Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Eduplay: conheça a plataforma universitária de conteúdo audiovisual do MEC

por Giovana Murça em 07/06/21

Nesta segunda-feira (07), o Ministério da Educação (MEC) lançou o Eduplay, uma plataforma universitária de conteúdo audiovisual gratuita e aberta ao público. A nova plataforma reúne transmissões ao vivo, videoaulas, programas de TV e rádios universitários, canais exclusivos e podcasts.

Reprodução/MEC
eduplay

Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Eduplay permite o acesso a conteúdos exclusivos voltados ao ensino, pesquisa e extensão por meio de um portal de vídeos e áudios para o ensino superior no Brasil.

Substituindo o portal Vídeo@RNP, a plataforma atenderá alunos universitários, pesquisadores e professores que necessitam desse tipo de tecnologia, além de ser aberto para visualização pública.

Reprodução/Youtube MEC
eduplay
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, discursando durante lançamento da plataforma Eduplay

Com o objetivo de se tornar o maior portal de conteúdo audiovisual para a educação e pesquisa no Brasil, de acordo com o MEC, o Eduplay já tem mais de 40 mil vídeos relacionados a ensino, pesquisa e extensão e mais de 25 mil usuários cadastrados.

Além dos canais de TV e rádios universitárias e podcasts, o Eduplay ainda concentra um grande número de canais de TV e rádio, como a TV INES, o Canal Saúde, a TV Escola, os produtos da EBC, TV Brasil e Rádio EBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Benefícios do Eduplay

O Eduplay utiliza tecnologia de transmissão adaptativa, isto é, um tipo de transmissão que se adequa à qualidade da internet de cada usuário, o que permite alcançar alunos com baixa qualidade no acesso à internet.

Outros benefícios da plataforma são a ausência de propagandas comerciais e a segurança do conteúdo postado, já que apenas instituições com a acesso a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem postar conteúdo na plataforma. 

Pelo Eduplay, as instituições também podem realizar aulas ao vivo e gravadas por meio da integração com o LMS (Moodle) e com o Conferência Web da RNP. Segundo MEC, "o Eduplay é uma poderosa ferramenta para pesquisadores e professores, que podem produzir seus conteúdos e disponibilizá-los para consumo a qualquer tempo".

Além disso, a plataforma é totalmente nacional, desenvolvida e hospedada no Brasil, não tem custos de adesão e, futuramente, terá uma integração com ferramentas de Inteligência Artificial para geração automática de legendas e interpretação em Libras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como o Eduplay funciona?

O site do Eduplay é gratuito e aberto ao público. Para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma, os usuários devem se cadastrar diretamente pelo portal do Eduplay (https://eduplay.rnp.br) e depois realizar uma validação pelo atendimento integrado da RNP (atendimento@rnp.br).

Já para as instituições de ensino, o acesso deve ser via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Acessando pela instituição de ensino, o usuário pode acessar, publicar e realizar transmissões de imediato, mas existe limitações na quantidade de publicações. Para remover essas restrições, é necessário entrar em contato com o Service Desk do portal.

Leia mais: 21 softwares gratuitos para ajudar na vida acadêmica dos estudantes
15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos para estudar em casa
Lista de sites com cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54