Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem 2020: datas das provas devem ser adiadas, afirmam especialistas

por Isabela Giordan em 11/04/20

O primeiro caso de infecção por coronavírus foi registrado no último dia de 2019 e, em menos de quatro meses, o vírus recebeu o nome científico Sars-Cov-2, se alastrou para quase todos os continentes (menos a Antártica) e foi declarado sua pandemia pela Organização da Saúde (OMS).

Apesar de o primeiro epicentro da doença já ter saído da quarentena, outros diversos países do mundo ainda estão lidando com as consequências do vírus, inclusive o Brasil. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, já são mais de 20 mil casos confirmados e cerca de mil óbitos. 

Saiba mais: Sites com cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus
 Veja como estudar para o vestibular em casa

enem deve ser adiado?

Para diminuir a curva de contaminação, governadores da maioria dos estados brasileiros aderiram ao isolamento social e suspenderam as aulas em redes públicas de ensino, algo que foi seguido também pelas instituições privadas. Para “correr atrás do prejuízo”, as escolas particulares desenvolvem diariamente novas alternativas para fazer com os alunos não sejam prejudicados.

Considerado uma das escolas mais desejadas por famílias com alto poder aquisitivo, o Colégio Poliedro adaptou a sua rotina de aula, com a ajuda da tecnologia, para que os alunos pudessem manter o cronograma didático do ano por meio de aulas ao vivo em um ambiente virtual. 

Já as escolas da rede pública estão um pouco atrás. São poucos os estados que conseguiram desenvolver opções válidas para tentar manter o calendário letivo em dia. 

No estado de São Paulo, por exemplo, as aulas estão suspensas até 22 de abril, porém, após essa data, os alunos terão que acompanhar as aulas remotamente por duas plataformas: o Centro de Mídia SP, um aplicativo desenvolvido para que os estudantes tenham acesso a videoaulas e outros conteúdos pedagógicos, e a TV Cultura Educação, canal da rede aberta que transmitirá aulas diariamente.


A partir do fim da suspensão, as aulas virtuais contarão como dias letivos.  

MEC confirma datas do Enem

Enquanto isso, em Brasília (DF), o Ministério da Educação (MEC) divulgou nos últimas dias de Março o edital oficializando as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Enem Impresso e Digital, com sua versão piloto nesta edição, foram confirmados. 

Leia: Calendário Enem 2020

Porém, em um ano em que a maioria dos alunos da rede pública brasileira, que representam mais de 70% dos inscritos na prova*, estarão aptos para realizar o exame? 

De acordo com Márcia Lopes Reis, doutora em sociologia e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), essa pandemia favorece apenas aqueles que têm condições para continuar estudando remotamente. 

“Os alunos da rede pública que estão com as aulas suspensas e não possuem nenhuma outra forma de processar, refletir e continuar aprendendo, sem dúvida nenhuma estarão prejudicados nesse processo do exame no fim do ano. E é com esses que a gente se preocupa, pois serão esses os maiores prejudicados”, explica. 

Para Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educaçãoa pandemia gerará disparidades e desigualdades educacionais e sociais no País ainda maiores. 

A presença e participação dos pais seria crucial para os estudos, e sabemos que a maioria dos pais ou tutores está ou em trabalho remoto - e não conseguem dar conta de ambas demandas - ou sem emprego, também em situação de vulnerabilidade, fora o fato de que os pais não têm formação adequada para substituírem os professores”, aponta.

Foto: Divulgação/MEC
enem deve ser adiado?

Acessibilidade a distância?

Em 2019, o MEC atendeu mais de 50 mil pedidos de atendimentos especializados, cerca de 1% dos 5,1 milhões de inscritos naquela edição do Enem. 

Em meio a discussões sobre o futuro da prova neste ano, como garantir aulas remotas de qualidade para alunos com algum tipo de deficiência? Essa pergunta foi realizada pela professora Lara Santos Rocha, que atua na rede municipal de São Paulo e é coordenadora pedagógica no Cursinho Popular Florestan Fernandes.

“Vale ressaltar que, por diversos fatores, o estudo a distância é prejudicial para a aprendizagem de todos, de escolas particulares ou públicas, e é excludente não só por questões de classe. Estudantes com deficiência demandam abordagens diferenciadas em sala de aula, atividades que consideram as múltiplas inteligências. De que modo estamos fazendo isso com essas aulas virtuais?”, questiona a professora de língua portuguesa.

Enem 2020 deve ser adiado?

Afinal, o Enem 2020 deve ser adiado ou manter as datas originais da prova? Veja a opinião dos especialistas consultados:

  • Lara Santos Rocha -  professora de língua portuguesa na rede municipal de São Paulo e coordenadora pedagógica e educadora no Cursinho Popular Florestan Fernandes

Acredito que manter as datas do Enem é algo completamente descabido e desnecessário.

Se a prova é um Exame que, em teoria, avalia as aprendizagens do Ensino Médio, é possível manter a data sendo que não existe nem previsão oficial de retomarmos as atividades escolares?
  • Ademar Celedônio - diretor de ensino e inovações educacionais do SAS, professor de matemática e atuante na formação de professores


Acredito que a manutenção da data do Enem vai causar problemas para alguns candidatos. Espera-se que, quando as aulas retornarem, os alunos da escola pública tenham mais horas/aula em cada dia, para tentar adiar essa diferença. 

Porém, a minha sugestão é que adiassem, no mínimo, em 45 dias a aplicação do Enem, uma vez que as universidades públicas do Brasil, que é para o que o Enem prioritariamente serve, estarão com os seus semestres atrasados devido essa pandemia.
  • Andressa Pellanda - coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

É preciso não somente que seja flexibilizado o calendário, com possibilidade de reposição de aulas em um período pós-pandemia, inclusive em 2021 e, durante o período de pandemia e distanciamento social, sejam promovidas trocas entre as escolas e a família, na constituição de uma rede de apoio mútuo, e sugeridas atividades complementares para serem realizadas em casa.

Estamos vivendo um momento inédito e complexo. É um momento cujas vidas, segurança e direitos de toda a população global estão sendo afetados. A educação deveria estar no cerne dessas reflexões que nos formam para a vida em coletivo, para a democracia, para o desenvolvimento pleno e para a justiça social. 

Infelizmente, o que temos visto é uma corrida por soluções aparentemente fáceis e que pressionam ainda mais os psicológicos de nossos professores e estudantes. Isso precisa ser freado - e logo.
  • Márcia Lopes Reis -  doutora em sociologia e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A manutenção das datas do Enem só é favorável para aqueles que, de alguma maneira, terão os conteúdos para poder prestá-lo. E a máxima que deveríamos ter é: se um não pode ter aula a distância, então, nenhuma pode. Nós não podemos deixar ninguém para trás. Historicamente, nós já deixamos muita gente para trás.

Portanto, se as datas do Enem 2020 forem mantidas, sabemos que o propósito é exatamente esse: mais uma vez deixar claro e evidente a exclusão daqueles que não tiveram um ano de ensino minimamente regular.

Veja tambémEstudantes sem acesso à internet têm desempenho pior no Enem

*Referente ao número de candidatos da rede pública de ensino no Enem 2018, de acordo com os microdados do Enem.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54