Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Em 30 anos de atuação, empresa júnior da Poli USP tem projetos de impacto social

por Mathias Sallit em 11/10/19 350 visualizações

Um aplicativo que já ajudou mais de 70 mil gestantes a terem uma gravidez mais segura no estado de Goiás. Um sistema que pode ajudar jornalistas e toda a população a evitar que fake news sejam espalhadas. Um projeto que transforma óleo poluente feito a base de lixo em um produto financeira e ambientalmente positivo. Tudo isso administrado, programado e executado por estudantes de engenharia durante suas graduações.

Esses são alguns dos casos de destaque da Poli Júnior, empresa júnior formada por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP). Todos realizados realizados pela equipe da empresa, composta exclusivamente por alunos de cursos de Engenharia.

empresa junior usp
Em 2019, a Poli Júnior completa 30 anos de funcionamento (Foto: Gabriel Duarte)

Fundada em 1989, a Poli Júnior atua há 30 anos no atendimento e na procura por soluções para clientes de diversos setores, que vão desde grandes empresas até pessoas físicas buscando algum serviço. A empresa conta com cinco núcleos das cinco áreas da engenharia atendidas: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Eletrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e de Tecnologia, que engloba a área da Computação e Engenharia Elétrica.

Cerca de 150 futuros engenheiros trabalham em todos os processos e ocupam todos os cargos da empresa, desde trainee, analista e administrativo até cargos de liderança e direção. "A própria missão do Movimento Empresa Júnior é formar empreendedores capacitados", afirma Gabriel Martins Duarte, estudante de Engenharia Elétrica com ênfase em Computação e líder técnico de projetos da Poli Júnior.

Cada núcleo da empresa se dedica a algum dos projetos que estão sendo executados junto aos clientes. Com oportunidades em diversas áreas, os estudantes já exercem atividades profissionais e colocam na prática a carreira em que estão se graduando.

O fato de aprender a profissão na prática estimulou Gabriel a persistir na graduação em uma época em que sua rotina começava a desmotivá-lo. "A Poli Júnior foi muito importante para eu conseguir continuar na faculdade. Sair daquele meio de provas, semanas de provas e aulas para poder botar as coisas na prática, fazer um projeto de verdade com um cliente real, tudo muito importante para o meu emocional", conta o estudante.

Os integrantes da empresa ainda contam com o auxílio e acompanhamento dos professores da Poli, uma das principais escolas de Engenharia do país. A experiência compartilhada dos docentes e os alunos agrega aos projetos entregues aos clientes. “Se os professores sabem fazer, nós sabemos fazer. Levamos soluções tão boas quanto qualquer empresa sênior levaria", explica André Mauser, Diretor Comercial da Poli Júnior.

Leia também:
Empresa Júnior: empreendedorismo dentro da universidade

Como ingressar na Poli Júnior

O processo seletivo para que estudantes da USP ingressem na Poli Júnior é aberto dependendo da necessidade e disponibilidade de vagas e é dividido em três principais etapas.

empresa junior usp
Projetos da Poli Júnior se destacaram em áreas como meio ambiente e saúde pública (Foto: Gabriel Duarte)

Antes de iniciar a seleção, o candidato deve ter acompanhado palestras realizadas pela equipe que tratam como funciona a empresa. As apresentações têm caráter obrigatório para que alguém participe do processo seletivo. A primeira etapa consiste na entrega de um documento que se relacione com a atuação do núcleo específico onde a vaga está disponível.

Depois disso, na segunda etapa, os estudantes passam por uma dinâmica de grupo onde é proposto um case para que os avaliadores percebam como cada candidato lida com o trabalho em equipe, pilar essencial de uma empresa júnior.

A terceira fase consiste em uma entrevista que duas pessoas, geralmente o gerente do núcleo em questão e o diretor de Gestão de Pessoas, realizam com o candidato. A conversa dura, em média, uma hora e os entrevistadores buscam entender melhor quem está concorrendo ao cargo. "[Buscamos] conhecer um pouco do perfil da pessoa, saber em que momento da vida ela se encontra na faculdade para ver se ela se encaixa e se identifica com a cultura e valores da empresa e com nossa estratégia", explica Gabriel Duarte.

Após aprovados, os alunos ingressam na empresa como trainees e já contam com diversos programas de treinamento específicos para cada área, o que acelera o crescimento profissional.

