Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Ecofeira Unisinos: Produtos ecológicos à disposição na universidade

por Jaqueline Kunze em 09/12/19

Todas as quartas-feiras, aqueles que passam pelo corredor principal do campus de São Leopoldo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) se deparam com frutas, verduras, alimentos coloniais e um aroma agradável que vem de velas e produtos de limpeza. É a Ecofeira Unisinos, que, como o nome já diz, tem princípios ecológicos em cada item que fica a disposição para venda.

(Foto: Rodrigo W. Blum/Unisinos/Reprodução)
ecofeira unisinos
A feirinha de produtos ecológicos, que existe desde 2016, já se tornou tradicional na Unisinos

A feira foi idealizada por professores, pesquisadores e acadêmicos do Instituto Humanitas, do Programa de Ação socioeducativa na Comunidade (PASEC), do Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (Tecnosociais) e pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de São Leopoldo (EMATER). Ela contou também com a participação de produtores familiares, associações e cooperativas da região.

Com isso, os estudantes universitários, professores, funcionários e público em geral encontram, dentro da própria Unisinos, um alimento oriundo da agricultura familiar, o que possibilita uma alimentação saudável, menos industrializada, em contrapartida à rotina de estudos e trabalho que muitas vezes toma o tempo dos universitários, os fazendo descuidar dessas questões.

“Muitos jovens que estudam na Unisinos não tem o contato e conhecimento de um produto orgânico, ecológico, que ajuda a natureza”, comenta Camila Kauer, que vende pães, cucas, bolos e outros alimentos na linha da panificação. Ela tenta trazer com esses alimentos coloniais a lembrança do sabor da comida de vó, da comida caseira.“Uma fonte de renda, mas também de conhecimento, de aprendizado e de amizade”.

Até mesmo presentes para as datas comemorativas de fim de ano são possíveis encontrar na Ecofeira. A exemplo das velas decoradas e aromatizadas da cooperativa Mundo mais Limpo, representada pela feirante Regina Silva, que não apenas atende, mas acolhe cada pessoa que para interessada nos produtos.

Ela conversa, escuta, distribui um folheto da cooperativa que informa a maneira correta para o descarte de óleo.”Eu gosto de fazer feira, a gente recebe das pessoas e também dá carinho, atenção para elas. Às vezes querem conversar, querem contar sua situação e a gente para para ouvir. Isso é gratificante” diz Regina, revelando que, com a disposição que possui para ouvir as pessoas, gostaria de ter estudado para ser psicóloga.

Francisco Klein também comenta sobre essa troca que a feira proporciona. Como agricultor familiar, ele passa muito tempo em sua casa, onde planta e colhe muitos dos produtos que vende. Estar na Unisinos semanalmente como feirante possibilita conhecer mais pessoas, muitas as quais encontra com frequência, além de vender o produto: “É bom para nós esse espaço que a Unisinos cedeu, tanto financeiramente quanto socialmente. A gente encontra muitos amigos aqui”.

Leia também:
+ "Viva Junto Unisinos": prevenção por meio do estímulo da cultura e da vida em comunidade
+ Design de Produto Unisinos: Sustentabilidade e inovação como alternativa para o mercado

Troca entre comunidade acadêmica, feirantes e consumidores

A feira conta também com oficinas e atividades culturais, oportunizando encontros e trocas de saberes entre produtores e consumidores, onde os feirantes aprendem com estudantes e professores e também passam adiante o que sabem. “O propósito é incentivar a formação sobre a agricultura orgânica e suas múltiplas implicações com a sociedade sustentável”, explica Marilene Maia, professora de Serviço Social na Unisinos e coordenadora do Observatório da Realidades e das Políticas Públicas do Vale do Sinos, o ObservaSinos.

Simultâneas à feira são realizadas oficinas sobre plantas, discussão sobre a realidade da alimentação e da fome, entre outros debates. Marilene Maia também enfatiza que são compartilhados saberes entre os agricultores, acadêmicos e pesquisadores nos espaços de laboratórios e da horta da universidade.

O envolvimento da feira com a Unisinos, os feirantes, o poder público local e outros grupos de produção da região foram crescendo ao longo dos anos, contribuindo para o ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica. “Dimensões que conferem à universidade, seus estudantes, trabalhadores e professores a experiência de repensar a vida em suas múltiplas dimensões e relações”, salienta Marilene.

Ecofeira Unisinos

(Foto: Camila Kauer/Ecofeira/Reprodução)
A Ecofeira acontece às quartas-feiras, no campus de São Leopoldo da Unisinos

Aberta ao público em geral, a Ecofeira ocorre todas as quartas-feiras, das 10h às 18h, em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, que fica localizado no corredor principal da instituição de Ensino. O espaço de venda de produtos ecológicos e as atividades que ocorrem em junção à ele param durante o período de férias, retornando em março de 2020, no início do próximo semestre letivo.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54