Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2021: Inep unifica versão da prova digital e impressa

Na quarta-feira (02), o Inep divulgou o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o qual as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. 

Neste ano, tanto a versão impressa quanto a digital serão realizadas nos mesmos dias e horários. A inscrição no exame pode ser feita até 14 de julho, basta acessar a Página do Participante para realizá-la. 

Os estudantes que solicitaram e conseguiram isenção na taxa de inscrição devem também se inscrever no site normalmente, assim como os que já realizaram a justificativa de ausência no Enem 2020. De acordo com o Inep, o fato do candidato ter conseguido isenção de taxa ou ter justificado ausência na prova anterior não garantem a inscrição para o Enem 2021.

Reprodução/Agência Brasil
enem 2021

Novidades Enem 2021

A principal novidade deste ano é que as duas versões da prova, a impressa e a digital, serão iguais, com itens iguais, além de serem aplicadas no mesmo dia. De acordo com o Inep, isso aconteceu porque a unificação das provas "otimizará a elaboração dos Cadernos de Questões, já que as duas versões utilizarão os mesmos itens".

Em nota, o Inep também informou que o Enem digital é exclusivo para candidatos que já terminaram o Ensino Médio ou que vão se formar ainda este ano. Desse modo, os que prestam o exame com fins de autoavaliação, os chamados “treineiros”, só podem se inscrever na versão impressa.

Inscrição Enem 2021

No ato da inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e a data de nascimento. Preste atenção na hora de inserir os dados, pois eles devem ser compatíveis com o cadastro da Receita Federal. Em caso de dúvidas, consulte a situação do CPF no site da Receita, até porque o Inep não aceitará inscrição de CPF que está irregular ou com pendências na Receita Federal.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve informar qual é a modalidade do Enem 2021 que ele deseja fazer a prova, se impressa ou digital. Confira os dados antes de confirmar a inscrição, já que não é possível alterá-los posteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enem Digital

Como vimos, o Enem Digital não se aplica aos chamados “treineiros”, sendo exclusivo para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que o irão terminar ainda em 2021. Além disso, o Inep disponibiliza um número limitado de vagas para a prova digital.

Neste ano, serão disponibilizadas 101 mil e 100 inscrições para a prova digital. Conforme os candidatos optarem por essa versão, as vagas se esgotam, não sendo mais possível optar pelo exame digital. 

Enem 2021 durante a pandemia

O Inep informou que o cenário atual da pandemia da covid-19 no Brasil foi considerado durante o planejamento do prova. Por isso, o órgão e o consórcio aplicador da prova disseram que farão um mapeamento de possíveis locais de realização do exame para que as medidas sanitárias sejam cumpridas, como o distanciamento social, além do conforto e da segurança dos participantes. Uma possibilidade em estudo é o aumento do número de municípios de aplicação.

Atendimentos especializados

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem informar, no ato da inscrição, qual é o motivo da solicitação. Dão direito ao atendimento especializado as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome social no Enem 2021

Se as solicitações de atendimentos especializado devem ser feitas dentro do período da inscrição, de 30 de junho a 14 de julho, a solicitação para tratamento pelo nome social deve ser feita após esse período, sendo entre os dias 19 e 23 de julho.

Nesse caso, o candidato deve apresentar documentos e uma comprovação da condição que o motiva a fazer tal solicitação. É preciso apresentar uma foto atual, que seja nítida, individual, colorida, de rosto inteiro, sem óculos escuros ou artigos de chapelaria, com fundo branco e que enquadre a cabeça até os ombros. e cópia digitalizada, frente e verso, de algum documento oficial com foto que seja válido.

Plano de estudos Enem De Boa 2021

Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, o Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem De Boa é um cronograma de estudos de maio até a data do Enem. E o melhor: totalmente gratuito. Baixe agora o seu plano do mês:

Baixar plano Enem De Boa


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54