"Na Poli súnior, sua curva de crescimento é muito alta. Então você acaba aprendendo muito mais do que você aprenderia no tempo de faculdade em muito pouco tempo", conta Gabriel. "Temos um plano de carreira para todos os membros, onde apresentamos todas as possibilidades de cargos que eles podem exercer na empresa".

"Você tem um crescimento muito rápido por conta dos treinamentos, a pessoa entra no projeto como analista, faz outro treinamento e depois ela tem a possibilidade de liderar um projeto", diz.

Impacto social e ambiental positivos

Alguns projetos tiveram impactos muito positivos e colocam os trabalhos realizados pelos membros da Poli Júnior em destaque em importantes assuntos, como saúde pública e meio ambiente.

Aplicativo já auxiliou mais de 70 mil gestantes em Goiás

Em um cenário onde mulheres grávidas em todo o país possuem dificuldades para ter acesso a exames cruciais durante a gravidez, a Poli Júnior recebeu a demanda de um laboratório de Biomedicina em Goiânia para criar um aplicativo que simplificasse o recebimento dos resultados para as gestantes.

O laboratório, que é filiado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e participa do Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás, percebeu a demora para que os testes fossem disponibilizados e a dificuldade do público no acesso aos postos de saúde. Por isso, entraram em contato com a empresa júnior e solicitaram o desenvolvimento de um aplicativo por onde as pacientes pudessem acessar os resultados assim que disponíveis.

Foi aí que surgiu o "Teste da Mamãe". Pelo aplicativo, as gestantes usam os dados do Cadastro Nacional da Saúde (CNS) para visualizar o exame assim que pronto. Mais de 70 mil gestantes já foram beneficiadas usando o aplicativo. Segundo Gabriel, houve casos em que o tempo de espera reduziu em até três meses.


"A gente ficou bem feliz, foi um impacto muito grande, não só pelo o que o aplicativo já gerou, mas pelo que ele pode gerar", conta o estudante, que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo e espera que, com a abrangência nacional da Apae, o sistema se espalhe para o resto do Brasil.

Transformar lixo tóxico em produto sustentável

Um dos clientes da Poli Júnior questionaram se era possível fazer algo com um resíduo altamente poluente feito a base de lixo gerado em processos internos da companhia, que atua na área ambiental. Depois de 27 testes laboratoriais, o núcleo de Engenharia Química percebeu que os óleos gerados podem ser transformados em solventes orgânicos sustentáveis que podem ser, inclusive, lucrativos.

"A vantagem é que essas consultorias costumam ser muito caras. Como a Poli Júnior tem membros alunos da graduação, é vantajoso para as empresas entrarem em contato com a gente, pois nossos preços são abaixo do mercado. Acaba sendo uma vantagem para o meio ambiente e para a empresa", explica Gabriel.

Ele conta que essa consultoria, que costuma ter valores até 60% menores do que o mercado sênior, podem ser procuradas com a Poli Júnior. "Nós temos todo esse embargo e conhecimento para poder levar para as empresas".

Fake news

Um idioma de origem africana chamado Haúça foi escolhido para batizar o Datawa, sistema que reúne e apresenta diversos bancos de dados públicos disponibilizados por instituições do governo, como o IBGE, o Inep e o Banco Nacional. A palavra significa "base de dados" na língua africana.

O projeto busca dar acesso a dados de uma forma simples para que qualquer cidadão possa verificar informações públicas, o que pode trazer consequências positivas quando o assunto é o combate às tão espalhadas fake news.

"O interessante é que você consegue não só pegar esses dados, mas depois salvar e usar no seu computador ou de alguma outra maneira que queira usar", comenta Gabriel.

O Movimento Empresa Júnior

Buscando formar estudantes empreendedores de olho nas necessidades do mercado, as empresas juniores são oportunidade para os alunos colocarem em prática conhecimentos que nem sempre são executados em sala de aula. E se engana quem pensa que é uma área exclusiva para futuros engenheiros. Gabriel, da Poli Júnior, lembra que há alunos de diversos cursos que abrem empresas.

"O Movimento Empresa Júnior está atuando em todas as áreas e, mesmo q você não saiba se a sua faculdade tem uma empresa júnior ou não, há todo o embargo das federações, disponível na internet para te ajudar a abrir a sua própria empresa".

Somente em São Paulo, 142 empresas juniores estão cadastradas na Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo. No Brasil, esse número está acima de 800 empresas federadas. "Esse movimento não para de crescer", conclui Gabriel.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54