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Vestibular e Enem

Entenda como o Novo Ensino Médio deve alterar o Enem

por Thales Valeriani em 30/09/21 10 mil visualizações

O “novo Ensino Médio” é como está sendo chamada a última etapa do ensino básico após uma reformulação na sua grade curricular. A partir de janeiro de 2022, o Ensino Médio no Brasil passará a ter uma carga horária maior e alguns conteúdos serão ensinados de acordo com as preferências dos alunos. O modelo será implantado de modo gradual, devendo chegar a 100% dos estudantes até 2024. 

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novo ensino médio

Segundo o Ministério da Educação, o novo Ensino Médio vai começar a ser implantado de modo gradual a partir de janeiro de 2022, com as turmas da 1º série desse nível de ensino. Em 2023, o modelo deve estar presente nas 1º e 2º séries, devendo estar totalmente implantado em 2024, quando as 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio estarão sob o novo modelos de ensino.


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Entenda o novo Ensino Médio

A grade curricular do Ensino Médio será composta 60% pelos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% pelos conteúdos dos chamados itinerários formativos. São eles:

1. Linguagens e suas tecnologias;

2. Matemática e suas tecnologias;

3. Ciências da natureza e suas tecnologias;

4. Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Assim, alguns conteúdos serão obrigatórios para os alunos, que são os das atuais disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, já os demais serão optativos e o estudante poderá escolher de acordo com o próprio interesse.

 

O novo Ensino Médio vai excluir algumas matérias?

O novo Ensino Médio tem como característica principal a flexibilização das disciplinas cursadas pelo estudante, não a inclusão ou a exclusão de qualquer disciplina. Segundo o MEC, "o novo Ensino Médio não retira nenhuma disciplina já prevista na grade desse nível de ensino".

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Ainda de acordo com o Ministério, as disciplinas de Educação Física, Artes, Sociologia e Filosofia, são obrigatórias no Ensino Médio. No entanto, apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática é que são obrigatórias nos três anos do nível de ensino.

A escola precisa oferecer todos os itinerários formativos no Ensino Médio?

Não. Como os itinerários formativos vão demandar tanto o aumento da carga horária quanto a contratação de mais professores, nem todos os colégios do país terão condições de oferecer os quatro itinerários.

No entanto, segundo o MEC, a escola deve oferecer, no mínimo, 2 grandes itinerários diferentes, cada um contendo outros 2 itinerários. Pareceu confuso? Calma que a gente explica!

Os colégios poderão agrupar os itinerários para oferecerem 2 opções aos estudantes. Por exemplo, juntar o de "Linguagens e suas tecnologias" com o de "Ciências humanas e sociais aplicadas" e o de "Matemática e suas tecnologias" com o de "Ciências da natureza e suas tecnologias".

Assim, os estudantes terão a flexibilização em relação aos conteúdos aprendidos e as instituições de ensino conseguirão oferecer os itinerários a partir da estrutura e do apoio que dispõem.

 

Qual é a carga horária do novo Ensino Médio?

A carga horária mínima anual vai passar de 800 horas para 1.000 horas. Isto é, de 4 horas para 5 horas diárias. 

E o Enem, vai mudar com o novo Ensino Médio?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser adaptado de modo gradual aos conteúdos do novo Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação, "a Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do ENEM. O MEC compreende que o ENEM deverá se adequar à BNCC, portanto a mudança será gradual e só deverá ocorrer a partir de 2020."

Em junho deste ano, o MEC baixou uma portaria no Diário Oficial que contém o cronograma de implementação do novo Ensino Médio e a reformulação gradual do Enem. Segundo o documento, o Enem deve estar integralmente alinhado com as diretrizes curriculares do novo Ensino Médio em 2024, quando a implementação do novo modelo deve estar finalizada.

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De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, o Enem deve ser realizado em duas etapas, a partir de 2024. No primeiro dia, os candidatos fariam as provas gerais, que cobram os conteúdos da BNCC, uma espécie de eixo comum. Já no segundo dia do Enem seriam aplicadas as provas específicas, relacionadas com a área vinculada ao curso superior que o candidato pretende ingressar. 

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