Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2020 ou Enem 2021, qual é o certo?

por Patrícia Carvalho em 19/01/21

Em um cenário atípico como o que estamos vivenciando, devido à pandemia do coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) manteve sua relevância, com quase seis milhões de inscritos. No entanto, a prova precisou passar por adaptações para ser realizada. Uma das alterações foi o adiamento, que fez com que a prova prevista para ser aplicada no mês de novembro de 2020 fosse realizada em janeiro de 2021. 

Esse ajuste abriu brecha para que dúvidas em relação à edição da prova surgisse entre os participantes. Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post para esclarecer se a prova impressa aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e a digital, com data prevista para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, fazem parte do Enem 2020 ou Enem 2021.

Enem 2020 ou Enem 2021, qual é o certo?

Enem 2020 ou Enem 2021, qual é o certo?

Embora o período de aplicação do Enem seja nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o termo correto para essa edição é Enem 2020.

Diferente de outros vestibulares como a Fuvest e o da Unicamp (Comvest), que utilizam o ano de ingresso e não o de realização da prova, o Enem utiliza como referência o ano de aplicação do exame. 

Veja também: Calendário do Enem 2020

Por mais que a data da prova tenha sido alterada, ela continua sendo referente ao ano de 2020, pois esse era, originalmente, o ano de aplicação. O Enem 2021 ainda não foi aplicado e, se as datas habituais forem mantidas, acontecerá apenas em novembro de 2021.

Quando sai o resultado do Enem 2020?

De acordo com o edital do Enem 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aplicadas (Inep) - que é órgão responsável pelo exame -, o gabarito oficial será divulgado em até três dias úteis após o último dia de aplicação. 

Ou seja, o gabarito do Enem impresso estará disponível no portal do Inep e no aplicativo oficial da prova até o dia 27 de janeiro e o gabarito oficial do Enem Digital será divulgado nas mesmas plataformas até o dia 10 de fevereiro. 

Veja também: Gabarito extraoficial do Enem 2020

Já o resultado da prova, com as notas dos participantes em cada área do conhecimento e na redação, será publicado na Página do Participante, no dia 29 de março.  

O que fazer com a nota do Enem 2020?

A nota do Enem pode ser utilizada em programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os três programas selecionam alunos a partir das maiores notas para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES), mas funcionam de formas diferentes. 

Veja também: 
+Como funciona a nota do Enem
+Como calcular a nota do Enem?
+Como estimar sua nota do Enem

O Fies oferece um financiamento das mensalidades em instituições privadas e o valor é devolvido ao governo pelo aluno após o término do curso, de forma parcelada. O Prouni, por outro lado, é um programa de bolsas de 50% e 100% em instituições particulares, voltado para pessoas de baixa renda, com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. O Sisu, por sua vez, seleciona estudantes para o ingresso em instituições públicas.

Veja também: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Além disso, muitas IES privadas aceitam a nota da prova como substituta de seus respectivos vestibulares. 

Há, ainda, a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa por meio da nota do Enem.

Encontrar bolsas de estudo

Que dia o Enem 2021 será aplicado?

O Enem 2021 ainda não tem data marcada para acontecer. Nas últimas edições, porém, o edital com todas as datas relacionadas à prova foi divulgado no mês de março.

A prova normalmente é aplicada em meados de novembro. Portanto, se nada for alterado, o  período de realização da prova será no final de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como se preparar para o Enem 2021?

O Enem é formado por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. As questões são distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, são dois dias de aplicação de prova. No primeiro, os participantes respondem às questões das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação e, no segundo dia, respondem perguntas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

O Listão do Enem, desenvolvido pelo Poliedro e divulgado pelo Quero Bolsa, é gratuito e pode ser acessado por meio do botão abaixo. Esse material reúne quais são os assuntos mais cobrados em cada área do conhecimento.

Listão do Enem

É possível reunir as informações sobre os temas mais cobrados e utilizar o Plano de Estudos gratuito, feito pelo Quero Bolsa, para se preparar para a prova. Para baixá-lo, clique no botão abaixo.

Plano de Estudo

E se você deseja se preparar para a redação, baixe o guia completo com dicas, orientações e exemplos de redação no formato cobrado na prova do Enem. 

Guia da Redação do Enem

Tirou suas dúvidas sobre o Enem? Responda nos comentários abaixo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54