Candidatos barrados por lotação da sala de aplicação no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão participar do segundo domingo de provas ou pedir a reaplicação dos dois dias (17 e 24 de janeiro).
A informação foi confirmada em entrevista ao G1 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. Os candidatos barrados não precisam apresentar documento para comprovar que foram proibidos de fazer a avaliação.
Ainda de acordo com o Inep, em pelo menos 11 dos mais de 14 mil locais de prova, candidatos foram impedidos de fazer o Enem por conta da superlotação da sala de aplicação, impedindo que houvesse distanciamento entre as carteiras, medida adotada pelo Inep para evitar a contaminação pela Covid-19.
Como fazer o pedido de reaplicação do Enem?
Para a análise da possibilidade de reaplicação, o candidato barrado deve entrar em contato com o Inep pelo 0800 616161.
Já aqueles que não puderam comparecer ao local de prova devido a contaminação por doença infecciosa, incluindo a Covid-19, deve enviar, obrigatoriamente, no momento da solicitação, um documento legível que comprove a doença.
"Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB", informou o Inep em nota.
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante do Enem 2020.
Anglo e Revista Quero fazem correção da prova ao vivo
Em parceria com o Anglo Vestibulares, a Revista Quero realizará a correção do gabarito do segundo dia de prova do Enem 2020.
Cadastre-se e veja o gabarito do Enem
Além disso, a partir das 18h, a equipe da redação realizará live no Youtube do Quero Bolsa com participação dos professores do Anglo e da professora e influencer Débora Aladim para comentar sobre o primeiro dia de exame!
Para aumentar a acessibilidade, a transmissão do Quero Bolsa contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Clique no vídeo abaixo para acompanhar a live: