Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

É possível conciliar a graduação com o teatro musical?

por Hans Moura em 25/07/17 730 visualizações

Ele é brasiliense, tem 21 anos, faz Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB) e está cursando o 6° semestre da graduação. Além disso, estuda Teatro Musical na Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB). Seu nome: Pedro Isaac Maciel.

O estudante no espetáculo da Escola de Teatro Musical de Brasília

Mas como ele consegue conciliar isso tudo? Será que é possível combinar essas atividades?

O início de tudo

A escolha de uma profissão é uma decisão muito difícil para muitos estudantes. A recomendação dos especialistas no assunto é de que o autoconhecimento é fundamental para isso, portanto devemos identificar quais são nossas habilidades e as atividades com as quais temos mais afinidade. “Sempre me interessei por teatro, cinema e pintura. Adorava desenhar também. Além disso, sempre me disseram que o curso de Arquitetura era multidisciplinar. Acho que isso combinava muito comigo, já que sempre gostei de Exatas e Humanas. Um curso em que eu pudesse trabalhar com essas duas áreas me pareceu uma ótima opção. Hoje, na metade do curso, posso dizer que foi uma escolha acertada”, lembra Pedro.

O estudante se envolveu nas atividades artísticas logo no início da faculdade. “Desde o 2º semestre comecei a estudar teatro musical. Escolhi a Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB). Tenho aulas semanais de canto, dança, teatro e sapateado. Este ano, a fim de aprimorar meus conhecimentos em dança, comecei a fazer também aulas de balé”, conta.

“Um movimento artístico não se resume simplesmente em aquisição de habilidades. No contexto educacional, ele se torna um grande aliado no desenvolvimento humano. Apesar de ocupar muito do meu tempo e deixar minha rotina bem corrida, estudar teatro musical melhorou muito minha qualidade de vida, meu humor e até meu empenho com os estudos”, completa.

Conciliando o teatro com a Arquitetura

O curso de Arquitetura demanda muito esforço. A conta parece impossível de fechar quando o assunto é tempo, mas o estudante revela seu segredo: “Eu não vou mentir, a minha rotina é bem pesada. Mas, sempre fui um pouco assim, meio viciado em fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Gosto disso. Dou o meu melhor em tudo que faço e, até o momento, tenho colhido bons resultados no meu desempenho”, confessa.

“O meu segredo é muito simples: eu amo tudo o que faço. Nada para mim é um fardo. Claro que sempre tem uma ou outra matéria um pouco chata na faculdade, mas sempre lembro que dei duro para estar onde estou, e isso me dá motivação para continuar”, revela.

O grupo de teatro musical em mais uma de suas apresentações

Planos para o futuro

Apesar de ter o sonho de todo universitário com uma boa oportunidade para o futuro profissional, realizar isso pode parecer mais complicado do que se imagina. Para ele, o planejamento antecipado é a chave para o sucesso.

“Em um futuro ainda não muito próximo, pretendo me arriscar no mercado do teatro musical. Esse mercado tem crescido muito no nosso país. As oportunidades estão aumentando cada vez mais. Na medida do possível, tenho tentado me preparar para isso. Além das atividades mencionadas anteriormente, é essencial manter um bom condicionamento físico para um ator de teatro musical, por isso frequento a academia. Cantar, dançar e sapatear ao mesmo tempo é muito mais difícil e exaustivo do que parece”, relata.

“Na Arquitetura, meus planos são um pouco incertos. O curso me oferece muitas possibilidades, e gosto de muitas delas. Já mudei muitas vezes de ideia sobre o que eu queria fazer, mas tenho noção do que quero. Tenho muita vontade de me especializar em cenografia de teatro e cinema depois de terminar o curso. Seria uma forma de me manter em contato com as duas áreas”, disse.


Dicas do Pedro
“Com muita organização, dedicação e disciplina, você consegue fazer tudo sem surtar. Acredite em você mesmo, pois há sim a possibilidade de conciliar uma faculdade com qualquer outra atividade de seu interesse”, conclui.
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54