Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem: o que aprender com o espelho de redação?

por Isabela Giordan em 19/03/20

Em 2019, o tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 53 candidatos obtiveram a nota máxima nessa área de avaliação.

Porém, a maioria dos inscritos (30,6%) tiveram o desempenho entre 501 e 600 pontos. Para aqueles que pretendem garantir uma vaga no Ensino Superior com os programas do governo, a nota da redação é muito imporante, já que corresponde a 20% do resultado final. 

espelho de redação do enem

Como aprender com os erros realizados e melhorar a nota final? Uma das alternativas é utilizar o espelho de redação. Esse documento é dispobilizado algum tempo após a divulgação do resultado da avaliação e possui as vistas pedagógicas dos corretores, onde consta a justificativa para a pontuação em cada competência avaliada.

O espelho de redação do Enem 2019 foi publicado na última terça-feira (17). Para descobrir como aprender com os erros cometidos, a Revista Quero conversou com Carolina Achutti, professora de redação do Descomplica. Confira:

O que os candidatos mais erram na redação?

Para produzir uma redação nota 1.000 é preciso ficar muito atento aos detalhes. Afinal, eles fazem toda a diferença no resultado final. "São diversos os critérios aos quais os alunos precisam ficar atentos para uma redação impecável", aponta Carolina. 

Veja no que os estudantes mais erram em cada competência da redação

  • 1ª competência: demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Nesse critério, os itens que mais fazem os alunos perder pontos são os erros ortográficos e de concordância

  • 2º competência: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

"Seguir uma estrutura diferente da dissertativa-argumentativa pode fazer com que ele perca importantes pontos, mas, mais do que isso, fugir completamente do tema ou tangencia-lo, sem abordá-lo diretamente, pode até mesmo zerar a redação. Esse é um ponto de extrema atenção", explica a professora de redação do Descomplica.

  • 3ª competência: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Nesse caso, é preciso que o aluno tenha coerência nas informações inseridas no texto. Trechos contraditórios fazem com que o aluno perca pontos importantes.

  • 4ª competências: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Nesse critério, o candidato é avaliado pelos aspectos formais e se o texto possui conexão, ou seja, qualquer deslize pode comprometer diversos pontos.

  • 5ª competência: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

"Aqui é avaliado se o texto apresenta uma proposta de intervenção bem estruturada, englobando todos os elementos solicitados", resume Carolina Achutti. Para não ser mal avaliado, é preciso ter certeza que a proposta oferecida faz sentido na sociedade atual. 

 Palavra-chave: equilíbrio

Muitos indicam que o aluno foque nas competências em que ele ainda não possui o conhecimento necessário para garantir uma boa nota. Porém, para a professora de redação, é preciso que o estudante entenda que a redação é uma união de fatores, que, juntos, compõem o texto completo.

"As competências se relacionam de maneira profunda e, portanto, é ideal que o aluno não só estude todas elas, mas como também crie o hábito de olhar as correções e entenda quais foram os erros, para que eles não se repitam na próxima vez.

Por isso, apesar de ser necessário observar os pontos críticos, é preciso que o estudante equilibre os estudos para poder ter conhecimento da redação como um todo. 

Como não desanimar com a nota baixa na redação?

Para a professora, a resposta para essa questão é dar um novo sentido ao erro cometido e utilizá-lo como uma alavanca para conseguir resultados melhores.

espelho de redação do enem

"Precisamos ressignificar o erro, principalmente quando eles nos fazem crescer, melhorar. Nas vistas pedagógicas, esses apontamentos devem ser aproveitados pelo aluno como exemplos. É preciso que ele entenda que, se cometeu um erro uma vez, é possível entender onde errou, consertar e consequentemente aumentar sua nota", aconselha.

Guia de Redação do Enem

Produzido pela Revista Quero, o Guia de Redação do Enem pode ajudar muito a compreender o que é exigido na avaliação, com orientações de quem realmente entende o assunto!

  • Aprenda como deve ser o formato desse texto;
  • Saiba quais são os critérios de avaliação;
  • Veja exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Guia de Redação do Enem

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54