com peças sustentáveis pensadas e confeccionadas por alunos do curso de Design de Moda

A atividade humana está levando a mudanças climáticas. Segundo a ONU, desde 1990, emissões globais de dióxido de carbono aumentaram quase 50%. Além disso, até 2050, a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas. O equivalente a três planetas seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais. Diante dessas informações, uma atitude mais sustentável por parte das empresas se faz necessária, e essa mudança de atitude começa nas universidades, durante a formação acadêmica e profissional.

Anualmente, o curso de Design de Moda do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) promove o DNA Sul, desfile com peças produzidas pelos alunos da disciplina “Projeto: Moda e Sustentabilidade”, que busca o uso de estratégias sustentáveis na realização das roupas. “Não somente como uma questão ambiental, mas trazendo também um trabalho artesanal, processos diferenciados, como aumentar o ciclo de vida do produto. São várias estratégias que a gente aborda”, explica Stella Sapper, professora ministrante da cadeira.

Ao longo de um semestre, os alunos elaboram um projeto, pesquisam, saem em busca de matéria prima e põem a ideia em prática, com o objetivo de refletir para além da questão estética da moda, mas também social, ambiental e econômica.

Para a professora Stella seria incoerente hoje em dia não pensar e abordar sobre questões ambientais no curso de Design de Moda e se alegra ao perceber que os estudantes conseguiram desenvolver trabalhos questionadores, de uma maneira madura e responsável: “É um processo que levou ao resultado e as vezes quando a gente vê o look na passarela não temos noção de todas as estratégias que os alunos trabalharam ao longo de todo o semestre.”

A estudante de Moda Maria Augustta Galbinski desenvolveu, junto de outras colegas, o projeto pensando nos oceanos. Para isso, elas conversaram com pescadores para compreender como se dá o descarte das redes de pesca. Com isso, descobriram que, em muitos casos, esse material é descartado no próprio mar.

As estudantes coletaram algumas redes, as higienizaram e transformaram em roupas as quais foram apresentadas no desfile. “No curso a gente já tem a expectativa desse desfile, então a gente procura mostrar um trabalho impecável que também possa mostrar para as pessoas que o sustentável não é só aquele begezinho que todo mundo pensa. Ele é bonito, fashion, mas com mais responsabilidade”, comenta Maria Augustta.

Castor Rules apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso na passarela. Seu foco foi no desenvolvimento têxtil, em um tecido totalmente sustentável. “Eu basicamente peguei uma planta em natura, que é a bananeira, tirei a fibra dela e fiz um tecido. E a partir desse tecido eu desenvolvi uma coleção”, explica o designer. Ele conta que o projeto foi muito importante para ele pois, por mais que trabalhasse com a reutilização de tecidos, esta foi a primeira vez que pôde controlar a origem da matéria-prima, sabendo de onde o material saiu e como foi produzido.

Leia mais:
+ UniRitter oferece qualificação em Gastronomia para aspirantes a chef de cozinha
+ Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter enriquece formação

O curso o ajudou a desenvolver habilidades para uma Moda sustentável: “E o futuro é isso, desenvolver essa moda para todos, cíclica. Vejo que o negócio está caminhando para um lado mais consciente, com peças atemporais e muito estilo e charme também”.

Prestigiando os colegas e amigos no evento, Luciane Barth revela que a roupa que veste foi feita com resíduos de confecção. Seu projeto foi apresentado no desfile de 2018 e possivelmente estará nas passarelas do próximo ano com o trabalho de Conclusão de Curso. Quando cursou a disciplina “Projeto: Moda e Sustentabilidade”, aprendeu que o termo sustentabilidade possui um significado muito mais profundo do que conhecia: “É sobre ter um salário digno, se preocupar com os animais, é a gente pensar no outro. Não só no outro do futuro, mas o outro que está lá costurando também”, diz Luciana.

O evento ocorreu no Campus Zona Sul da UniRitter e atraiu estudantes de outros cursos que pararam para assistir ao desfile, que mostrou que, de fato, é possível realizar um trabalho sustentável que, ao mesmo tempo, tenha um cunho comercial e estilo. Para confeccionar as peças os estudantes utilizaram dos mais variados resíduos, como nylon de guarda-chuva, tecidos orgânicos, algodão tingido naturalmente, câmaras de pneu, entre outras matérias-primas sustentáveis.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54