O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do Brasil e segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Gaokao, da China.
Até 2019, o prova tinha apenas uma versão, o Enem Impresso. Entretanto, desde 2020, os estudantes podem contar com o Enem Digital, uma versão totalmente online do exame. Pretende prestar o Enem Digital e não sabe nada sobre a prova? Nós vamos te ajudar!
Saiba mais: Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

O que é o Enem Digital?
Lançado por Abraham Weintraub, então ministro do Ministério da Educação (MEC), o Enem Digital é uma versão online da prova tradicional. “[O Enem Digital] é o futuro que se abre. Depois de 100 anos de provas sendo realizadas no papel, a educação brasileira aponta para o futuro e vai abrir processo para fazer o Enem em uma versão digital”, explicou o ministro no evento de lançamento do novo exame.
De acordo com o MEC, é projetado que até 2026 o Enem Digital seja a única opção de prova, com a extinção do Enem Impresso. Veja como serão as aplicações do Enem Digital:
2020: uma edição do Enem Digital e uma do Enem Impresso;
2021: duas edições do Enem Digital e uma do Enem Impresso;
2022 a 2025: aumento gradativo até alcançar quatro edições do Enem Digital, além de uma edição da prova impressa;
2026: extinção do Enem Impresso e Enem 100% digital.
Quem pode fazer o Enem Digital?
De acordo com o edital mais recente da prova, todos os candidatos interessados podem se candidatar ao Enem Digital, desde que ainda tenham vagas disponíveis na cidade onde o participante deseja realizar a prova.
A única exceção foi em 2020, em que, por ser a versão piloto do exame, candidatos treineiros ou que necessitavam de Atendimento Específico ou Especializado não poderiam se inscrever, já que esses recursos estariam disponíveis apenas no Enem Impresso.
Qual é a diferença entre Enem Digital e Enem Impresso?
A maior diferença entre os modelos de prova é que o Enem Digital é realizado em uma plataforma online do MEC e o outro é realizado no formato impresso, utilizando papel e caneta preta. Veja outras diferenças entre os formatos de prova:
Enem Digital
A prova piloto será aplicada apenas uma vez ao ano. Porém, nas próximas edições o exame poderá ser aplicado diversas vezes em um mesmo ano.
A prova será totalmente digital, inclusive a redação. Entretanto, na edição de 2020 a redação será realizada no formato impresso, já que o MEC está em processo de desenvolvimento de uma plataforma segura para a produção de uma redação online.
A partir de 2026, o Enem Digital será a única versão do Enem disponível.
Enem Impresso
É realizado apenas uma vez por ano.
O exame é aplicado em todo o País.
Não há um número máximo de inscrições, todos os interessados podem participar.
A prova é realizada totalmente no formato impresso, com dois cadernos de questões (cada um com 90 questões cada) e uma redação dissertativa-argumentativa.
Segundo a previsão, será extinto em 2025.
O Enem Digital poderá ser feito de casa?
Não. Apesar da prova ser realizada online, o Enem Digital, assim como no exame impresso, é aplicado em escolas e instituições de ensino autorizadas pelo MEC.
A redação do Enem Digital também será online?
Na edição de 2020, a redação do Enem será feita em formato impresso, devido às indicações técnicas da equipe responsável por realizar o exame. Entretanto, nos próximos anos é previsto que a redação também seja realizada no formato digital.
O que é cobrado no Enem Digital?
O Enem Digital segue o mesmo formato da prova impressa, com quatro “cadernos” de questões, cada um com 45 perguntas de múltipla-escolha, e uma redação dissertativa-argumentativa.
De acordo com o edital mais recente da prova, a matriz de referência, ou seja o que é avaliado no exame, é o mesmo para cada prova. Para te ajudar, veja qual é cada área de conhecimento e o que é cobrado:
Áreas de conhecimento |
Componentes curriculares |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação |
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação |
Ciências Humanas e suas Tecnologias |
História, Geografia, Filosofia e Sociologia |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Química, Física e Biologia |
Matemática e suas Tecnologias |
Matemática |
Além disso, em ambas as provas será utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de correção.
Onde usar a nota do Enem Digital?
Assim como no Enem Impresso, a prova é realizada para facilitar o acesso de estudantes brasileiros ao Ensino Superior. Por isso, a nota da prova deve ser utilizada para ingresso em instituições de ensino públicas e privadas por meio dos programas do governo:
Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais.
Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
Além disso, diversas faculdades e universidades privadas aceitam a nota do Enem, seja ele impresso ou digital, como vestibular. Ou seja, você pode entrar na sua faculdades dos sonhos apenas com a nota da prova.
Veja algumas das instituições de ensino que aceitam o Enem como forma de ingresso:
E aí, qual é o seu formato predileto? Enem Digital ou a versão impressa? Conte nos comentários!
Saiba mais: 9 coisas que você precisa saber sobre o Enem Digital