Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

O que são os editais da Capes e como acessá-los?

* Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

Você provavelmente sabe o que é Capes, certo? Mas para que não haja dúvidas, antes de entrarmos no tema sobre os editais que a Capes disponibiliza, vamos começar com uma introdução sobre o que é a Coordenação para não restar mais nenhuma dúvida.

prédio capes mec
O que são os editais da Capes e como acessá-los?

Como já dissemos, a Capes é a Coordenação, de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundada pelo Ministério da Educação (MEC). Ela iniciou suas atividades oficialmente em 1952, avaliando pedidos de auxílios e bolsas para participantes de pós-graduação em todo o Brasil.

Desde então, a instituição tem sido uma peça de extrema importância para o desenvolvimento, avanço e êxitos para a consolidação das demandas de conhecimento da sociedade acadêmica brasileira, por meio do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Consequentemente, a Capes tem servido por todo esse tempo como um grande instrumento para a academia científica, principalmente para os estudantes de pós-graduação, nos cursos de mestrado e doutorado.

Isso porque as ações da Coordenação geram resultados usados como base para a avaliação, aperfeiçoamento e fomento de políticas para tais programas acadêmicos, como bolsas, auxílios e apoios por meio de seus editais.

Leia também:
Tudo sobre o Currículo Lattes segundo a Capes
O que é a Capes?

Agora que já estamos mais por dentro do assunto, vamos entender melhor o que são, para quem são e como funcionam os editais da Capes. Confira na leitura a seguir:

Como começou e o que são os editais da Capes?

Com o decorrer das ações políticas sobre as formas de ensino, sempre adentrando o ensino superior e a pós-graduação, além das vivências da Capes tanto no MEC como no próprio Governo Federal nas décadas de 60 e 70, foram estabelecidas e regulamentadas reformas universitárias, do ensino fundamental e a consolidação da pós-graduação no Brasil.

Dessa forma, a Capes ganhou outras atribuições para além da avaliação, além de um orçamento próprio.

Foi assim que a Coordenação aumentou suas ações e começou a atuar na qualificação tanto de profissionais acadêmicos, quanto de professores de universidades e, recentemente, de professores da educação básica.  

E, desde 1953, a Capes começou a disponibilizar bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, no ano citado iniciou com 54 bolsas, saltando para 194, em 1954. E desde então, o número só continuou a aumentar.

Os editais da Capes funcionam, basicamente, como bolsas de estudos para participantes de programas de pós-graduação no âmbito nacional, com parcerias nacionais a depender do curso e linha de pesquisa.

Tais editais abrangem todos os formatos de pós-graduação: stricto sensu, para quem deseja seguir um mestrado ou doutorado acadêmico, e lato sensu para quem busca o lado mais profissional da coisa.

Seja qual for a sua escolha, a bolsa definida, se disponibilizada pela Capes, será institucional, o que significa que faz parte de um programa avaliado e recomendado pela Capes, ou seja, com nota igual ou superior a três e com cota para bolsistas.

O que são as avaliações da Capes?

Como muito se fala, uma das principais atividades da Capes é a de avaliar cursos de pós-graduação.

Pois bem, tais avaliações servem como um padrão de excelência para os programas de pós-graduação no Brasil, além de auxiliar o desenvolvimento de ações de bolsas de estudo, auxílios e apoios para os participantes desses cursos.

Como funcionam e para quem são os editais da Capes?

Os editais são estudados e disponibilizados pela Capes, mas todas as bolsas têm sua gestão feita pelas próprias Instituições de Ensino Superior, que ficam responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas.

A Capes é responsável por realizar o pagamento aos bolsistas, que serão indicados à Coordenação pelos dirigentes dos cursos. Tanto que, para resolver problemas ou solucionar dúvidas, os alunos devem entrar em contato com suas respectivas instituições, e não com a Capes.

Tais bolsas são abertas e destinadas a instituições públicas e privadas, desde que possuam linhas de pesquisas contempladas pelo edital.

Leia também:
Passo a passo para cadastrar seu currículo na plataforma lattes
Saiba como incluir a sua pós-graduação no currículo

As cotas de bolsas são distribuídas conforme os seguintes critérios: política de apoio prioritário às áreas estratégicas estabelecidas pela Capes; característica, localização, dimensão, nível e desempenho do curso na avaliação da coordenação; análise de diagnósticos e políticas de indução da Capes.

De quanto em quanto tempo saem editais da Capes?

Não existe uma periodicidade exata para lançamento de editais da Capes. Portanto, é necessário estar atento às notícias que a coordenação informa à imprensa e em seu site.

Ou seja, mantenha uma busca constante por informações, até porque cada edital tem  características que podem ser utilizadas em diferentes perspectivas.

Bolsas de estudo para mestrado ou doutorado? Temos!

Um bom meio de ficar por dentro de editais é acompanhar plataformas de informação, como a Revista Quero Bolsa, que publica diariamente sobre novidades e Programas de Governo para cursos de pós-graduação.

Além disso, o Quero Bolsa tem mais de seis mil parceiros entre escolas e faculdades brasileiras que disponibilizam bolsas de pesquisa.

No site, você pode fazer sua busca através da instituição ou do programa que deseja, além de comparar informações que te garantem os melhores resultados.

Mais de 700 mil alunos tiveram acesso a bolsas de estudo com o Quero Bolsa até hoje!

Bolsas de pós-graduação



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54