Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Doutorado sanduíche: o que é como fazê-lo?

* Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

Talvez você esteja se perguntado se esse tal de doutorado sanduíche é de comer ou algo nesse sentido, mas, brincadeiras a parte, essa pós-graduação stricto sensu é voltada ao intercâmbio do aluno por meio de bolsas no exterior em uma universidade estrangeira onde ele possa realizar parte de seu curso e desenvolver parcialmente sua tese. 

estudante formado doutorado sanduíche
Doutorado sanduíche: o que é como fazê-lo?

O doutorado sanduíche pode ter até 48 meses, sendo de três a 24 meses disponíveis para o intercâmbio que deve ser realizado no meio do curso. Isso porque o doutorando tem que começar e finalizar sua pesquisa na instituição de ensino brasileira onde foi inicialmente matriculado. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi a responsável por criar o doutorado sanduíche que garante oportunidades de pesquisa e estágio fora do Brasil. 

A partir do doutorado sanduíche, o pesquisador tem contato com infraestruturas e culturas diversas que proporcionam maiores perspectivas para o desenvolvimento de sua atividade. 

Dependendo do país em que for estudar e de qual o tema da sua pesquisa, o doutorando pode acessar recursos superiores aos oferecidos pela universidade de seu país natal, o que é uma ótima oportunidade para desenvolver ainda mais o seu trabalho. 

Como funciona um doutorado sanduíche?

Para Lucas Petroni, sua experiência no exterior foi uma oportunidade e um privilégio único para um pesquisador da América do Sul. Ele realizou seu doutorado sanduíche no departamento de filosofia da Yale University, nos Estados Unidos por meio de uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), defendido na USP.

Leia também:
Como é a rotina de um estudante no doutorado?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

“A possibilidade de participar em um centro de excelência mundial na área em que pesquiso e contribuo, mudou minha compreensão do que devemos esperar da docência e da pesquisa universitária”, afirma. 

Para Petroni, o doutorado sanduíche lhe ajudou preenchendo uma lacuna ocasionada por desigualdades socioeconômicas. Ele, que teve como tema da tese a igualdade e justiça social, hoje trabalha como pesquisador de pós-doutorado na universidade onde fez o intercâmbio.

“Como muitos da minha geração, fui o primeiro da família a estudar em uma universidade pública, o que, nos EUA, me torna um estudante fora das redes e das práticas das elites. Isso significa muitas coisas, dentre elas, a dificuldade com competências educacionais que, no Brasil, dependem da riqueza das famílias, como o ensino de línguas e viagens para fora do país”, analisa o filósofo.

Além disso, o doutorado sanduíche oferece uma ótima chance de destaque dentro do campo do pesquisador, aumentando assim o nível de pesquisa acadêmica sobre o assunto dentro do seu país de origem. 

Petroni também ressalta que o caminhar da sua carreira como é atualmente e de sua atual pesquisa não seriam possível sem a sua experiência e networking fora do Brasil. Além disse, para ele, a produção de conhecimento não possui fronteiras. 

Leia também:
Todos os segredos para preparar a tese de doutorado perfeita
Existe doutorado EaD?
Quando alguém pode ser chamado de doutor?

“Isso porque precisamos acompanhar o que está acontecendo em outras comunidades que não as nossas. Além disso, para um pesquisador sul-americano, oportunidades como essa ajudam a contextualizar a nossa posição, por vezes injusta e arbitrária, no sistema de produção intelectual em mundo economicamente globalizado, mas ainda culturalmente excludente", finaliza Petroni.

Como participar de um doutorado sanduíche? 

Para realizar um doutorado sanduíche basta estar regularmente matriculado em um programa de doutorado, vinculado e aprovado pelo Programa de Cooperação Internacional da Capes

Além disso, é necessário inscrição para bolsa de doutorado sanduíche e, ou, permissão da universidade matriculada e da universidade de destino. 

Como conseguir uma bolsa de doutorado sanduíche? 

Para conseguir uma bolsa de estudo para realizar um doutorado sanduíche no exterior, você precisa ficar de olho nas oportunidades disponibilizadas pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), desenvolvido pela Capes. Ele oferece bolsas com valor mensal, auxílio-instalação, seguro saúde e um valor adicional para cidades com custo de vida elevado.

Pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também é possível encontrar bolsas pelo sistema SWE, que disponibiliza auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro saúde e bolsa-auxílio mensal, com eventuais taxas escolares. 

Ainda, por meio de convênios específicos entre a universidade em que você está matriculado para doutorado e a que deseja fazer o intercâmbio. Ou em bolsas de pesquisa, abertas ocasionalmente, em associações culturais ou de organizações como a Comissão Fulbright, que tem como principal ação o intercâmbio educacional e cultural.

E como fazer conseguir uma bolsa de estudo no Brasil?

Se você quer fazer um doutorado no Brasil, também é possível encontrar ótimas oportunidades de bolsas de estudo. No Quero Bolsa você encontra a bolsa para a vaga ideal em todos os tipos de pós-graduação, seja especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

O melhor de tudo é que os descontos chegam a 80% nas mensalidades. Veja as oportunidades abaixo que ainda estão em aberto:

Melhores bolsas de pós



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54