O personagem na novela das 21 horas da Rede Globo “Força do Querer”, Ivana, se descobriu há algumas semanas como um homem transexual, ou seja, o seu gênero (nesse caso, masculino) não se identifica com o seu sexo biológico (também nesse caso, feminino).
Com isso, como uma das etapas de sua transição para se tornar um homem, o personagem escolherá o seu nome social que, segundo informação divulgada pelo canal de televisão, será Ivan!
Entretanto, você sabe o que é isso?
O que é nome social?
Garantido por lei desde 2016, o nome social é nome pelo qual transexuais e travestis se identificam ou são conhecidos socialmente. Por isso, além de garantir esse direito para essas minorias, a lei também é uma forma de diminuir o preconceito e o constrangimento para com essas pessoas.
Nome Social no Enem caiu em 26% em 2017
Apesar da lei só ter sido oficializada em 2016, o Ministério da Educação (MEC) permite desde 2014 o uso do nome social no Enem.
Desde sua implementação, as solicitações do uso do nome social só cresceram a cada ano, porém, em 2017, o número de pedidos deferidos diminuiu em 26%. Foram 694 solicitações e apenas 303 deferimentos.
Apesar dos quase 7 milhões de inscrições confirmadas, apenas 303 pessoas conseguirão utilizar o nome social durante o exame.
Leia também: Por que o acesso ao Ensino Superior ainda é restrito no Brasil?
Assim como em 2016, o maior motivo para os indeferimentos foi porque os participantes não enviaram a tempo a documentação exigida no edital.
Calendário do Enem
Neste ano, o Enem será realizado em dois finais de semana, são eles:
- 5 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no primeiro dia serão: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos de prova.
- 12 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no segundo dia serão: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.