Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Edital Enem 2018: tudo que você precisa saber sobre a prova

por Natália Plascak Jorge em 21/05/18 68 mil visualizações

Muita gente ainda não leu todo o edital do Enem 2018, mas, você sabia que pode encontrar bastante informação útil sobre essa prova nessa leitura?

Com o objetivo de facilitar a vida de quem ainda não teve coragem de fazer isso, a Revista Quero fez um resumo com as informações mais importantes que você pode encontrar nesse material.

Principais pontos do Edital do Enem 2018

Cronograma

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11/04/2018
  • Justificativa de ausência no Enem 2017: 2 a 11/04/2018
  • Inscrições: 7 a 18/05/2018
  • Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23/05/2018
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 28/05 a 3/06/2018
  • Aplicação das provas: 4/11/2018 e 11/11/2018

Em 2018, a solicitação de isenção da taxa de inscrição aconteceu antes do período de inscrição. Independentemente de ter conseguido a isenção, todos os interessados na prova tiveram que fazer a inscrição.

Horário da prova do Enem 2018

  • Abertura dos portõe: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Áreas de conhecimento avaliadas no Enem 2018

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática

No primeiro dia, serão as provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração será de cinco horas e trinta minutos.

No segundo dia, será a vez das provas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e
Matemática e suas Tecnologias. A duração será de cinco horas.

Como é possível usar o resultado do Enem

  • autoavaliação do participante;
  • aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
  • entrar na faculdade, especialmente nas instituições federais de educação superior com o Sisu;
  • participar de programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior, como o Fies e o Prouni;
  • seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho;
  • desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Quem pode ser considerado treineiro

É considerado treineiro o participante que tenha menos de 18 anos no primeiro dia de aplicação da prova e que vai terminar o Ensino Médio depois do ano letivo de 2018.

Os resultados individuais não podem ser usados pelos treineiros.

Isenção da taxa de inscrição

O participante que teve a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 aprovada e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação vai precisar justificar a ausência no Sistema de Isenção do Enem 2019, se quiser pedir novamente a isenção.

Aqueles que foram isentos da taxa de inscrição do Enem 2017, que não compareceram às provas nos dois dias de aplicação e desejaram solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2018, precisaram justificar sua ausência com documentos.

Quem teve a  justificativa de ausência reprovada pôde entrar com recurso, no prazo máximo de cinco dias, e inserir novos documentos para justificativa de ausência.

Atendimento especializado, específico e Nome Social

Quem tiver alguma condição especial para realizar a prova pode solicitar Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo Nome Social no momento da inscrição:

Atendimento especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental),
surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

Atendimento específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica

Se a documentação enviada na hora da inscrição for aceita pelo Inep para o Atendimento Especializado, o participante pode ter o tempo adicional de 60 minutos em cada dia de prova.

Em caso de reprovação, o participante será comunicado, por meio do e-mail e/ou celular, (via SMS), informados pelo próprio participante na hora da inscrição que, no prazo máximo de cinco dias, deverá enviar novo documento comprobatório pelo endereço: http://enem.inep.gov.br/participante. Caso o documento enviado não esteja de acordo com o solicitado, o participante não receberá o atendimento especializado e/ou tempo adicional.

Quem precisar amamentar durante as provas pode pedir Atendimento Específico, indicando a opção "Lactante" na inscrição.

Quem possui um processo formal de escolarização em instituição hospitalar ou afim e está na condição de estudante internado para tratamento de saúde também pode solicitar Atendimento Específico, indicando a opção "Classe Hospitalar" na inscrição.

Depois do período de inscrição (das 10h (Horário de Brasília-DF) de 28 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 3 de junho de 2018), o participante travesti ou transexual (pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente com sua identidade de gênero) pode solicitar o Atendimento pelo Nome Social. Isso pode ser feito pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

Lembre-se!

As informações fornecidas para atendimento e/ou auxílio de acessibilidade devem ser exatas e fidedignas. Se não, é possível responder por crime contra a fé pública e ser eliminado da prova a qualquer momento.

Pagamento da taxa de inscrição

O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 deve ser feito pelo participante que não solicitou isenção do pagamento da taxa de inscrição ou teve sua solicitação de isenção reprovada.

O valor da taxa de inscrição será de R$82,00 e deve ser pago até o dia 23 de maio de 2018. Ele pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Não haverá prorrogação desse prazo mesmo que o último dia do prazo, 23 de maio de
2018, seja feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido para o pagamento da taxa.

Se for necessária a reimpressão do boleto, é possível gerar novamente a Guia de
Recolhimento da União (GRU Cobrança) na página do participante.

Somente em caso de cancelamento do Enem 2018, o valor referente à taxa de inscrição será devolvido.

É proibida a transferência do valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil. Segundo o Inep, isso deve ocorrer dentro de 3 a 5 dias úteis.

Dica importante!

Guarde o número de inscrição gerado e a senha cadastrada em local seguro. Essas informações devem ser solicitadas para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante; para a consulta e a impressão do Cartão de Confirmação da Inscrição; para a conseguir os resultados individuais via internet; e para a inscrição em programas para entrar na faculdade, programas de bolsa de estudos e/ou de
financiamento estudantil.

As alterações como município de provas e a opção de língua estrangeira são permitidas
apenas durante o período de inscrição. As informações fornecidas para responder o  Questionário Socioeconômico não poderão ser alteradas.

Cartão de Confirmação

O Inep vai disponibilizar o Cartão de Confirmação da Inscrição no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Nesse cartão, constarão o número de inscrição; a data, a hora e o local de aplicação das provas; a indicação do(s) atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s); e a opção de língua estrangeira selecionada.

É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de prova.

No dia da prova

É obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação original com foto para a realização das provas.

Documentos válidos: Cédulas de Identidade; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Se o participante não tiver a via original de documento oficial de identificação com foto por causa de extravio, perda, furto ou roubo, pode fazer as provas desde que mostre o boletim de ocorrência (ele deve ter, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame) e submeter-se à identificação especial, com coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio.

As respostas das provas objetivas e da redação deverão ser transcritas com caneta esferográfica de tinta preta com material transparente.

Antes de entrar na sala de provas, o participante deverá guardar, no envelope porta-objetos, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. Esse envelope deve ser lacrado e mantido embaixo da carteira durante a realização das provas. Ele deve permanecer lacrado até a saída definitiva do local de provas.

O banheiro do local de provas não pode ser utilizado pelo participante depois que a prova acabar, na saída definitiva da sala de provas.

Não é permitido entrar na sala de provas com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas
eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e
mensagens, sob pena de eliminação.

Não é permitido usar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu,
viseira, gorro ou similares durante as provas.

Atenção!

Se o participante precisar de uma Declaração de Comparecimento, pode consegui-la no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. É preciso apresentar essa declaração impressa ao aplicador, em cada dia de prova.

Divulgação do gabarito e resultados

Os gabaritos das provas do Enem vão se divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, no Portal do Inep, no endereço http://portal.inep.gov.br/enem, e no aplicativo oficial do Enem.

Os resultados individuais do Enem 2018 poderão ser encontrados no endereço
http://enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo oficial do Enem 2018. A data ainda não foi divulgada. Isso costuma acontecer no mês de janeiro.

Os resultados dos treineiros serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados da prova.

O participante que tiver problemas durante a aplicação das provas pode pedir a reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o dia 11 de novembro, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Os casos vão ser avaliados, e a resposta da solicitação será informada por e-mail e/ou número de celular (via SMS) cadastrados pelo participante.

Quem não solicitou o Atendimento Específico por Classe Hospitalar na hora da inscrição pode fazer isso pela central de atendimento ao cidadão (0800 616161). As solicitações serão analisadas para verificação da viabilidade desse atendimento na aplicação regular. Caso isso não seja possível, o participante pode ser atendido no período de reaplicação, a ser divulgado por e-mail e/ou número de celular (via SMS) cadastrados na hora da inscrição.

E aí? Gostou do resumo das informações do edital do Enem 2018? Está pronto para fazer a prova?


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54