Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2020: como foi o primeiro dia de prova do exame

por Mathias Sallit em 18/01/21

Neste domingo (17), foi dada a largada para a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No primeiro dia de prova, os estudantes fizeram a redação e as 90 questões dos cadernos de Linguagens, que contava com cinco perguntas de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), e de Ciências Humanas.

Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, mais da metade (2,8 milhões) não compareceu para fazer a prova. A taxa de abstenção de 51,5% foi a maior da história do exame, superando os 37,7% da prova de 2009.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Candidatos acessam a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para fazer o Enem de máscara

Devido ao novo avanço da pandemia, o Enem aconteceu no meio de muitas incertezas até a véspera da prova. Durante toda a semana anterior ao primeiro dia, estudantes pediram pelo adiamento do exame nas redes sociais, enquanto o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também alertava sobre os riscos da prova e recomendava que ela não acontecesse nas datas marcadas.

No entanto, o Enem foi adiado apenas no estado do Amazonas e em duas cidades de Rondônia. As datas para aplicação são nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para justificar a realização da prova em meio a esse cenário, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que a organização ofereceria uma estrutura adequada e segura para que os estudantes não corressem riscos de contágio do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mas, mesmo com o Inep afirmando a segurança, houve relatos de locais de prova que não conseguiram evitar aglomerações durante a entrada.

Mesmo sendo um ponto de eliminação dos candidatos, algumas pessoas acessaram o local de prova usando indevidamente ou sem máscaras.


Do outro lado, muitos estudantes relataram nas redes sociais que as salas de aula de aplicação do Enem estavam vazias e cumprindo todos os protocolos recomendados para que os riscos de contágio fossem menores.

Mesmo assim, houve candidatos já dentro do local de prova que foram barrados de ingressar nas salas devido à capacidade segura já ter atingido a lotação. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, esses casos aconteceram em 11 pontos de aplicação e serão averiguados. Ainda de acordo com ele, os estudantes que se sentiram prejudicados poderão pedir a reaplicação da prova a partir do dia 25 de janeiro.


Leia também: Inep receberá laudos entre os dias 25 e 29 de janeiro para reaplicação do Enem

Após a prova, candidatos acompanharam a correção e o gabarito do Enem 2020

A partir das 18h30, os estudantes já poderiam sair com o caderno de prova em mãos para acompanhar o gabarito e a correção do Enem 2020. Por volta das 18h45, as primeiras respostas já começaram a surgir no gabarito extraoficial, e os estudantes puderam verificar quantos acertos tiveram nesse primeiro dia de prova.

Confira o gabarito de todos os cadernos de prova do Enem 2020

Logo em seguida, às 19h30, começou a live da Revista Quero junto com os professores do Anglo Vestibulares, que trouxeram comentários mais detalhados sobre as impressões de cada disciplina no primeiro domingo de prova.

Para o diretor do Anglo, Daniel Perry, o Enem 2020 manteve o mesmo padrão de prova das últimas edições. Na complexidade, ele deu destaque à prova de Inglês, que considerou como difícil. A prova de Língua Portuguesa, segundo ele, manteve o padrão de cobrar pouca gramática e muito entendimento de texto.

Veja a correção comentada das questões do primeiro dia do Enem 2020

Já a prova de História fugiu um pouco do habitual do Enem. Perry afirmou que o predomínio foram de questões de História Geral em relação à História do Brasil, que costuma ser maioria. Também chamou a atenção a menor presença de temas da contemporaneidade. "O nível de dificuldade foi médio, as alternativas eram claras, uma prova abrangente, mas com pouco século XX, o que é algo curioso e que foge dos padrões de anos anteriores", afirmou.

Ele também considerou a prova de Geografia como nível de dificuldade médio. "Houve uma boa diversidade de assuntos, mas não houve gráficos e tabelas, o que é um pouco dissonante em relação às edições anteriores do exame."

Para as questões de Filosofia e Sociologia, o diretor do Anglo classificou as questões como abrangentes, cobrando temas menos comuns em Filosofia e assuntos como antropologia, movimentos sociais, questões de gênero e ciência e economia política.

"Dessa forma, podemos dizer que o Enem seguiu o padrão consolidado há mais de uma década. Foi uma prova técnica, sem polêmicas, bem feita e bem elaborada", completou Perry.

Ao final da prova, os estudantes correram para as redes sociais e encheram o Twitter de memes usando a hashtag #AprendiNoEnem. O tema de redação, as questões da prova que envolveram Neymar, Marta, Funk e o "Seu Delegado", e até a vacina descontraíram os estudantes depois do exame.

Confira os melhores memes do primeiro dia do Enem

Tema de redação

Logo após o início da prova, o tema de redação foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao longo das últimas semanas, as principais apostas eram de assuntos relacionados à educação. Mas o tema da redação do Enem 2020 foi diferente: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

O coordenador de Linguagens do Curso Anglo Sérgio Paganim afirmou que a coletânea disponibilizada aos alunos no caderno de prova era muito rica e podia guiar os candidatos para construir o texto. "Os três textos selecionados apresentam uma reflexão profunda sobre o assunto", contou o professor.

"A coletânea também direciona a discussão para o ponto central da fase tema que é 'o estigma'. Aqui, é preciso tomar cuidado para que a discussão não seja sobre as doenças mentais, não seja sobre depressão, não seja sobre o sofrimento, mas por que é que a sociedade estigmatiza, o que é que traz como consequência a estigmatização das doenças mentais", apontou Paganim

Segundo ele, esse assunto ser cobrado no Enem não pode ser considerado uma surpresa. A Revista Quero, inclusive, publicou em maio uma matéria mostrando como o tema "saúde mental" poderia ser abordado no Enem e em outros vestibulares.

Antes do horário permitido que os estudantes saíssem do local de prova com o caderno de questões, um candidato publicou em suas redes sociais uma foto mostrando a coletânea de textos da proposta de redaçãoA publicação foi feita às 15h38, oito minutos depois do horário permitido para saída da sala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ministro classificou prova como um sucesso

Apesar da abstenção de cerca de 51,5% de estudantes, o ministro da Educação Milton Ribeiro disse na live do MEC com o Inep depois da prova que realizar o Enem durante a pandemia foi "algo vitorioso".

"Nós estamos em uma situação de calamidade e, ainda por cima, nós temos toda uma questão de mídia política contra, criticando a realização do exame. Nesse ponto, eu acredito que foi um sucesso", afirmou o ministro.

Foto: Reprodução/YouTube/MEC
enem 2020 primeiro dia
Ministro da Educação e presidente do Inep falaram sobre o Enem 2020 após a prova

Na coletiva, o Inep divulgou alguns números do Enem:

  • 2,8 milhões de candidatos não foram fazer a prova;
  • Quase 3 mil estudantes foram eliminados da prova por fazer algo proibido pelo edital;
  • Mais de 10 mil pessoas solicitaram a reaplicação por estarem com sintomas de doenças infectocontagiosas;
  • O Enem 2020 teve mais de 200 mil salas de aplicação em quase 14,5 mil locais de prova. A prova aconteceu em 1.689 cidades.

Segundo dia de prova do Enem 2020

No próximo domingo (24), os estudantes vão realizar as 90 questões dos cadernos de Matemática e de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Como não há redação no segundo dia de prova, os alunos terão 5h para terminar o exame.

Os candidatos que se inscreveram no Enem Digital farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, dois domingos seguintes ao exame impresso. Os locais de prova para o digital já estão disponíveis para consulta dos inscritos.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54