Em comemoração aos quinze anos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), a Universidade de Brasília (UnB) realizou o primeiro colóquio internacional sobre a temática através da campanha universitária UnB Mais Humana.
Sobre o evento
O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro de 2018, no Auditório da Faculdade de Direito (FD) da UnB, e contou com o apoio da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério de Direitos Humanos (MDH) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O foco principal do encontro foi refletir sobre os principais pontos do PNEDH que completou quinze anos em 2018. As mesas temáticas discutiram sobre a educação básica, superior e não formal. Além disso, segurança pública, justiça e, também, relação com a mídia e o contexto da América Latina estiveram presentes nas pautas dessa discussão.
Na ocasião, comemorou-se os setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde as pautas se encontram cada vez mais presentes nos diferentes cenários dos contextos sociais.
A universidade é o local ideal para discutir os assuntos relacionados a Educação em Direitos Humanos, pois o público interessado traz diversos pontos de vista e oportunidades de esclarecer seus anseios acadêmicos diante dessa temática.
Participantes
Grandes nomes dos Direitos Humanos participaram das discussões do evento:
- Aida Monteiro, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
- Adriana Escorse de Moraes, coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos do MDH;
- Nair Bicalho, professora da UnB;
- Juciara Rodrigues, diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH.