Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Encceja 2020: Inep confirma a prova, mas exame não será em agosto

por Isabela Giordan em 08/05/20
Atualização: durante coletiva de imprensa, Alexandre Lopes, presidente do Inep, afirmou que o Encceja 2020 está previsto para ocorrer em dezembro, a fim de garantir que os candidatos possam também realizar o Enem. Clique aqui e saiba mais.

Para aqueles que estavam preocupados com a aplicação da prova, a edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. Entretanto, a prova não será realizada em agosto, como era esperado. 

A informação foi confirmada por Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), em entrevista exclusiva para a Revista Quero.


Devido à pandemia de coronavírus, o Inep, que é o órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, terá que aguardar o desenrolar do vírus no Brasil para saber quando a prova poderá ser realizada. 

"Em relação ao Encceja, sim, nós vamos fazer o Encceja este ano. Está tudo pronto para fazer o Encceja. O que nós estamos vendo, exatamente, é que, por exemplo, o Enem é realizado no fim do ano, mas o Encceja é feito ali em agosto ou setembro. E a gente tem que ver as questões sanitárias para saber quando nós vamos aplicar a prova", apontou Lopes. 

O Encceja é uma prova realizada anualmente para certificar jovens e adultos que não tiveram a possibilidade de concluir o Ensino Básico na idade adequada. Desde 2017, a prova é a única que faz esse papel no país, além dos cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

54% de abstenção no Encceja 

Além de confirmar a aplicação da prova ainda em 2020, o presidente do Inep também relembrou que, apesar do alto número de inscrições, mais da metade dos participantes não compareceram na última edição do exame. 

Em 2019, foram registradas 2.973.375 de inscrições, 75% de aumento em comparação com a edição anterior. Segundo Alexandre, as abstenções geraram cerca de R$ 100 milhões de custo aos cofres públicos.

"A gente imprimiu a prova, botou na sala, o aluno não apareceu e a gente jogou a prova fora. O Encceja é muito importante, nós vamos fazer, mas é importante que as pessoas tenham responsabilidade, se inscrevam e vão lá fazer a prova", advertiu.


Para diminuir o número de abstenções, o Inep divulgou no edital da edição de 2018, que o candidato que não comparecesse ao Encceja 2018 e quisesse realizar a prova no próximo ano, deveria justificar a sua ausência no sistema de inscrição. Caso contrário, o participante teria que ressarcir o órgão do governo para ter a chance de se inscrever novamente. 

Em 2019, ano em que estava previsto a implementação desse regra, o edital da prova postergou a decisão para 2020. Já nesta edição, Alexandre Lopes confirmou que a execução foi adiada para o próximo ano devido à pandemia de coronavírus.

Leia mais: Quem pode ter bolsa de estudo do Quero Bolsa?
Como conseguir o Seguro Educacional do Quero Bolsa?

"A gente não vai colocar esse dispositivo neste ano por conta da pandemia, porque pode gerar algum tipo de dificuldade das pessoas conseguirem os atestadoss e formalizar as justificativas esse ano. Vamos retornar com essa política ano que vem."

Guia Completo do Encceja

Para saber mais detalhes, confira a entrevista na íntegra: 

Veja: Enem Seriado dará acesso a vagas diferentes das do Enem tradicional
Informações que o presidente do Inep quer que você saiba sobre o Enem 
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54