Em um cenário atípico como o que estamos vivenciando, devido à pandemia do coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) manteve sua relevância, com quase seis milhões de inscritos. No entanto, a prova precisou passar por adaptações para ser realizada. Uma das alterações foi o adiamento, que fez com que a prova prevista para ser aplicada no mês de novembro de 2020 fosse realizada em janeiro de 2021.
Esse ajuste abriu brecha para que dúvidas em relação à edição da prova surgisse entre os participantes. Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post para esclarecer se a prova impressa aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e a digital, com data prevista para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, fazem parte do Enem 2020 ou Enem 2021.

Enem 2020 ou Enem 2021, qual é o certo?
Embora o período de aplicação do Enem seja nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o termo correto para essa edição é Enem 2020.
Diferente de outros vestibulares como a Fuvest e o da Unicamp (Comvest), que utilizam o ano de ingresso e não o de realização da prova, o Enem utiliza como referência o ano de aplicação do exame.
Veja também: Calendário do Enem 2020
Por mais que a data da prova tenha sido alterada, ela continua sendo referente ao ano de 2020, pois esse era, originalmente, o ano de aplicação. O Enem 2021 ainda não foi aplicado e, se as datas habituais forem mantidas, acontecerá apenas em novembro de 2021.
Quando sai o resultado do Enem 2020?
De acordo com o edital do Enem 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aplicadas (Inep) - que é órgão responsável pelo exame -, o gabarito oficial será divulgado em até três dias úteis após o último dia de aplicação.
Ou seja, o gabarito do Enem impresso estará disponível no portal do Inep e no aplicativo oficial da prova até o dia 27 de janeiro e o gabarito oficial do Enem Digital será divulgado nas mesmas plataformas até o dia 10 de fevereiro.
Veja também: Gabarito extraoficial do Enem 2020
Já o resultado da prova, com as notas dos participantes em cada área do conhecimento e na redação, será publicado na Página do Participante, no dia 29 de março.
O que fazer com a nota do Enem 2020?
A nota do Enem pode ser utilizada em programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os três programas selecionam alunos a partir das maiores notas para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES), mas funcionam de formas diferentes.
Veja também:
+Como funciona a nota do Enem
+Como calcular a nota do Enem?
+Como estimar sua nota do Enem
O Fies oferece um financiamento das mensalidades em instituições privadas e o valor é devolvido ao governo pelo aluno após o término do curso, de forma parcelada. O Prouni, por outro lado, é um programa de bolsas de 50% e 100% em instituições particulares, voltado para pessoas de baixa renda, com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. O Sisu, por sua vez, seleciona estudantes para o ingresso em instituições públicas.
Veja também: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
Além disso, muitas IES privadas aceitam a nota da prova como substituta de seus respectivos vestibulares.
Há, ainda, a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa por meio da nota do Enem.
Que dia o Enem 2021 será aplicado?
O Enem 2021 ainda não tem data marcada para acontecer. Nas últimas edições, porém, o edital com todas as datas relacionadas à prova foi divulgado no mês de março.
A prova normalmente é aplicada em meados de novembro. Portanto, se nada for alterado, o período de realização da prova será no final de 2021.
Como se preparar para o Enem 2021?
O Enem é formado por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. As questões são distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, são dois dias de aplicação de prova. No primeiro, os participantes respondem às questões das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação e, no segundo dia, respondem perguntas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
O Listão do Enem, desenvolvido pelo Poliedro e divulgado pelo Quero Bolsa, é gratuito e pode ser acessado por meio do botão abaixo. Esse material reúne quais são os assuntos mais cobrados em cada área do conhecimento.
É possível reunir as informações sobre os temas mais cobrados e utilizar o Plano de Estudos gratuito, feito pelo Quero Bolsa, para se preparar para a prova. Para baixá-lo, clique no botão abaixo.
E se você deseja se preparar para a redação, baixe o guia completo com dicas, orientações e exemplos de redação no formato cobrado na prova do Enem.
Tirou suas dúvidas sobre o Enem? Responda nos comentários abaixo!