Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
623abd176150a22256b8ff81ce82bf22b2567d8e 9954b1de9870b436e1076511d89b63e19ce7406f
Universidades

Alunos de Educação Física da Unicamp participam de projetos de extensão com atividades com a comunidade

por Marina Borges em 12/09/19

A Faculdade de Educação Física (FEF) e o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm desenvolvido diversas práticas esportivas com a finalidade de envolver a comunidade do campus. Atividades como caminhadas, corridas e campeonatos em diversas modalidades com a presença de professores, alunos e funcionários têm sido uma constante dentro dos projetos de extensão oferecidos.

Dessa forma, o esporte tem conquistado simpatizantes e gerado uma maior integração na convivência profissional dentro da estrutura da faculdade, o que mostra que as ações da FEF e do GGBS têm despertado a comunidade para a importância da prática esportiva em busca de uma vida mais saudável.

Leia também: 3 áreas em alta no mercado de Educação Física

extensão unicamp
(Arte: Marina Borges)

Abrangendo atividades esportivas nas mais diversas modalidades convencionais e paralímpicas, desde crianças até idosos, os projetos oferecidos na FEF tem grande envolvimento dos estudantes de graduação e pós-graduação, de acordo com cada área de interesse.

“Os alunos têm espaço para aproximação da realidade de atuação profissional e seus desafios, contribuindo para sua formação. Além disso, as atividades contam com o apoio e incentivo da Unicamp, com estrutura física e recursos como bolsas para determinada quantidade de participantes”, explica Maria Luíza Tanure, coordenadora das atividades de extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Comunidade em foco

As atividades de extensão acadêmica são parte essencial na vida da Faculdade de Educação Física (FEF), pois “permitem a participação de alunos de graduação, os quais adquirem experiência por meio do contato com as atividades inerentes à formação acadêmica”, explica o professor Miguel de Arruda, ex-diretor da FEF. Para ele, o reconhecimento acadêmico e científico da unidade são decorrentes das ações da extensão.

“No campo de aplicação e elaboração de monografias de conclusão do curso, inúmeras pesquisas e intervenções com a sociedade foram geradas, principalmente na área dos esportes, incluindo os adaptados”.

extensão unicamp
O golbol é uma das modalidades oferecidas na extensão da Unicamp e é praticada por atletas que possuem deficiência visual (Foto: Reprodução/FEF)

Assim, em ação conjunta com o programa de pós-graduação e com a graduação, a extensão tem contribuído com a evolução do esporte e das atividades físicas para pessoas com e sem deficiência, nos âmbitos da universidade e da comunidade urbana, regional e nacional.

Segundo Arruda, as atividades esportivas vão além das clássicas e se solidificam no contexto da prática regular com abrangências diferenciadas, tais como: modalidades esportivas natação, futebol, tênis, lutas, badminton, ginástica, triathlon; e atividades físicas diversas avaliação e prescrição de exercícios e qualidade de vida, atividades circenses, dança de salão, ginástica localizada, hidroginástica, musculação e yoga.

Para além da universidade

As ações de extensão da FEF da Unicamp também contemplam alunos do Sistema Educativo da Unicamp (Escola Sérgio Porto, Ceci, Creches, EMEI e Prodecad), com diversas atividades esportivas nas escolas. Há também outros projetos específicos envolvendo os alunos, como o Grupo Ginástico da Unicamp, Grupo de Ginástica Geral da FEF e Projeto de Circo.

“As atividades ofertadas pela Coordenação de Extensão são de primordial importância na construção acadêmica do corpo discente e de aprofundamento de conhecimento nos diferentes projetos de esportes, de atividades físicas e em especial atenção à inclusão com a participação de pessoas com deficiência”, destaca o ex-diretor da FEF.

Desempenhando um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico construído na universidade, os projetos de extensão visam trazer a realidade e suas demandas para a comunidade além da instituição. As atividades propostas fundamentam a formação de futuros profissionais que atuarão nos mais diversos setores da sociedade, ampliando, assim, o espaço de discussões conceituais iniciado em sala de aula.

“Os projetos de extensão também se apresentam como espaço essencial para realização de pesquisas aproximando a população de estudo aos alunos da universidade e seus docentes. Em relação ao aluno participante, os projetos da Unicamp têm se mostrado de extrema relevância, tendo em vista a grande procura e demanda por atividades esportivas com diferentes objetivos”, aponta Maria Luíza, coordenadora das atividades de extensão da FEF.

Atividades sociais

Assim como a Faculdade de Educação Física (FEF), o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) tem desenvolvido diversas atividades com participação maciça da comunidade, como a Copa GGBS de Futebol Society, o Festival de Futebol para menores, o Dia do Desafio na Unicamp, o Passeio Ciclístico como parte das atividades do "Dia da Integração" e o incentivo para a formação da equipe de corrida da Unicamp.

De acordo com Edison Lins, coordenador do Grupo, os eventos desportivos, além de promoverem integração, motivação e troca de experiências, contribuem para a qualidade de vida na medida em que produzem impacto positivo nos indicadores de saúde. “É importante que a universidade esteja avançando nessas ações e que as mesmas se ampliem cada vez mais".

extensão unicamp
O Rugbi em Cadeira de Rodas é um esporte paraolímpico em desenvolvimento no Brasil e uma das modalidades ofertadas pela Unicamp (Foto: Reprodução/FEF)

As atividades de extensão são fundamentais para a formação de qualidade nos cursos de graduação. Segundo Maria Luíza, “estas atividades ampliam as discussões da sala de aula e aproximam o aluno das especificidades do campo profissional, proporcionando experiência antes da sua saída da universidade. Além disso, permitem trocas de vivências e conhecimentos com profissionais já atuantes, tendo em vista que estes procuram o ensino superior para sua capacitação após um período no mercado de trabalho”.

A extensão universitária é, portanto, uma das funções sociais da universidade, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas que levam em conta os saberes e fazeres populares, garantindo, assim, valores democráticos de igualdade de direitos, respeito ao outro e sustentabilidade ambiental e social.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

623abd176150a22256b8ff81ce82bf22b2567d8e 9954b1de9870b436e1076511d89b63e19ce7406f

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54