Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem Seriado dará acesso a vagas diferentes das do Enem tradicional

por Isabela Giordan em 08/05/20

Na última quarta-feira (06), o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) oficializando a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Além da mudança estrutural da prova, a partir de 2021, o exame também será utilizado como um vestibular seriado, em que alunos do Ensino Médio serão avaliados a cada ano, sendo que, ao fim dos três anos, poderá converter a sua nota em um conceito que será utilizado para ingressar no Ensino Superior. Com isso, transformando o Saeb em um Enem Seriado

Porém, uma novidade sobre esse processo seletivo é que os participantes concorrerão a vagas diferentes do que aquelas que estarão disponíveis para Enem Impresso e Digital. A informação foi confirmada por Alexadre Lopes, presidente do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), em entrevista para a Revista Quero.

"Eles vão concorrer a vagas diferentes, a nota do Saeb não é comparável à nota do Enem Nacional. Então, eles não concorrem às mesmas vagas, um percentual de vagas será destinada ao Enem e outro percentual ao Enem Seriado. Não são as mesmas vagas."

Foto: Marcos Santos/USP
enem seriado vagas diferentes enem tradicional

Acesso à faculdade sem necessidade de vestibular

Para o presidente do Inep, essa é mais uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior, já que o estudante poderá realizar o Enem Seriado e a edição tradicional, e, após a divulgação dos resultados das avaliações, escolher qual nota utilizará nos programas do governo.

"O Enem Seriado é uma opção a mais, nunca a menos. São vagas diferentes. Se o aluno tiver o conceito o suficiente, ele vai direto para a faculdade e não precisa fazer o Enem. Quer dizer, se para o curso que ele quer fazer, para a faculdade que ele quer entrar, já tem a nota suficiente, ele não faz o Enem. Se não é o suficiente, o estudante faz o Enem tradicional", explica Alexandre Lopes.

Cultura de avaliação e incentivo ao estudante

Anteriormente, o Saeb era aplicado de dois em dois anos, em forma de amostragem, para analisar o nível de proficiência dos alunos da rede pública de ensino. Agora, a prova será realizada por todos os alunos do Ensino Básico e por escolas públicas e privadas, menos para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental

Com isso, o Inep pretende desenvolver uma cultura de avaliação não só para as escolas e estudantes, mas também para a família dos alunos. Assim, será possível acompanhar de perto o desenvolvimento de cada estudante e, com o Enem Seriado, instigá-lo a se comprometer com a avalição. 

"A ideia surgiu porque, para que uma avaliação seja bem sucedida, é preciso que o aluno se comprometa com a avaliação. Com o adolescente do Ensino Médio, a gente sabe, pela experiência com o Saeb, que para ter um maior comprometimento com a avaliação, é preciso dar alguma coisa para o aluno, ou então ele não se interessa em fazer a prova", para o presidente do Inep esses dois fatores aumentarão as chances de ter um melhor retorno no Saeb.

Para saber mais detalhes, confira a entrevista na íntegra:

Saiba mais: Inep confirma Encceja 2020, mas exame não será em agosto
Informações que o presidente do Inep quer que você saiba sobre o Enem 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54