Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Em lista da ONU de cientistas que moldam o mundo, professora da UFRGS inspira meninas a se aventurarem na ciência

por Jaqueline Kunze em 23/03/20

Membro da Academia Mundial de Ciências, a professora Márcia Barbosa, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu dois grandes reconhecimentos recentemente. A Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, elencou, em fevereiro, uma lista de cientistas que moldaram o mundo com seus trabalhos, e Márcia está entre estas pesquisadoras.

Pouco depois, no início de março, seu nome foi citado pela revista Forbes, em uma lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020.

Foto: UFRGS/Divulgação
mulheres na ciência ufrgs onu - REVISTA QUERO
Márcia Barbosa foi reconhecida pela ONU e pela revista Forbes

Para ela, esses reconhecimentos se devem a um trabalho coletivo, não apenas dela, mas também dos colegas, técnicos, estudantes e todos que pagam a ciência brasileira. A pesquisadora vê na ciência e na diversidade instrumentos para construir uma sociedade mais justa e eficiente: “Uma sociedade em todas as suas atividades com pessoas distintas atuando juntas é mais eficaz e será capaz de resolver os grandes desafios que o mundo enfrenta”, diz, ao citar pesquisa da consultoria McKinsey, que mostrou que empresas com maior diversidade em sua administração ganham mais dinheiro.

Filha de um eletricista da aeronáutica, o interesse de Márcia pela ciência começou em casa. Quando criança, observava o pai em consertos domésticos, ajudando e aprendendo como funcionavam os circuitos. Já na escola pública, no colégio Rondon do município de Canoas no Rio Grande do Sul, entre todas as disciplinas a que mais a inspirou foi física: “Descobrir com cálculos como funciona o mundo onde vivemos era e é um grande desafio”, lembra.

Quando ingressou na universidade, em 1978, logo percebeu que mulheres em cursos de ciências exatas eram uma minoria, variando entre 10% dos alunos. Hoje, quarenta e dois anos depois, os números não mudaram muito. Segundo dados do INEP (2012), o percentual de homens nas áreas de “Engenharia, Produção e Construção”, e “Ciências, Matemática e Computação” é o dobro do percentual de mulheres, elas representando 18% dos formados no Sul e Sudeste e 14% nas demais regiões. “Por que tão poucas? Por que tão lentamente?”, questiona Márcia.

A pesquisadora participa, a cada três anos, de reunião onde cientistas de todo o mundo debatem os obstáculos para mulheres na física. “Apesar de virem de culturas tão distintas quanto a cultura capitalista das americanas, teocrática de alguns países árabes e comunista na China, todas enfrentamos dois tipos de obstáculos: conciliar carreira e família e como ascender ao poder”, explica, e complementa.

“A razão da universalidade dos problemas é que a estrutura subjacente de toda a organização humana atual é o patriarcado. É ele que define que lugar de mulher é em posições de menor destaque”. Márcia tornou-se personalidade de destaque em sua área em razão da importante pesquisa que desenvolve, mas também por seu empenho como ativista das mulheres na ciência.

Leia também:
Elas na Engenharia: iniciativa da USP São Carlos incentiva presença de mulheres nas exatas
Mulheres na Ciência em universidades paulistas celebram aumento da presença feminina na área

A pesquisa

Márcia estuda as propriedades estranhas da água: “São mais de 70 comportamentos nos quais a água difere dos demais materiais”. Por exemplo, a pesquisadora explica, “o gelo flutua em água líquida. Na maioria dos materiais a fase sólida afunda na fase líquida. Graças a esta anomalia os lagos e rios congelam de cima para baixo permitindo a vida existir mesmo em temperaturas abaixo de zero. A terra já foi congelada e esta propriedade permitiu a vida continuar existindo”.

Seu estudo em particular analisa a mobilidade da água, se voltando a problemas de escassez de água doce. “As moléculas de água se movem mais rápido se estiverem bem juntas. Como se em um engarrafamento quanto mais carros mais rápido os carros andassem.” A água, graças a essa propriedade, flui rápido através de furos nanométricos (fatiando o diâmetro de um fio de cabelo 60 000 vezes dá um nanômetro). “Este fenômeno pode ser usado para separar sal de água, gerando água limpa. A água passa pelas peneiras nanométricas, mas o sal não”, explica Márcia.

Para meninas que estão começando ou têm interesse em cursos de ciências exatas, a cientista aconselha: “A ciência é uma aventura maravilhosa e entrar neste caminho da descoberta é como ser uma detetive a desvendar a natureza. Os obstáculos do machismo, preconceito e falta de noção vão atravessar o caminho de vocês. Lembrem que não estão sozinhas. Somos muitas e estamos nos juntando. Sobre os preconceituosos…. Eles passarão, nós passarinho (adaptado de Mario Quintana)”.

Veja mais:
Como usar a nota do Enem para ingressar na UFRGS
Studio P reúne estudantes para preencher espaços da UFRGS com arte

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54