Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2021: quando será divulgado o local de prova?

por Camilla Freitas em 18/10/21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (03), o local de prova e o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem2021.

Veja: Enem 2021: Inep divulga local de prova e cartão de confirmação

O cartão de confirmação contém o local, o horário e a modalidade da prova, além dos dados pessoais dos inscritos. O acesso poderá ser feito por meio da Página do Participante.

Veja também: Como acessar o cartão de confirmação do Enem
Bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação

Local de prova Enem

Calendário Enem 2021

Esse ano as provas serão realizadas em formato impresso e digital, como na edição passada. Além disso, as provas acontecerão em duas datas: 21 e 28 de novembro, para inscritos entre 30 de junho e 14 de julho, e 9 e 16 de janeiro para aqueles que fizeram as inscrições entre os dias 14 e 26 de setembro. O Enem PPL, destinado a pessoas privadas de liberdade, também será aplicado nos dias 9 e 16 de janeiro.

Acesse o calendário completo do Enem 2021

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Qual o formato da prova?

A versão impressa e a digital possuem o mesmo modelo. Os cadernos de prova são divididos em quatro áreas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação dissertativa-argumentativa.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Educação), Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Redação.

Já no segundo dia, as provas serão de Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas tecnologias.

Acesse o Manual do Enem: conteúdos essenciais de cada disciplina

Enem Impresso x Digital

Em 2020 o Inep lançou a primeira edição do Enem Digital. Nessa modalidade, os estudantes fazem a prova em uma plataforma do Ministério da Educação (MEC), diferente da edição impressa, em que as questões são disponibilizadas em papel e as respostas são preenchidas com caneta preta. Nos dois formatos, os inscritos realizam a prova em local indicado pelo Inep. 

A expectativa é que a partir de 2026 o Enem seja aplicado somente na versão digital.

Saiba de todas as diferenças entre os dois formatos

O que mais cai no Enem?

Todo processo seletivo tem um estilo próprio e com o Enem não é diferente. O exame é realizado desde 2009, por isso é possível analisar tudo o que já foi cobrado e identificar aquilo que mais cai na prova. Veja o levantamento feito pela SAS Plataforma de Educação:

Plano de estudo Enem Corridão 2021

Se você ainda não começou a estudar para o Enem 2021 ou está um pouco perdido nessa reta final, o Quero Bolsa em parceria com o cursinho Se Liga! preparou um plano de estudo gratuito que vai te ajudar a se preparar para a prova sem dor de cabeça.

O plano é dividido por semanas, de segunda a sábado, e você estuda cerca de quatro conteúdos por dia, de diferentes disciplinas. Você também recebe dicas de estudo, redação e atualidades semanalmente, além de conteúdos extras por e-mail.

Os conteúdos foram selecionados de acordo com os assuntos mais importantes do Manual do Enem, plataforma de estudos do Quero Bolsa. Tá esperando o quê? Baixe o seu plano agora: 

Baixar plano Enem Corridão

Guia completo de Redação

A redação é temida por muitos estudantes, afinal ela compõe 20% da nota final do Enem. Para dar uma ajuda nos estudos, o Quero Bolsa lançou o Guia completo sobre a redação do Enem.

Com o guia você conhece mais sobre o gênero dissertativo-argumentativo, a forma de avaliação, recebe dicas valiosas e ainda tem acesso às redações nota 1000. Tudo isso de forma gratuita.

Guia de redação do Enem

Onde usar a nota do Enem?

Você pode usar sua nota para ingressar em diversas universidades públicas e privadas do país por meio de alguns programas. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): você concorre a vagas no ensino superior público, ou seja, universidades e institutos federais e estaduais;

  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades;

  • Vestibular tradicional: universidades do Brasil e do exterior aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular;

  • Quero Bolsa: você pode conseguir uma bolsa de até 80% em  mais de mil faculdades espalhadas pelo Brasil.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54